JORNAL CIDADE EM FOCO: 23 de mar. de 2013

notícias do Brasil e do Mundo

sábado, 23 de março de 2013

Dia Mundial da Água: GCM promove preservação e conscientização


Brasil - São Paulo:
Em comemoração à data foram realizados dois eventos para promover a conscientização quanto à necessidade de preservação deste precioso recurso natural.
Às margens da Represa Guarapiranga, alunos da Escola Municipal Afrânio de Melo Franco assistiram a palestra de um Guarda Ambiental que atua na região e conheceram os equipamentos utilizados pela Corporação nas operações de fiscalização e prevenção a crimes ambientais. Em seguida os estudantes realizaram o plantio de mudas da fauna da região. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Segurança Urbana Adjunto, Marcus Vinicius Monteiro dos Santos, do Comandante Operacional da Guarda Civil na zona Sul, Inspetor Manoel Estevão de Lima Júnior, de Comandantes Regionais da região, além de moradores das proximidades.
Também às margens de outro importante reservatório da região metropolitana, a Represa Billings, a GCM Ambiental realizou a exposição de seus equipamentos e desenvolveu atividades voltadas à educação ambiental e interação com a comunidade como, por exemplo, a explicação sobre os prejuízos causados pelo descarte de óleo de cozinha na pia, o que dificulta muito o tratamento da água que chega às residências.
Operação Defesa das Águas
Criada em 2007, a Operação Defesa das Águas é um conjunto de medidas de proteção ambiental que atinge 70 milhões de quilômetros quadrados considerados prioritários para a manutenção das fontes de abastecimento de água da cidade. As ações de fiscalização e controle evitam danos ao meio ambiente, como invasões, construções irregulares e descarte irregular de lixo.
A operação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e conta com a participação de diversos órgãos da Prefeitura e do Governo do Estado. As atividades são realizadas em 135 perímetros prioritários nas zonas sul, norte e leste da cidade, principalmente nas regiões das represas Guarapiranga e Billings, da Serra da Cantareira e Várzea do Tietê

Também em 2007 foi criada a Guarda Ambiental para atuar em conjunto com os fiscais das subprefeituras e as Polícias Civil e Militar. A Guarda Ambiental conta hoje com 425 agentes, 46 pick-ups 4X4 e 4 embarcações (três de pequeno porte e um de médio porte), além de sobrevoos semanais com helicóptero.

Texto gentilmente enviado pelo Inspetor

Queiroz, Marcos dos Santos
Inspetor GCM Cmte. Oper. Adjunto

créditos de imagens: Guty/SMSU

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"