JORNAL CIDADE EM FOCO AZ: 20/01/2011

notícias do Brasil e do Mundo

DRTV - RADIO ON LINE AO VIVO

Para pedir sua musica no xat ao vivo acesse: DRTV - RADIO ONLINE - Direção e Apresentação: Dj Dirceu e Rosangela Matos - Jornalista MTB 54903/SP
Um oferecimento de Revista Champagne News
Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Voluntários de enfermagem trabalham na prevenção contra doenças após tragédia das chuvas

Cerca de 50 recém-formados e alunos farão as visitas domiciliares e nos abrigos
Gabriela Pacheco, do R7, em Petrópolis | 20/01/2011 às 20h39

Das 8h às 12h, Bianca Fois, de 23 anos, e Leandro Barbosa, de 24 anos, recém-formados em enfermagem, fazem parte da equipe do Posto de Saúde da Família em Madame Machado, que realiza, pelo menos até o fim do mês, visitas domiciliares para verificar a saúde dos moradores que sobreviveram a chuva de quarta-feira (12), em Itaipava, distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Ao todo, são aproximadamente 50 voluntários recém-formados e estudantes de enfermagem da Fase (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) e 25 agentes comunitários, orientados pela SMS (Secretária Municipal de Saúde). Leandro explica que a vontade de ajudar é grande.

- A organização veio da Fase, mas todos tem a vontade de querer ajudar. Nos reunimos para delimitar como seria a melhor maneira de agir. Vamos levar, por exemplo, soro de hidratação e cloreto de sódio para a limpeza da água.

De acordo com o supervisor técnico e gerencial do departamento de atenção básica da SMS, Oswaldo Filho, após o sétimo dia começam a surgir os sintomas das doenças de transmissão hídrica, como hepatite A e leptospirose.

- A leptospirose é uma doença transmitida por uma bactéria liberada na urina do rato. Ela fica alojada na lama, e é um risco principalmente para as pessoas com feridas, que servem de porta de entrada. Pode deixar a pessoa em estado grave, com paralisação da função renal.

Devido à proporção da doença, o objetivo das visitas domiciliares, segundo o supervisor, também é perceber se alguém apresenta os sintomas de dor de cabeça, vomito e dor no corpo. No entanto, confirmar um caso de leptospirose nem sempre é fácil.

O casal Dílson da Silva Campos, de 57 anos, e Valcilene Mendes Campos, de 52, por exemplo, foi uma preocupação para os profissionais. Eles estão há sete dias limpando a casa deles e na quarta-feira (19) Valcilene teve febre e dor no corpo, que poderia ser tanto da limpeza quanto da doença. Para serem avaliados mais profundamente, eles foram encaminhados ao Hospital de Campanha da Aeronáutica.

Depois da constatação de que a mulher teve apenas uma infecção na garganta, a preocupação de Dílson passou a ser a filha mais nova, Lavínia, de 8 anos.

- Ela tem rinite aguda e agora vem toda essa poeirada. Graças a Deus, por enquanto, ela esta aguentando.

A enfermeira do posto, Gisele dos Santos, explica que os moradores de Madame Machado já passaram por essa situação de desastre provocado pelas chuvas. Algumas famílias que estavam se reestruturando, perderam tudo novamente.

- Em 2008, houve mortes no bairro, mas ele foi menos destruído. Dessa vez, mais casas estão interditadas e bens materiais perdidos. Com essa experiência, alguns moradores já estão vacinados contra tétano e sabem o que fazer para a higienização. O problema é que muitas pessoas estão vindo de outros bairros. Normalmente já atendemos cerca de 6.500 pessoas. Agora ainda temos mais os desabrigados de outros bairros.

A experiência de 2008 também dá a certeza à enfermeira Gisele que o apoio psicológico dos sobreviventes não é necessário apenas por esses dias.

- Só quando baixa a poeira, que aflora mais o desespero. Quando conseguem se organizar melhor e entrar em uma rotina, é possível ver com mais clareza neles as consequências do desastre na saúde mental.

Durante a reunião da equipe antes das visitas nesta quinta-feira, o supervisor Oswaldo Filho lembrou a todos que ao entrar na casa dos moradores é preciso também saber ouvir e em vez de dar somente orientações.

- Vamos botar o pé na lama e levar conforto aos sobreviventes.

O trabalho dos profissionais do posto da comunidade também tem sido de elo com outros braços do poder público, como pedir ajuda para a retirada de lama, e relatar as necessidades de doações.

Além de Madame Machado, as equipes de enfermagem da Fase também estão em Benfica, Lajinha, 1º de Maio, Boa Esperança e Vale do Cuiabá. Voluntários de nutrição também estão montado opções de cardápios para os abrigos, preocupados com a alimentação de pessoas hipertensas, diabéticas, crianças e grávidas.
Tragédia das chuvas
O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro na terça (11) deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana.

As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto foram as mais afetadas. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. Equipes de resgate ainda enfrentam dificuldades para chegar a alguns locais.
Na sexta-feira (14), a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência às vítimas. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.
Empresas públicas e privadas, além de ONGs (Organizações Não Governamentais) e voluntários, também estão ajudando e recebem doações.

Os corpos identificados e liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) são enterrados em covas improvisadas. Hospitais continuam com muitos feridos. Médicos apelam por doação de sangue e remédios. Os próximos dias prometem ser de muito trabalho e expectativa pelo resgate de mais sobreviventes e localização de corpos.
Em visita à região de Itaipava, em Petrópolis, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que ricos e pobres ocupavam irregularmente áreas de risco e que o ambiente foi prejudicado.
- Está provado que houve ocupação irregular, tanto de baixa quanto de alta renda. Está provado, também, que houve dano da natureza. Isso não tem a ver com pobre ou rico.

Hospital confirma transferência de Shaolin para SP

publicado em 20/01/2011 às 13h03:
Declaração foi feita pela direção do Hospital Antonio Targino, na Paraíba


O humorista Shaolin vai ser transferido na tarde desta quinta-feira (20) para o Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. A confirmação foi feita pela direção do Hospital Antonio Targino, de Campina Grande (PB), onde o artista permanecia internado até as 13h. A unidade paulista não se pronunciou.
De acordo com o último boletim do hospital paraibano divulgado às 8h15 (7h15 local), ele foi submetido a mais uma tomografia nesta manhã. O quadro de saúde era estável, mas continuava grave.
O humorista, cujo nome verdadeiro é Francisco Jozenilton Veloso, tem 39 anos e sofreu um grave acidente, na noite da terça-feira (18), quando dirigia na BR-230, em Campina Grande. Nesta quinta ele permanecia em coma induzido.

São Paulo: Delegado suspeito de agredir cadeirante no interior de SP é afastado do cargo

Nilton Cardin/AE
Anatole Morandini acusa o delegado de ter dado coronhadas em sua cabeça, olho e boca.



O delegado titular do 6º Distrito Policial de São José dos Campos, Damasio Marino, foi afastado do cargo nesta quinta-feira (20) por determinação do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto. Ele é suspeito de ter agredido um advogado paraplégico na tarde da última segunda-feira (17).

Em nota, a secretaria afirmou que a Corregedoria da Polícia Civil instaurou Procedimento Administrativo para apurar a responsabilidade do delegado na agressão.

Procurado pela reportagem do R7, o advogado de defesa de Marino, Luiz Antonio Lourenço da Silva, disse não ter conhecimento sobre a decisão da secretaria e afirmou que trata-se de uma medida "para poupá-lo de exposição e não punitiva".

A briga entre o delegado e o advogado foi motivada por uma vaga de estacionamento especial para deficientes físicos.

O irmão do advogado Anatole Magalhães Macedo Morandini, Fúlvio, contou que, por volta das 17h de segunda-feira, Anatole tentava parar seu carro em uma vaga próxima a um cartório no centro da cidade. Porém, a vaga destinada a deficientes físicos estava ocupada. O advogado parou o carro mais longe e quando estava próximo ao cartório viu que o homem que utilizou a vaga não era portador de deficiência física.

Segundo Fúlvio, seu irmão questionou o delegado Damásio Marino, que trabalha no 6º Distrito Policial de São José dos Campos. Os dois discutiram e o delegado teria insultado Anatole.

- Meu irmão se sentiu desrespeitado e cuspiu no vidro do carro dele.

O delegado teria então descido novamente do carro, e com uma arma na mão, dado coronhadas na cabeça, olho e boca do advogado.

O delegado foi identificado, pois uma pessoa que testemunhou a briga anotou a placa do carro dele, informou o irmão do advogado. Ainda na segunda-feira, Anatole registrou um boletim de ocorrência, por lesão corporal, e fez exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal).



fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/delegado-suspeito-de-agredir-cadeirante-no-interior-de-sp-e-afastado-do-cargo-20110120.html

BR 116 - TODO CUIDADO É POUCO

DIA 25/01/2011 FESTA DA REVISTA SEXY

QUADRA DA ESCOLA DE SAMBA  ÁGUIA DE OURO   
Rua Sérigo Tomas 622- Barra Funda em São Paulo   
http://www.grestommaior.com.br

ESCOLA DE SAMBA ÀGUIA DE OURO/SP - COMEMORA ANIVERSARIO DE TANIA OLIVEIRA DIA 22/01/2011

Estudante de 14 anos cria game para iPhone que vira campeão de downloads



O estudante norte-americano Robert Nay, de 14 anos, criou um game para iPhone que em apenas uma semana se tornou o jogo gratuito mais baixado da loja de aplicativos da Apple, desbancando o popular Angry Birds. O game, chamado Bubble Ball, é simples, mas apesar disso já foi baixado por mais de dois milhões de usuários. Nay já havia desenvolvido seu primeiro site na terceira série do ensino fundamental e conta que foi incentivado por um amigo a criar o jogo. O adolescente abriu uma empresa para lançar o produto, a Nay Games.

FONTE:http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI203560-17180,00.html

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"