JORNAL CIDADE EM FOCO: 13 de jul. de 2011

notícias do Brasil e do Mundo

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SP - Grupo de Escoteiros Ebenézer no Desfile de 9 de Julho



O desfile começou às 9 horas em frente o Obelisco do Parque do Ibirapuera e contou com a presença do 44°Grupo de Escoteiros Ebenézer que se destacou no evento.



 Avenida Pedro Álvares Cabral na Zona Sul,  ficou interditada das 07 às 13horas no sentido Vila Mariana, entre a Praça Armando de Salles Oliveira e o Portão 3 do Parque do Ibirapuera. A outra via bloqueada foi a Rua Padre Manuel da Nóbrega, no sentido Ibirapuera, entre as Praças Dia do Senhor e Armando de Salles Oliveira.

Participantes: Alcatéia, Tropa Escoteira, Tropa Senior e a Chefia









O Governador Geraldo Alckimin esteve presente e demonstrou saber o cumprimento dos escoteiros, chamou o lobinho Andrezinho do Grupo Ebenézer para fotos.



 Registrada também a presença de um dos heróis da Revolução, o Sr. Pires que aos 90 anos esbanja energia !






Curiosidades sobre o Obelisco




Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o obelisco é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A construção do monumento foi iniciada em 1947 e e concluída em 1970. Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação de patrimônio histórico, o mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins,MiragaiaDráusio e Camargo (o M.M.D.C.) - mortos durante a Revolução de 1932 -, e de outros 713 ex-combatentes. Guilherme de Almeida e Ibrahim de Almeida Nobre, ex-combatentes e respectivamente considerados como o poeta de 32 e o tribuno de 32, se encontram sepultados no mausoleu. Também se encontra sepultado o corpo do agricultor Paulo Virgínio da cidade de Cunha, considerado mais um dos heróis da Revolução na Região do Vale do Paraíba. Paulo Virgínio foi executado pelas tropas fluminenses por se recusar a entrega o local de onde estava as tropas Paulistas. Paulo foi obrigado a abrir sua própria sepultura onde foi assassinado, antes de morrer teria gritado "Morro mas sou paulista e São Paulo Vence"[carece de fontes].
Para homenageá-los e preservar a memória da rebelião, há cenas bíblicas e passagens dahistória paulista feitas com pastilhas de mosaico veneziano.
O Obelisco é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, que chegou aoBrasil em 1923, quando tinha 34 anos de idade, pois estava fugindo de um regime fascista em seu país. O obelisco, feito em puro mármore travertino, foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera. A Revolução Constitucionalista, Revolução de 1932 e Guerra Paulista foram os nomes dados ao movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro de 1932.
Curiosidade sobre a Revolução de 1932

O obelisco tem inscrições acompanhadas de ícones em suas quatro faces. Iniciando pela face norte, seguindo pela face oeste, sul, e finalmente leste. O poema escrito é texto de Guilherme de Almeida, feito como homenagem aos revolucionários de 1932. Abaixo segue o texto:
"Aos épicos de julho de 32, que,
fiéis cumpridores da sagrada promessa
feita a seus maiores - os que
moveram as terras e as gentes por
sua força e fé - na lei puseram sua
força e em São Paulo sua Fé."
À base do monumento, junto à entrada da capela e da cripta, voltadas ao Parque do Ibirapuera, há outra inscrição de Guilherme de Almeida.
"Viveram pouco para morrer bem
morreram jovens para viver sempre."
Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932
Revolução Constitucionalista de 1932Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São PauloBrasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil[4].
Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia de que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A Revolução de 1930 impediu a posse do ex-presidente (atualmente denomina-se governador) do estado de São Paulo Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente da república Washington Luís colocando fim à República Velha[5], invalidando a Constituição de 1891 e instaurando o Governo Provisório, chefiado pelo candidato derrotado das eleições de 1930, Getúlio Vargas.
Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistasconsideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.
Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.
No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo o último dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2200 mortos, sendo que numerosascidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates[6].
São Paulo, depois da revolução de 32, voltou a ser governado por paulistas, e, dois anos depois, uma nova constituição foi promulgada, a Constituição de 1934.
Veja mais detalhes na fonte

Nota da Redação


Parabéns ao 44° Grupo de Escoteiros Ebenézer que sempre enche de orgulho aos cidadãos paulistanos com exemplos de Cidadania e Patriotismo

Dra. Rosângela Matos

Diretora de Mídias
Jornal Cidade em Foco
Matriz São Paulo-Brasil

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"