JORNAL CIDADE EM FOCO: 16 de mai. de 2011

notícias do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Brasil - Brasília ganha museu virtual com tour por pontos turísticos da capital

fonte de imagem: http://www.achabrasilia.com


Única cidade moderna reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Brasília ganha nesta segunda-feira mais uma ferramenta de divulgação de seus atrativos arquitetônicos, naturais e históricos na internet. 

A novidade do Museu Virtual de Brasília em relação a outros sites é, segundo seus criadores, empregar conceitos da museologia e do turismo para contribuir com a educação patrimonial ao mesmo tempo em que promove a cidade, estimulando entre os que não conhecem a capital federal o desejo de visitá-la.

Entre os vários documentos históricos reproduzidos, há, por exemplo, a defesa que Lúcio Costa fez do seu projeto com a comissão julgadora dos 26 projetos que concorreram ao concurso nacional do Plano Piloto para a nova capital do Brasil em março de 1957.

Apresentando Brasília como uma galeria a céu aberto por conta do projeto urbanístico de Lúcio Costa, das construções projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, da proposta paisagística de Burle Marx e da proximidade com o poder político, o museu virtual registra um pouco dos 51 anos de história do Distrito Federal.

Além de informações sobre a cidade, arte, cultura e turismo, uma série de vídeos registra o depoimento de alguns dos chamados "candangos", os primeiros migrantes a se mudar para o Planalto Central e a ajudar a construir a cidade. Também é possível fazer um tour virtual por conhecidos pontos turísticos da capital, como o Congresso Nacional, a Catedral e o Lago Paranoá visto a partir da Ponte JK

O site já está disponível e pode ser acessado no endereço www.museuvirtualbrasilia.org.br, mas seus criadores deixam claro que o projeto ainda está em construção. O lançamento é parte das comemorações da 9ª Semana Nacional de Museus, que teve início nesta segunda-feira e segue até o próximo dia 22, com uma extensa programação em todo o país.

O projeto foi desenvolvido pela equipe do Instituto Viva Capital, em parceria com a Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília (UnB) e com o Arquivo Público do Distrito Federal, que cedeu grande parte do material magnético. Além disso, contou com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/05/16/brasilia-ganha-museu-virtual-com-tour-por-pontos-turisticos-da-capital-924470143.asp#ixzz1MZMWAmtp 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

fonte: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/05/16/brasilia-ganha-museu-virtual-com-tour-por-pontos-turisticos-da-capital-924470143.asp

São Paulo tem recorde de frio do ano na manhã desta segunda-feira


São Paulo tem recorde de frio nesta segunda-feira.
Uma massa de ar frio que tomou conta de boa parte do Centro-Sul do Brasil derrubou as temperaturas em São Paulo. Na manhã desta segunda-feira (16), os termômetros da estação do mirante de Santana, na zona norte, marcaram mínima de 12,5ºC, registrando a madrugada mais fria do ano e a menor temperatura desde o dia 21 de outubro de 2010, quando a mínima foi de 12°C. Mais cedo o Inmet já havia apontado que o frio tinha sido intenso, quando a estação automática marcou 12,7°C, igual ao recorde de frio que tinha sido registrado no dia 4 deste mês. 
As estações automáticas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), no entanto, registraram temperaturas ainda menores na região do Tremembé, com 11,4ºC, e na região do Parelheiros, com 12,3ºC.  
De acordo com os meteorologistas da Somar, as áreas de instabilidade que provocaram chuvas neste domingo já perderam força e a previsão para esta segunda-feira é de apenas garoa na capital.
O sol aparece em alguns momentos, mas a nebulosidade e os ventos mantém as temperaturas baixas ao longo do dia, com máxima prevista de apenas 21°C. Nos próximos dias o sol predomina na Grande São Paulo, mas as temperaturas continuam baixas, com mínimas de 12°C e máximas entre 20°C e 23°C.

Sudeste

No Sudeste, há risco de pancadas fortes de chuva entre o Vale do Paraíba e o litoral do Rio de Janeiro. Nas demais áreas do Rio, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e boa parte do Espírito Santo ocorrem chuvas leves.
No interior e no oeste de São Paulo e na maior parte de Minas Gerais, o tempo fica seco e com predomínio do sol. Aos poucos, a massa de ar frio também avança pela região. As temperaturas ficam baixas em São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.  
Os meteorologistas alertam para a previsão de mar agitado na costa do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. O mar deve ficar bastante revolto, com ondas chegando a 2,3m de altura e há risco de ressaca. No fim de semana, a ressaca tomou conta de cerca de 90% das praias da orla das zonas sul e oeste do Rio e de Niterói. Duas mulheres e um homem morreram afogados na praia da Joatinga, na zona sul do Rio. 

Sul

A massa de ar frio que atua sobre o Sul do país derrubou as temperaturas durante a madrugada em toda a região. Em Urubici, na serra catarinense, os termômetros marcaram 4,2°C, mas por conta dos ventos a sensação térmica chegou a -11°C.
Pancadas de chuva atingem o nordeste do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina e do Paraná, mas o tempo deve ficar firme na maior parte dos Estados do Sul.

Centro-Oeste

Hoje, o dia também será frio no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no sul do Mato Grosso. Na maior parte do Centro-Oeste, o tempo fica seco e são esperadas apenas pancadas bem isoladas no norte do Mato Grosso.  

Norte-Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical e as ondas de leste provocam pancadas de chuva no Norte e em boa parte da costa do Nordeste. O tempo fica fechado e com chuva ao longo do dia no oeste, centro e norte do Amazonas, em Roraima e no norte do Pará. Há previsão de temporais em Boa Vista, Macapá, Fortaleza, São Luiz e Teresina.
Nessas duas regiões, o calor predomina e as máximas chegam a 36°C no leste do Pará e em Rondônia e aos 29°C na costa nordestina.

Saúde - Rio x King's College London -Inglaterra - Cientistas descobrem ligação entre depressão e cromossomo específico

 fonte de imagens: google

Pela primeira vez, cientistas conseguiram estabelecer uma causa genética para a depressão, limitando a doença a um cromossomo específico. 

A descoberta foi feita por uma equipe internacional de pesquisadores liderados pelo King's College London, na Inglaterra, que estudou 800 famílias onde dois ou mais membros sofreram de depressão severa. Eles descobriram uma clara evidência de que o cromossomo 3p25-26 está fortemente relacionado com o distúrbio.

O ensaio está publicado na Revista Americana de Psiquiatria e foi reportado pelo "Independent".

- Este é um primeiro passo, mas um grande passo - disse o professor Lefkos Middleton, um dos pesquisadores. - A próxima etapa será encontrar o gene ou genes responsáveis, entender seu papel e função e se remédios podem ser usados para corrigir isso.

Gerome Breen, que coordenou o estudo completou:

- Essas descobertas são realmente animadoras, já que é a primeira vez que encontramos um locus genético para a depressão.

É provável que a região do cromossomo identificado tenha contribuído "apenas com uma porcentagem pequena" para o risco de desenvolver a doença. Mas a descoberta é importante porque pode conduzir a novas regiões genéticas que poderiam desvendar os segredos da depressão, que está prevista para se tornar o transtorno a atingir o maior número de pessoas no mundo até 2020.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/05/16/cientistas-descobrem-ligacao-entre-depressao-cromossomo-especifico-924471582.asp#ixzz1MYOQVAyk 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

fonte: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/05/16/cientistas-descobrem-ligacao-entre-depressao-cromossomo-especifico-924471582.asp

Porto Alegre (RS) - Vacinação contra gripe é prorrogada até sexta (20)



A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 266 mil pessoas, entre crianças, idosos e gestantes. Até o fim do prazo inicial, na última sexta (13), 60% das pessoas já haviam sido imunizadas.

Greve dos professores em Duque de Caxias deixa quase 120 mil alunos fora da sala de aula

Mais de 90% das escolas municipais de Duque de Caxias estão sem aulas


A greve dos professores na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, deixa mais de 120 mil alunos fora da sala de aula, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Sepe RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro).

Na sexta-feira (13), mais de 90% das escolas de Duque de Caxias estavam paradas e as que funcionavam mantinham apenas 20% de suas atividades, totalizando 176 colégios e conta ainda com a adesão de 6.000 professores.

A rede estadual, segundo o Sepe RJ, vai entrar em estado de greve no dia 07 de junho, com uma paralisação das atividades escolares por 24 horas. No mesmo dia, às 14h, uma assembleia no salão do clube municipal, na Tijuca, zona norte da capital fluminense, vai dar novo posicionamento ao movimento. 



Na quinta-feira (05), os profissionais de educação da rede municipal do Rio de Janeiro começaram uma greve de advertência de 48 horas (iniciada com conversações no dia 4 de maio), para exigir um reajuste emergencial de 26%, percentual resultante de parte das perdas salariais entre 2009 e 2010, o que vai apenas recompor parte dos prejuízos acumulados ao longo dos últimos dez anos.

- O reajuste emergencial de 26% é apenas para recompor parte das perdas dos últimos dez anos. Quando Cabral [governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral] assumiu, ele admitiu que a categoria perdeu 60% nos últimos dez anos. Mesmo assim, ao longo do governo dele, ele concedeu reajustes em duas ocasiões, de 12% e depois mais 4%. Estamos negociando agora para conseguir recuperar todas as perdas.

Nas 1.652 escolas que integram a rede estadual  há 70 mil profissionais e 1,245 milhão de alunos. Atualmente, um professor do Estado iniciante (nível 1) recebe um piso salarial de R$ 610,38; já um professor que trabalha 22 horas semanais, com 10 anos de rede (nível 3), recebe R$ 766,00.

fonte:http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/greve-dos-professores-em-duque-de-caxias-deixa-quase-120-mil-alunos-fora-da-sala-de-aula-20110516.html
Bombeiros foram acionados, mas não encontraram animal.Apesar de estar próximo do asfalto, bicho permaneceu no passeio.
(Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/AE)
Um boi pastava na calçada da Avenida Guido Calói, movimentada via na Zona Sul de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (16). Apesar de estar próximo do asfalto, o animal não chegou a sair da calçada, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Pessoas que passavam pela região acionaram o Corpo de Bombeiros. Uma equipe foi encaminhada até o local, mas não encontrou o bicho.

RIO - Caixa Econômica esclarece erro em bilhetes da Mega-Sena


RIO - A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira que algumas apostas da Mega-Sena emitidas entre o último sábado e esta manhã trazem uma data incorreta para o sorteio do concurso 1.284. Os bilhetes foram impressos informando que o sorteio seria nesta segunda-feira quando, na verdade, acontece na quarta-feira, dia 18.
Apesar do problema, os bilhetes continuam valendo normalmente. O prêmio é de R$ 9 milhões para quem acertar sozinho as seis dezenas.
Leia a nota na íntegra:
"A Caixa Econômica Federal informa que, por motivos operacionais, algumas apostas emitidas entre o último sábado (14) e a manhã de hoje (16) para o concurso 1.284 da Mega-Sena, trazem impressas a data incorreta de 16 de maio de 2011 como o dia do sorteio.
O concurso 1.284 será realizado normalmente em sua data prevista, ou seja, na próxima quarta-feira (18), sendo que os recibos com data incorreta concorrem normalmente.

Xuxa confunde penas com pênis na TV argentina

Brasileira se atrapalha com espanhol e fica constrangida no programa de Susana Giménez
Reprodução/Telefe  Xuxa Conta para Susana Giménes que gosta de dormir com "penas de ganso"

A passagem de Xuxa Meneghel pela atração da argentina Susana Giménez – uma espécie de Susana Vieira portenha – virou motivo de piada no país vizinho. 

A entrevista de Xuxa entrou até para oToP 5 do CQC argentino, que foi ao ar na noite deste domingo (15). 

Tudo porque Xuxa foi fundo no portunhol e disse que dormia com “penes de ganso”, quando queria dizer, na verdade, que dormia com edredom de penas de ganso. 

O problema é que “penes” em espanhol significa pênis, o que deixou Susana Giménez impressionada com a revelação espontânea, feita ao vivo, no horário nobre da emissora Telefe, na última quinta-feira (12). 

Ao falar sobre como dormia, Xuxa contou que coloca o ar condicionado de seu quarto em nove graus. Impressionada, Susana perguntou se este não era o motivo de Xuxa estar resfriada, já que ela apresentava forte coriza durante a conversa. A brasileira disse que não era por isso e fez a grande revelação: que dormia com edredom “com penes de ganso”. 

Chocada, pensando que ela dormia com "pênis de ganso", na tradução literal, Susana questionou a colega. 

- Penes de ganso? No! No sería Pluma? [Pênis de ganso? Não! Não seria pluma?]

Xuxa, nervosa, perguntou o que era “penes” em espanhol. Susana primeiro falou que era melhor deixar para lá. Mas logo resolveu colocar a situação em pratos limpos. 

Solícita, explicou a Xuxa que o significado da palavra era “pitulin” [pintinho, em espanhol], fazendo uma gesticulação que deixou bem claro do que se tratava. Envergonhada, Xuxa colocou a mão na boca e ficou desconcertada. 

Xuxa não aparecia no programa da colega argentina havia dez anos. 

Muito querida pelos portenhos, já que teve programa por lá no começo dos anos 1990, ela foi recebida com histeria, incluindo da própria Susana, uma das maiores estrelas da televisão portenha. 

Além de contar como dorme, Xuxa dedicou boa parte da conversa para falar da filha, Sasha, mostrando-se orgulhosa do desenvolvimento físico da rebenta. 

- Sasha está com 1,66 [m de altura] e já calça quase 40. 

Xuxa ainda revelou que comprou um apartamento ao lado da escola da filha, só para que ela almoçasse, que Sasha não gosta qu eo chofer use uniforme - o que fez Susana classificar a menina de "humilde" - e que esperava reconciliar com Ayrton Senna quando ele morreu e que não pretende arrumar outro homem nunca mais.

Xuxa ainda contou que quer voltar a fazer shows na Argentina, o que deve ocorrer nos meses de julho ou agosto deste ano.

Xuxa cantou a versão em espanhol de Ilariê para o público argentino - Foto: Reprodução/Telefe

Secretário de Transportes acompanha primeiro dia útil da nova integração


Conexão de ônibus municipais com trens via Bilhete Único Carioca (BUC) deve representar economia mensal de R$844,80


Rio - O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, acompanhou, nesta segunda-feira, o primeiro dia útil da ampliação do alcance do Bilhete Único Carioca. Sansão testou a integração entre ônibus das linhas municipais e os trens urbanos da Supervia na estação Central do Brasil, no Centro. Ele seguiu de trem até São Cristóvão, onde pegou um ônibus para a Zona Sul.
Alexandre Sansão testou a integração entre ônibus das linhas municipais e os trens urbanos da Supervia | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
O secretário falou sobre a polêmica do prazo para que a integração seja realizada. Segundo ele, o período de duas horas atende a quase todo mundo. "A Prefeitura está atenta e não foi descartada a hipótese de alterar o tempo, caso necessário, mas por enquanto o prazo é este". Sansão falou que ainda não tem previsão para uma possível integração com barcas ou metrô.

Benefício
Segundo cálculos da Prefeitura, com o desconto oferecido pelo BUC, o total de pessoas que já fazem conexão com coletivos através dos cartões da SuperVia — serviço restrito a algumas estações — deve saltar de 14 mil para 40 mil. A economia anual para quem usar o cartão todo dia é de R$ 844,80.

A possibilidade de poupar tempo e dinheiro animou a atendente de lanchonete Sônia Cristina Freire, 42 anos, que comprará seu BUC. Ela mora no Jacaré e gasta duas horas em dois ônibus para chegar ao trabalho, no Humaitá. “Vou poder sair de casa mais tarde”, comemorou.

Hoje, somadas, as passagens de trem e ônibus sem ar condicionado no Rio custam R$ 5,30. Com o BUC, o usuário pagará R$ 3,70 se o intervalo entre os dois embarques não ultrapassar duas horas. O benefício só vale para ônibus sem refrigeração. A novidade vale para embarques nas cidade do Rio de Janeiro. Quem usa trem e ônibus em trajetos intermunicipais já tem desconto através do Bilhete Único Intermunicipal.

ATIVAÇÃO EM ESTAÇÃO DE TREM

Quem tem o Bilhete Único Intermunicipal pode usá-lo como Bilhete Único Carioca automaticamente, e vice-versa. Passageiros têm que ficar atentos: no primeiro dia em que usar o BUC, é necessário ativar a nova integração numa estação ferroviária. Após a ativação, nos trajetos seguintes tanto faz embarcar primeiro no trem ou no ônibus.

COMO E ONDE COMPRAR SEU CARTÃO


Cartão intermunicipal vale para trajetos no Rio
Quem gasta diversas passagens por dia, em trajeto que mescla trechos no município do Rio e outros intermunicipais, pode acumular descontos nas passagens. O passageiro pode aproveitar o benefício do Bilhete Único Intermunicipal (duas passagens por R$ 4,40) e emendar em outra integração dentro do município do Rio.

É o caso de Adovam Albuquerque, 29 anos, morador de Manguinhos e operador de caixa em um supermercado de São João de Meriti. Ele gasta oito passagens para ir e voltar do trabalho diariamente.  Sem os bilhetes únicos, seu orçamento com transportes chegaria a R$ 479,60 por mês. “É quase o meu salário”, conta. Usuário do Bilhete Único Intermunicipal, ele passará a usá-lo agora no trajeto trem-ônibus dentro do Rio. Sua economia mensal será de R$ 123,20. “Ficarei mais tranquilo sabendo que vou economizar muito no fim do mês”.

AQUISIÇÃO
O Bilhete Único Carioca pode ser adquirido com pré-carga de R$ 55. Após vinculá-lo ao CPF o usuário, é liberado para uso em 48 horas. Disponível nas Lojas RioCard, nas agências credenciadas do Itaú e postos de cadastramento. Pela Internet(www.cartaoriocard.com.br), pode-se comprar um pós-carregado a partir de R$ 5.

RECARGA
Os dois tipos de cartão podem ser recarregados pela rede RioCard, com recarga entre R$ 10 e R$ 300. A recarga é feita nas lojas RioCard, no site e bancas de jornal credenciadas. A recarga é ativada no toque do validador do ônibus ou trem.

ONDE COMPRAR
Quem prefere ir a um posto para fazer o seu deve ir aos seguintes locais:
Shopping Bangu: Rua Fonseca, 240, 2° piso. De segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábado, das 9h às 13h;
Barra da Tijuca (Terminal Alvorada): de segunda a sexta, das 9h às 19h;
Central: de segunda a sexta, das 9h às 19h;
Centro: R. da Assembleia 10, subsolo, loja C. De segunda a sexta, das 8h às 18h;
Ilha do Governador: Rua Orcada 435. De Segunda a sexta, das 9h às 18h;
Madureira: Praça Armando Cruz s/nº. De segunda a sexta, das 8h às 18h

TELEFONE

Mais informações no telefone 2127-4000

Grupo de hackers usa dados do governo para cobrar transparência

Voluntários buscam novas formas de fazer política



Enquanto o governo federal promovia um seminário sobre formas de abrir seus dados ao público, na última semana, um grupo de hackers passava da teoria à prática e usava a internet para ampliar o controle dos cidadãos sobre o Estado. Congregados na organização Transparência Hacker, cerca de 20 especialistas - todos voluntários - participaram de uma "maratona" de programação paralela ao seminário Dados Abertos para a Democracia Digital, evento internacional realizado entre quarta (11) e sexta-feira (13), em Brasília.
Do esforço conjunto saíram iniciativas para facilitar a compreensão e o acompanhamento da tramitação de projetos no Congresso e para expor as relações entre empresas e políticos, entre outras. Daniela Silva é uma das coordenadoras da entidade, à qual cerca de 500 pessoas estão ligadas.
- Somos ativistas pela transparência, pelos dados abertos e por novas formas de fazer política.
Um dos sites que o grupo criou nos últimos dias é o "Otoridades - Você sabe com quem está falando?", um veículo para denúncias de abuso de autoridade.
Diego Casaes, também militante da organização, enumerou outros projetos em fase de implementação, como o Cheque URL. Trata-se de um sistema no qual podem ser inseridos os links de notícias sobre as 700 maiores empresas do Brasil e verificar para quem elas fizeram doações em campanhas eleitorais.

Segundo trecho da Linha 5-Lilás do Metrô de SP não saiu do papel


Só o primeiro trecho foi entregue, em 2002.
Estação Adolfo Pinheiro tem previsão de entrega para 2013.


Do G1 SP

As obras do segundo trecho da Linha 5-Lilás, do Metrô de São Paulo, estão paradas. O primeiro trecho foi entregue em 2002. Hoje, ela opera com seis estações do Capão Redondo ao Largo Treze, na Zona Sul, com integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM. A previsão é que a linha atenda 640 mil pessoas por dia.
São 8,4 km de vias e a estimativa é que tenha mais 11,4 km e agregue mais 11 estações - Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin.
A previsão de conclusão é 2014, mas os contratos que tratam do restante da expansão da linha estão suspensos pelo Metrô até decisão do processo administrativo da companhia. Em outubro do ano passado, reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" antecipou o resultado da licitação. Para provar que era um jogo com cartas, o jornal divulgou um vídeo com o resultado gravado seis meses antes do anúncio.
Em nota ao próprio jornal, o Metrô e a Secretaria de Transportes disseram que desconheciam qualquer acerto entre as empreiteiras. Na época, o governador paulista Alberto Goldman determinou a suspensão das obras que começariam em novembro. O prazo de quatro meses para concluir as investigações já passou e foi prorrogado.
Pelo projeto, a Linha Lilás vai chegar à Chácara Klabin, com integração com as linhas 2-Verde e 1-Azul, na estação Santa Cruz. A Estação Adolfo Pinheiro é a única que está em obras. A previsão de entrega é 2013. Nas outras estações, o projeto ainda está no papel.
No total 350 móveis vão ser desapropriados para a expansão da Linha 5. Alguns estão no trecho da Avenida Ibirapuera, na Zona Sul, onde vai ser construída a Estação Moema. A área está toda murada, mas por enquanto não há nenhum sinal de obra.

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"