JORNAL CIDADE EM FOCO: 20 de jun. de 2011

notícias do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ARTIGO DO VER. CLAUDINHO EM DEFESA DO FIM DAS SACOLINHAS PLÁSTICAS FOI PUBLICADO NO DIÁRIO DE S. PAULO. LEIA:

Por Claudinho de Souza Aos vereadores o mérito

Os vereadores de São Paulo são alvo constante de críticas, algumas delas devido à aprovação de projetos esdrúxulos – essas críticas partem de cidadãos esclarecidos e da imprensa, e nada mais justo, pois apenas exercem o direito de se expressarem livremente. Estas críticas são positivas, pois servem também de parâmetro para que os vereadores caprichem mais nos seus PL’s. Ruim é quando a Câmara torna lei um PL de relevância e a crítica vem de um vereador, como foi o caso do artigo “Ao Vencedor as Batatas”, nesta coluna (em 8/junho/2011), do vereador Francisco Chagas (PT).
O prefeito Gilberto Kassab sancionou a Lei 15.374, no último dia 18/maio, aprovada pelo plenário da Câmara Municipal, após longa discussão. A nova Lei determina a proibição da distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas a consumidores em
todos os estabelecimentos comerciais da capital, cujo PL original foi deste vereador e que o defende aqui. O PL 496/2007 era o mais antigo projeto com este teor que tramitava na Câmara e que ganhou substitutivo, assinado por mais de uma dezena de outros vereadores, que referendaram o PL original, com modificações.
Os argumentos do artigo em questão criticam aquilo que é mais caro à Câmara Municipal: a sua soberania, a sua decisão. Não considera o avanço que a aprovação desta lei representa, no aspecto ambiental. O mundo mudou e a população hoje quer leis que avancem e propiciem soluções para os problemas causados pela poluição. As grandes redes atacadistas, que seriam, em tese, as mais prejudicadas, já vinham providenciando alternativas às sacolinhas de plástico, como já ocorre em outros países, e receberam bem a nova lei.
Acredito que São Paulo poderia ter sido a primeira cidade a ter essa lei, pois outro PL de igual teor, deste vereador e do vereador Gilson Barreto, foi vetado pelo prefeito Gilberto Kassab, (em 22/jan/2011), mas comemoro a sua aprovação, agora. Um avanço em termos ambientais. A natureza agradece e os vereadores que assinaram o PL comigo estão de parabéns. Aos vereadores o mérito.

Claudinho de Souza (PSDB) é vereador de S. Paulo e autor do PL original da Lei que proibiu as sacolinhas
plásticas.

CAMPANHA DO AGASALHO: PARTICIPE, VEJA AONDE DOAR:



A Campanha do Agasalho 2011 foi lançada no dia 5/maio/2011, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, a presidente do Fussesp, Lu Alckmin afirmou: "O nosso foco não será a quantidade e sim a qualidade. Queremos estimular a doação de peças em bom estado", adiantou Dona Lu.

O vereador Claudinho (PSDB) afirmou que doar é um ato de amor, e o inverno oferece uma boa oportunidade para testarmos a nossa solidariedade - é hora de nos solidarizar com aqueles que não têm como se cobrir no frio.

Quem está levando a mensagem da Campanha do Agasalho/2011 a milhões de paulistas é a apresentadora Hebe Camargo, madrinha da campanha deste ano.


LOCAIS QUE RECEBEM DOAÇÕES

AES Eletropaulo - Avenida Paula Ferreira, 295, Pirituba.
AES Eletropaulo - Rua Cajati, 260, Freguesia do Ó.
Consigaz - Av. Dep. Cantídio Sampaio, 1.260, Vila Penteado.
Consigaz - Av. Ministro Petrônio Portela, 1.515, Freguesia do Ó.
Consigaz - Av. Inajar de Souza, 1.551.
Consigaz - Av. Itaberaba, 4.996, Freguesia do Ó.
Consigaz - End: Av. Parada Pinto, 2.001, VN Cachoeirinha.
Consigaz - Rua Zilda, 797, Casa Verde Baixa.
Consigaz - Rua Parapuã, 1.961, V. Brasilândia.
Consigaz - Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11.229, Taipas.
Escola Estadual Zuleika de Barros Martins Ferreira - R Padre Chico, 420, Pirituba.
Shopping Center Lapa - Rua Guaicurus, esquina com Rua Catão.

SP - Operação Esforço Concentrado Jardim Elisa Maria


Mais de 400 pessoas trabalharam na Operação Esforço Concentrado que levou serviços de zeladoria e cidadania ao Jardim Elisa Maria




A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia realizou nos dias 15 e 16 de junho a Operação Esforço Concentrado Jardim Elisa Maria. Esta foi a segunda ação deste tipo na região, depois do sucesso da operação realizada no entorno do CEU Paz, foi a vez do bairro receber a atividade que contou com a parceria de órgãos públicos, entre outras entidades.

Os números mostram que mais uma vez a operação foi realizada com grande êxito, mais de 400 pessoas trabalharam diretamente na ação, que contou com diversos parceiros como Sabesp, CET, Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CCOI, CRAS Freguesia/Brasilândia, Instituto Embelleze, Eletropaulo, Ilume e Corpo de Bombeiros.

Nos dois dias de trabalho foram tapados 334 buracos, limpos 616 bocas de lobo, 118 poços de visita e 355 metros de ramais, as equipes de varrição percorram 9.600 metros lineares de vias públicas executando serviços de limpeza, raspagem, pintura de guias. Ainda foram limpos 3.200 m² de córregos. No setor de áreas verdes foram cortadas 8.600 m² de grama e 43 árvores foram podadas. Ao todo foram retiradas 62,9 toneladas de detritos, resíduos e materiais inservíveis nos trabalhos de limpeza.

Além dos serviços de zeladoria prestados pela Subprefeitura, foi grande a atuação dos parceiros como a Secretaria do Trabalho com o CAT móvel que atendeu 437 pessoas entre emissão de carteira de trabalho, cadastro de vagas de emprego, entre outros serviços. O Instituto Embelezze realizou 34 atendimentos entre cortes de cabelo e maquiagem. A Sabesp também teve grande atuação, nivelou 6 e limpou 8 poços de visita e sanou 13 vazamentos. O CRAS realizou 10 atendimentos.

O objetivo da Operação é trazer mais qualidade de vida aos moradores locais e mostrar que o poder público, tanto no âmbito municipal, quanto estadual está presente e unido para suprir um pouco da grande demanda de serviços verificados nas regiões mais periféricas na área da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"