JORNAL CIDADE EM FOCO: 23 de mai. de 2011

notícias do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Internet já é o 2º maior canal bancário



O internet banking brasileiro já é o segundo canal de serviços mais utilizado pelos clientes, atrás apenas dos caixas automáticos (31%), respondendo por 23% das operações bancárias efetuadas no Brasil, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Mas essa escalada de importância na vida dos clientes precisa ser acompanhada por uma reformulação tanto na forma de manuseio dos serviços quanto na linguagem empregada nos sites, afirma Fabiana Yazbek, especialista em usabilidade e arquitetura da informação da Lumens Consultoria.

"Em vez de ter uma infinidade de serviços que ninguém sabe como usar, o site de banco ideal deveria oferecer satisfatoriamente o básico, que é uma visão global da conta corrente e dos investimentos, como saldo, últimas operações e agendamento de pagamentos", diz Yazbek.

Outra problema, na avaliação de Yazbek, é a comunicação. "Os menus dos sites bancários estão presos à linguagem mercadológica, o que dificulta a navegação", afirma. "Parece uma sopa de letrinhas."

Para ela, o internet banking tem de incorporar a seus serviços o agendamento de compromissos futuros que o cliente tenha com a instituição, como a renovação do seguro do automóvel ou da casa. "Atualmente, nenhum banco está fazendo isso direito, seja pela falta de dados de todos os serviços que o cliente utiliza na instituição, seja pela falta de sinergia entre as áreas", diz.

Do ponto de vista do design, o internet banking brasileiro vai contra a intuitividade dos usuários, priorizando a lógica dos projetistas de informática, diz Luís Cláudio Portugal, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

"As categorias de serviços não seguem uma hierarquia de informações e ainda existe o problema de você realizar uma longa operação e apenas ao término dela descobrir que não pode ser concluída naquele horário", afirma Portugal.

SEGURANÇA
Segundo Wanderson Castilho, especialista em crimes eletrônicos da consultoria E-Net Security, a maioria das vítimas de fraudes virtuais no internet banking são usuários novos de informática, que acabam cedendo espontaneamente suas informações bancárias.

"Os bancos precisam criar um canal direto para esclarecer os clientes sobre os perigos de preencher formulários maliciosos e atualizar esse banco de dados com os novos tipos de golpe", afirma.

"Todo dia os bandidos inventam novas formas de roubar e os bancos têm de enfrentá-los informando seus clientes sobre como se prevenir", completa Castilho.

Marcelo Laus, especialista em segurança da Data Security, recomenda que se evite o uso de computadores compartilhados, como os de hotéis ou de salas de aula. "O usuário também deve manter seu PC protegido, com o sistema operacional e antivírus atualizados", diz.

FELIPE VANINI BRUNING 



Colaboração


Gumercindo Muni Advogados
Leitor do Jornal Cidade em Foco em São Paulo e no Rio de Janeiro

Prefeitura flagra táxis irregulares atuando no entorno do Engenhão

Quem optar por transporte nesta segunda deve exigir que taxímetro esteja ligado
inco táxis foram lacrados neste domingo (22) por fiscais da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) do Rio de Janeiro durante operações no entorno do estádio do Engenhão, no Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro, antes, durante e depois do show do Paul McCartney. Os veículos apresentavam irregularidades na documentação. No total, 27 táxis foram fiscalizados. Além de observar as características do carro, a Prefeitura do Rio reforça o alerta aos passageiros de que é preciso ficar atento aos valores cobrados pelo taxista.

Os cidadãos que optarem pelo táxi como modalidade de transporte nos deslocamentos de ida e volta para o show do cantor nesta segunda-feira (23) têm o direito de exigir que as corridas sejam feitas com o taxímetro ligado. 



A secretaria ressalta que, em caso de cobranças abusivas, o cidadão deve procurar um agente de trânsito ou um fiscal da SMTR presente no local e denunciar.

Características do táxi convencional 
Táxis convencionais credenciados junto à SMTR para transportar passageiros possuem placa vermelha, letreiro luminoso na parte superior do veículo, todos são pintados na cor amarelo Java, bem como apresentam uma faixa azul escura nas laterais, e possuem taxímetro com lacre do Instituto de Pesos e Medidas.

Denúncias 
Vinte taxistas tiveram suas permissões cassadas pela prefeitura, recentemente, em função de cobranças de valores abusivos sem a utilização do taxímetro e a SMTR ressalta que a colaboração da população é importante para que maus taxistas não encontrem espaço para exercerem práticas ilegais.

O motorista que for flagrado pela fiscalização municipal cometendo esta infração sofrerá a mesma penalidade.

Serviço 
Central de Tele Atendimento da Prefeitura do Rio de Janeiro: 1746.

A secretaria ressalta que é fundamental que, no momento do registro da denúncia, o usuário se identifique e forneça o máximo de informações, tais como: local, data e horário da ocorrência; nome e número de registro do condutor; e placa do veículo.



fonte: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/prefeitura-flagra-taxis-irregulares-atuando-no-entorno-do-engenhao-20110523.html

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"