JORNAL CIDADE EM FOCO: 6 de jul. de 2011

notícias do Brasil e do Mundo

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Operação no Aeroporto Tom Jobim, no Rio, termina com seis presos


Ação visava fiscalizar as condições dos restaurantes nos terminais 1 e 2. 
Foram apreendidos mais de 300 kg de alimentos com validade vencida.



A polícia prendeu seis pessoas durante uma operação nesta quarta-feira (6), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Em nota oficial, a Polícia Civil informou que a ação visava fiscalizar as condições dos restaurantes nos terminais 1 e 2. No total, oito estabelecimentos foram vistoriados.
A ação, chamada de Operação Galeão, contou com cerca de 20 agentes das delegacias do Consumidor (Decon) e do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ). De acordo com a Polícia Civil, além dos presos, os policiais também apreenderam mais de 300 quilos de alimentos que foram considerados impróprios para o consumo.
Segundo os policiais, em cinco dos oito estabelecimentos fiscalizados, foram encontradas diversas irregularidades, que revelaram a prática do crime contra as relações de consumo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também foi acionada para efetuar a fiscalização sanitária.
A polícia informou que os presos foram autuados pela prática do crime de relação de consumo.
Em maio, agentes da Decon, na segunda parte da operação "Pratos Limpos", fiscalizaram restaurantes em dois shoppings do Leblon, na Zona Sul, e apreenderam cerca de 70 kg de alimentos impróprios para consumo - sem etiquetas de identificação ou fora da validade.

Em março, na primeira etapa da operação, os fiscais interditaram um restaurante oriental num shopping da Zona Sul e autuaram outros nove
estabelecimentos.
fonte G1

Celular é principal causa de distração ao volante, aponta pesquisa


No Rio, 3 em cada 10 admitem usar telefone na direção; pedestres também têm condutas de risco


Clarissa Thomé - O Estado de S. Paulo


RIO - Pesquisa inédita, feita no Rio de Janeiro e em São Paulo para avaliar a distração no trânsito, revela que os moradores das duas capitais adotam práticas de risco - seja como pedestres ou como motoristas. Mas a percepção dos entrevistados é de que os cariocas têm comportamento pior do que os paulistanos - para eles, os pedestres do Rio atravessam mais fora do sinal e da faixa de pedestres, não olham dos dois lados da rua, falam ao celular ou enviam mensagens enquanto cruzam a pista.



Entre os motoristas, 32% dos moradores do Rio confessaram que dirigem e falam ao celular ao mesmo tempo, ante 28% dos paulistas. Apesar de o comportamento de risco aparentemente ser maior no Rio, foi em São Paulo que os motoristas disseram que passaram por situação perigosa ao volante por conta das distrações: 56% contra 40%.
A Alternativa Pesquisa de Mercado ouviu 1.020 pessoas, das quais 54% dirigem, entre 15 e 20 de junho. O trabalho foi encomendado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) e será apresentado amanhã na abertura do 25.º Congresso ORTRA Internacional, quer reunirá 3 mil ortopedistas no Rio de Janeiro.
De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde, 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. No Brasil, em 2010, o Sistema Único de Saúde gastou R$ 185 milhões no atendimento de vítimas.
Dados. Entre os motoristas que enfrentaram alguma situação de risco enquanto dirigiam, 23% estavam falando ao celular ou se distraíram ao tentar atender o aparelho. Esse comportamento é mais comum entre os mais jovens - na faixa etária de 18 a 30 anos, 41% reconhecem que usam o celular e dirigem ao mesmo tempo.
"O sistema cognitivo está focado no dirigir e de repente é obrigado a mudar a atenção e dividi-la com o assunto que está sendo tratado ao telefone. O motorista imediatamente reduz a velocidade, não presta atenção ao trânsito e perde o senso de julgamento de que está em risco", explica o ortopedista Marcos Musafir, um dos organizadores do congresso e consultor em traumatologia da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele cita estudo cognitivo da OMS, que simulou distrações de um motorista, e mostrou que o risco de acidente aumenta em até 400%.
"O celular aparece como o grande problema para os motoristas, tanto entre os que assumem a prática, quanto na percepção da população (84% dos entrevistados citam o uso do celular como as distrações mais observadas). A pesquisa pode balizar campanhas públicas para reduzir o índice de acidentes - como o fabricante de cigarro tem que publicar que aquele produto faz mal para a saúde, o fabricante de cerveja anunciar que não se deve beber e dirigir, a operadora de celular deve colocar alguma alerta sobre o uso do aparelho no trânsito", defende Benitz Calvo, diretor da Alternativa Pesquisa de Mercado.
Pedestres. Não são só motoristas que assumem comportamentos de risco. Quem anda pelas ruas também precisam mudar seus hábitos. As maiores distrações são atravessar fora do sinal, na percepção de 77% dos entrevistados ( no Rio de Janeiro esse índice é de 88%, contra 67% em São Paulo); cruzar a pista fora da faixa, para 74% dos entrevistados e não olhar para os dois lados da rua, segundo 66%.
Os pedestres entrevistados disseram ainda que, enquanto atravessam a rua, conversam com outras pessoas (47%), correm ou fazem zigue-zague entre os carros (46%), falam ao celular (38%). "Ziguezaguear é um comportamento de alto risco, porque pode vir uma motocicleta entre os carros", ressalta Musafir.
A pesquisa demonstra, também, que os pedestres têm grande dificuldade de atravessar no local adequado por falta de sinalização e orientação - 64% dos entrevistados responderam que não encontram as faixas quando precisam. No Rio de Janeiro, a situação é ligeiramente pior do que em São Paulo (67% ante 61%).
Para Musafir, a pesquisa comprova "o óbvio". "O que a gente quer é alertar para o risco do comportamento distraído no trânsito", afirma o ortopedista. A pesquisa demonstra ainda que os entrevistados têm consciência das atitudes de risco e sabem como evitar acidentes - 79% recomendam que motoristas e pedestres não falem ao celular enquanto dirigem ou atravessam a rua; 23% sugerem que o motorista não deve dirigir, caso tenha ingerido bebida alcóolica; para 21% quem está ao volante deve evitar conversas com passageiros. Falta colocar essas dicas em prática.

A Lei Maria da Penha foi citada como exemplo pela ONU. Em sua opinião, essa lei contribuiu para diminuir a violência doméstica no Brasil?

A ONU divulgou nesta quarta-feira (6) um relatório sobre a Lei Maria da Penha, criada no Brasil para defender as mulheres contra a violência doméstica. Segundo a entidade, a lei é uma das pioneiras no mundo na defesa dos direitos das mulheres, fez com que as punições contra casos de violência doméstica fossem rígidas, impedindo a aplicação de penas alternativas.
Você acha que essa lei contribuiu para diminuir a violência doméstica no Brasil? Dê o seu voto.
Sim 
63%
Não 
37%
Total de votos: 16

Créditos do R7.com

FOTO OFICIAL DE ALBERT II E CHARLENE

Após casamento real, palácio de Mônaco mostra a imagem oficial de príncipe Albert II e Charlene no dia da união religiosa.


O palácio real de Mônaco fez uma linda foto oficial para registrar o dia do casamento do príncipe Albert II comCharlene Wittstock, agora Princesa Charlene. O casamento aconteceu em dois dias: o civil em 1º de julho, e o religioso em 2 de julho. A união civil aconteceu em um salão do palácio e depois os noivos deram o beijo na varanda na frente dos súditos. Já no dia seguinte, eles disseram o ‘sim’ no jardim do palácio e seguiram para um cortejo pelas ruas de Mônaco.


fonte: Caras.uol.com.br

Parabéns ao noivos e que a Sabedoria Divina lhes ilumine em todo reinado!
Paz, Harmonia, Cumplicidade, Bondade, Benevolência, Amor ao Próximo e acima de tudo Amor ao Próximo tendo o povo como mais próximo seja a bandeira deste casal. 


Que Deus Os ajude e a nós não desampare...


Rosângela Matos

Sem noção, Chael Sonnen perde a cabeça e chama astros brasileiros do UFC de falsos e vagabundos

AP
Chael Sonnen não luta desde o UFC 117, realizado em agosto de 2010

Não foi desta vez que o folgado Chael Sonnen aproveitou a chance de ficar calado. Sem ter muito o que fazer, já que não luta desde agosto de 2010, o americano segue provocando os atletas brasileiros de maior destaque no UFC. 


Em recente entrevista ao site Five Knuckles, Sonnen comentou sobre o possível duelo contra o carateca Lyoto Machida, especulado para o dia 8 de outubro, no UFC 138, nos EUA, e aproveitou para ameaçar o rival brasileiro.

- Machida levou um dente de Randy Couture para casa, mas para esse dente que ele roubou de Couture, vou levar três dele. Não estou querendo vingar Randy, mas é aquilo que falei, quero lutas fáceis, por isso desejo enfrentar estes vagabundos.

Como o repórter americano não desligou o microfone, o mala sem alça deu continuidade à sua hemorragia verbal, que resultou em ofensas, mais uma vez, para o campeão dos pesos-médios (84 kg) Anderson Silva, que, diga-se de passagem, venceu o fanfarrão no UFC 117.

- Eu deveria ser o campeão. Soquei Anderson Silva 300 vezes e ele é campeão? Em que universo paralelo isso faz de você o vencedor? Sou fã de lutas fáceis, por isso o desafiei, porque ele é uma m.... Seus pés e mãos estão ligados a uma pessoa covarde.

Para chamar ainda mais a atenção, Sonnen também aproveitou a última derrota de Wanderlei Silva, no último fim de semana (2), para tirar onda e, de novo, generalizar seus insultos.

- É engraçado quando Wanderlei diz que ele tem que defender o Brasil, mas quem paga ele é uma empresa americana, ele manda seus filhos para uma escola americana, ou seja, ele perdeu o vínculo com o Brasil. Esses lutadores brasileiros são todos falsos.

Toda esta raiva contida sobre nossos ídolos do MMA são facilmente explicáveis, afinal, Sonnen perdeu quatro das cinco lutas que fez contra brasileiros, e venceu apenas uma, e, ainda por cima, na decisão dos jurados.



fonte: http://esportes.r7.com/mais-esportes/noticias/sem-nocao-chael-sonnen-perde-a-cabeca-e-chama-astros-brasileiros-do-ufc-de-falsos-e-vagabundos-20110706.html?question=0

Fraude na Internet, dois homens são presos em MG


Suspeitos teriam invadido contas bancárias.
Segundo delegada, eles usavam vírus para roubar senhas de emai


Do G1 MG

Dois homens de 25 e 34 anos foram presos, nesta quarta-feira (6), por suspeita de aplicar diversos golpes pela internet, em Ituiutaba, na Região do Triângulo Mineiro. De acordo com a delegada Daniela Diniz, responsável pelo caso, eles teriam aproximadamente três milhões de endereços de emails nacionais e internacionais, que teriam sido adquiridos após invadir computadores de usuários. As prisões fizeram parte da “Operação Chacal”.
Os suspeitos foram investigados durante nove meses. A polícia descobriu que eles criavam vírus e os espalhavam por diversos computadores. Os vírus eram distribuídos por emails. Com o acesso aos computadores, eles teriam utilizado as senhas de agências bancárias para efetuar transações financeiras. Segundo a delegada, a dupla movimentava de R$ 3 mil à R$ 5 mil por dia com o esquema.
De acordo com a polícia, os homens também tinham senhas que permitiam que acessassem dados do site do Ministério da Justiça. Um dos suspeitos, também teria comercializado as informações e códigos de acesso.
A polícia informou que os suspeitos foram encaminhados ao Presídio de Ituiutaba. A pena prevista para o crime de furto qualificado pela fraude é de dois a oito anos de prisão.
fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/07/dois-homens-sao-presos-em-operacao-contra-fraudes-na-internet-em-mg.html

Futebol - Dagoberto continua com futuro incerto

Dagoberto segue sem renovar contratoFoto: Luiz Pires/Vipcomm


Empresário recusa nova proposta de renovação do São Paulo; jogador deve ser negociado com clube europeu em outubro



Apesar de não aceitar a última proposta de renovação do São Paulo, o atacante Dagoberto ficará no Tricolor até o próximo ano. A afirmação foi feita pelo Twitter pelo empresário do atleta, Marcos Malaquias.

“Sobre Dago,,, ele fica no Spfc e mesmo se não renovar seu contrato, ele permanece ate o ano que vem!”, informou.

O agente não é bobo. Dagoberto tem contrato com o São Paulo até abril de 2012. Pela Lei Pelé, seis meses antes, em outubro, o jogador poderá assinar pré-contrato com outra equipe - Malaquias já disse que tem propostas do futebol italiano. E, caso permaneça no Morumbi até o final do seu atual vínculo, o atacante se tornará dono de seus direitos federativos.

Ou seja, se o São Paulo não conseguir vender ou renovar com o atleta até outubro, ele tem grandes chances de mudar de ares e deixar o clube do Morumbi sem um tostão no lucro sobre a venda.

Malaquias rejeitou nesta quarta-feira uma nova proposta do São Paulo. Considera os valores muito abaixo e avisou que não fará contraproposta.


fonte:  http://www.band.com.br/esporte/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/?id=100000442844

Polícia está à procura de mulher que abandonou bebê no lixo em Cuiabá


Bebê recem-nascido foi encontrado morto dentro de sacola de lixo.
Caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.



IML retira corpo de recém-nascida de sacola de lixo em Cuiabá (Foto: Dhiego Maia/G1 MT)

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está à procura da mulher que abandonou um bebê dentro de uma sacola de lixo no início da tarde desta quarta-feira (06) no bairro CPA 3, em Cuiabá. A vítima foi encontrada morta debaixo de uma lixeira por uma moradora do bairro.
De acordo com a delegada que investiga o caso, Sílvia Pauluzi, a vítima é menina e pelas características do material biológico encontrado no local, o bebê teria nascido poucas horas antes de ter sido abandonada em meio ao lixo.
Ao G1, a dona de casa que encontrou a recém-nascida disse que procurava produtos recicláveis na lixeira e percebeu que em uma das sacolas havia um material estranho. Ao abrir, encontrou a menina já sem vida. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou que a menina estava morta.
Moradores do bairro disseram que uma mulher que reside próximo ao local estaria grávida e teria perdido a criança. Ela estaria hospitalizada em uma unidade hospitalar de Cuiabá, com complicações clínicas.
“É prematuro dizer agora o que aconteceu porque precisamos esperar a perícia do corpo”, disse a delegada Sílvia Pauluzi. A perícia vai apontar se a criança já nasceu morta ou se morreu logo após nascer.
fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/07/policia-esta-procura-de-mulher-que-abandonou-bebe-no-lixo-em-cuiaba.html




MP pede que Kassab e Portuguesa paguem multa de R$ 9,8 milhões


Para promotor, terreno do Estádio do Canindé foi cedido irregularmente.
Clube alega fazer contrapartidas. Prefeitura diz não ter sido notificada.



O Ministério Público de São Paulo entrou com uma ação civil pública por improbidade 




administrativa contra o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e a Associação Portuguesa de


 Desportos, mais conhecida como clube Portuguesa. A Promotoria questiona a concessão da 


área pública onde hoje fica parte do Estádio do Canindé, à beira da Marginal Tietê, na Zona 


Norte, alegando que não há contrapartidas para o uso gratuito do espaço por 99 anos.
Para o MP, a Portuguesa deveria, pelo menos, pagar para utilizar o espaço. O vice-presidente


 jurídico do clube, Giusepe Fagotti, nega irregularidades. Em entrevista ao G1 no fim da tarde


 desta quarta-feira (5), ele diz estar “dentro da lei” e tranquilo com relação à ação.
O autor da ação civil pública é o promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo José Carlos de Freitas. Ele pede que Kassab e o clube sejam condenados a ressarcir os cofres públicos no valor do suposto prejuízo causado com a falta de arrecadação: R$ 9,85 milhões. O processo está na 7ª Vara de Fazenda Pública. Procurada, a Prefeitura informou pela assessoria de imprensa que só comentaria o caso quando fosse notificada, o que ainda não ocorreu.
“A Portuguesa, de sua parte, cumpre todas as contrapartidas e a Prefeitura sempre nos cobra novos projetos”, afirma Fagotti em entrevista ao G1 no fim da tarde desta quarta-feira (5). De acordo com ele, as ações sociais do clube beneficiam, principalmente, idosos e crianças carentes que vivem em bairros próximos à Portuguesa, como Canindé, Pari e Brás.
“Em dias de jogos, levamos de 100 a 150 crianças para ver as partidas no Canindé. Eles recebem uniforme, alimentação, entram no gramado com os jogadores. Tudo de graça. Também temos as escolinhas de futebol e com certeza entre 200 e 300 crianças se beneficiam”, explicou Fagotti, acrescentando não ter sido informado da ação. “Quando tomarmos ciência do caso, vamos apresentar nossa defesa. Estamos tranquilos.”
Providências
O MP diz que um inquérito civil comprovou que o clube vem ocupando irregularmente o terreno de 55,7 mil m² e que, mesmo encaminhando recomendação a Kassab para que regularizasse a situação ou ajuizasse ação de posse do espaço em junho de 2008, nada foi feito. Na ação, consta a afirmação do promotor de que o prefeito da cidade “não adotou nem determinou as providências” para a retomada da área.
O promotor lembra que o Plano Diretor (Lei Municipal 13.430/02) impôs ao município que, entre outras ações, revisasse as cessões das áreas públicas, as contrapartidas oferecidas e cobrasse indenizações se fosse o caso. Procurado, José Carlos de Freitas não quis comentar o processo. O Ministério Público informa que avaliação feita pelo Departamento Patrimonial da Prefeitura, em abril de 1999, calculou em R$ 37,2 milhões o valor do terreno. O aluguel mensal seria de R$ 234,5 mil.
O dirigente da Portuguesa disse que se apoia na Lei Municipal 12.003, de janeiro de 1996, que autorizou o clube a usar o terreno onde foi erguida parte do Canindé para atividades esportivas, sociais, recreativas e até filantrópicas. "Essa lei foi votada e aprovada na Câmara na gestão de Paulo Maluf (então prefeito na época). Aquilo (o terreno) era um brejo, niguém queria", conta Fagotti. 
Ele ressaltou que o espaço público em questão corresponde apenas a "20% ou 30%" de área construída do estádio, o que corresponderia a um pedaço da arquibancada. "O resto do Canindé é da Portuguesa."
fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/mp-pede-que-kassab-e-portuguesa-paguem-multa-de-r-98-milhoes.html.

SP - Tem teatro e música vocacional na Casa de Cultura Salvador Ligabue -



Em julho a Casa de Cultura Salvador Ligabue (CCSL) está com uma programação imperdível, tem música, dança e uma palestra do SEBRAE. Além disso tem uma boa novidade, neste mês a Casa estará oferecendo vagas para as oficinas de teatro e musica vocacional, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, ao todo são 120 vagas disponíveis.

A Casa de Cultura oferece ainda oficinas de dança cigana, dança de salão, corpo de baile da CCSL, teatro jovem e adulto, expressão corporal, tai chi chuan, capoeira infantil e adulto, balé clássico e desenho artístico.

Os freqüentadores da Casa contam com uma revisteca e podem viajar no tempo com a exposição permanente de fotos antigas da Freguesia do Ó.

A Casa de Cultura Salvador Ligabue fica no Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 215, na Freguesia do Ó, funciona de terça a sábado, das 09h às 17h; aos domingos, das 09h às 14h. O telefone para informações sobre os eventos e inscrições nas oficinas é 3931 8266.


Programação de julho da CCSL

Dia 08 - sexta-feira - 19:30h
Apresentação musical: Guitarra e Bateria
Escola de música "Caíres"
Direção: Vanessa S.A. Sanches

Dia 16 - sábado - 19h
Show Musical: Música e amigos
Direção: Renan Garcia

Dia 17 - domingo - 15h
Show Musical:
Sertanejo sem mistura... Uma tarde com violeiros
Apresentação: Jorlando Durante

Dia 24 - domingo - 16h
Aula Baile Aberta:
Dança de Salão
Prof°: Luis Carneiro

Dia 28 - quinta Feira - 19h
SEBRAE
Palestra: Circuito de negócios
Responsável: Vanessa de Lima


Nossas Oficinas:
Bateria, Dança Cigana, Dança de Salão, Corpo de Baile da CCSL, Teatro Jovem e Teatro Adulto, Expressão Corporal, Tai chi chuan, Capoeira Infantil e Adulto, Balé Clássico, Flauta Doce e Desenho Artístico.

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"