Bunker de ditador líbio já foi atacado anteriormente; não há registro de vítimas
Mohammed Salem/08.05.2011/Reuters
fonte:http://noticias.r7.com/internacional/noticias/otan-bombardeia-novamente-complexo-residencial-de-gaddafi-20110510.html
Mohammed Salem/08.05.2011/Reuters
A ofensiva internacional coordenada pela Otan (aliança militar do Ocidente) contra o líbio Muammar Gaddafi voltou a atacar o complexo do ditador. Segundo o jornal espanhol El País, foram relatadas cinco explosões na madrugada desta terça-feira (10) por testemunhas na capital Trípoli.
Esta não é a primeira vez que o bunker pessoal de Gaddafi é alvo de bombardeios. No dia 25 de abril um ataque aéreo da Otan destruiu um dos edifícios do complexo de Bab el Azizia, o que o regime considerou um atentado contra a vida do líder.
De acordo com o El País, logo após o ataque à sede do Alto Comissário para as crianças líbias um ônibus do governo se apressou para levar jornalistas internacionais ao bairro de Dahmani para ver os estragos.
Os regime diz que o ataque ocorreu durante a noite e que os atacantes fizeram uso de um míssil. Em 100 m e 700 m se localizam duas torres de telecomunicações, mas nenhuma parece ter sido atingida.
Até agora, não se sabe se ofensiva causou vítimas, mas os danos à estrutura do edifício são notáveis, relata o jornal espanhol.
Nesta segunda-feira (9), aviões da Otan bombardearam depósitos de armas do governo líbio na cidade de Zintan, em um sinal da ampliação do conflito na região dos Montes Ocidentais, enquanto rebeldes lutam para tirar Muammar Gaddafi do poder.
Os combates que se arrastam desde fevereiro e, segundo o governo de oposição, a situação em boa parte do país é de impasse e a guerra está cada vez mais concentrada na cidade portuária de Misrata. O local é palco de combates intensos nas últimas semanas.
Os conflitos também têm provocado um êxodo em massa de refugiados para os países vizinhos e para a Europa. A imigração já se tornou em uma crise humanitária, como alerta a ONU e ONGs.
O jornal britânico The Guardian destacou neste domingo (8) que a Otan teria deixado morrer de "fome e sede" 61 pessoas quando um de seus porta-aviões ignorou os pedidos de socorro de uma embarcação com refugiados da Líbia no mar Mediterrâneo, apesar de constatar o risco de naufrágio. A aliança militar nega a acusação.
fonte:http://noticias.r7.com/internacional/noticias/otan-bombardeia-novamente-complexo-residencial-de-gaddafi-20110510.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário