JORNAL CIDADE EM FOCO: 24 de nov. de 2012

notícias do Brasil e do Mundo

sábado, 24 de novembro de 2012

SP - Guarda Civil Metropolitana recebe capacitação em inglês e espanhol para Copa do Mundo


Mais dois mil GCMs serão capacitados. Esta primeira turma fez parte de um projeto-piloto.

Quarenta e três agentes da Guarda Civil Metropolitana receberam, na manhã desta sexta-feira (23/11), no auditório das Faculdades Cantareira, os certificados de conclusão dos cursos de capacitação em língua estrangeira, sendo 24 em espanhol e 19 em inglês.

Resultado de uma parceria entre o Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) da Guarda Civil Metropolitana, a São Paulo Turismo (SPTuris) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac), os cursos tiveram o objetivo de preparar os GCMs para o atendimento aos milhares de turistas que todos os anos visitam a capital paulista, principalmente a negócios, lazer, estudos ou mesmo os que buscam tratamentos médicos especializados. Essa preparação visa também os grandes eventos esportivos internacionais que serão realizados nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.

O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega comentou a importância de ser dada continuidade aos programas de capacitação da Guarda Civil Metropolitana, inclusive com aprimoramento na formação em diferentes idiomas.

O Coordenador do Centro de Formação em Segurança Urbana, Flávio Rosa, destacou, durante a solenidade, que “preparar os GCMs para receberem bem os turistas que virão para os grandes eventos internacionais da cidade pode criar uma importante empatia dos visitantes com a cidade e fazer com que eles queiram voltar mais vezes”.

O Diretor de Ações Estratégicas da SPTuris, Luiz Sales, também presente à diplomação, ressaltou que “uma cidade com vocação turística tão marcante quanto São Paulo precisa ter agentes cada vez mais preparados para atender as pessoas que aqui chegam; esse foi o principal objetivo da atual iniciativa”.

A primeira turma que acaba de se diplomar contou com uma carga horária de 60 horas/aula. Para as próximas turmas serão treinados dois mil GCMs, sendo mil em inglês e outros mil em espanhol -, a carga horária passará a ser de 120 horas/aula. Segundo o gerente de Desenvolvimento de Idiomas e Linguagem do SENAC, Bráulio Alexandre Rúbio, “o curso foi desenvolvido especificamente para as necessidades da corporação, com ênfase na indicação de pontos turísticos, de transporte ou relacionadas à segurança”.

Curso de Mandarim

Teve inicio no mês de outubro, o Curso de Língua Chinesa – Mandarim, para 80 Guardas Civis Metropolitanos. A iniciativa é pioneira no serviço público. A duração do curso será de 3 semestres, divididos em 3 módulos com 100 horas/aula cada um. A realização é fruto de parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana e a Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), através do Instituto Confúcio, presente em quatro Continentes com mais de 300 Unidades.


Imagens: O crédito da foto é de Guty / SMSU.

Foto 1 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1353688434.11
Foto 2 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1353688818.11
Foto 3 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1353688889.11
Foto 4 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1353688972.11
Foto 5 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/23_1353689044.11
Foto 6 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/foto_1353696968.jpg

Nota da Redação:
Parabéns aos novos formandos da Guarda Civil Metropolitana.
Parabéns à toda Coorporação.
Esperamos que esta iniciativa seja empregada em todos os setores públicos e que não só os funcionários públicos tenham acesso à este aprendizado, mas que, o nosso governo abra portas para qualificação também de toda a população envolvida neste projeto.

Rosângela Matos

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"