JORNAL CIDADE EM FOCO: 17 de mai. de 2011

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fotos do Incendio em Favela do Jd. Rincão Zona Norte de São Paulo

Parabéns ao 2°Grupamento de Bombeiros e aos outros Grupamentos que se dedicam a salvar vidas
fotos do local


Zanone Fraissat/Folhapress














Em entrevista exclusiva o bombeiro Mauricio disse que o incêndio foi controlado por volta das 7h 30 min nesta manhã de hoje e para o trabalho foram necessários 42 mil litros de água, um contingente de 70 homens em revezamento e 60 viaturas, numa área de 300m² 40 barracos foram atingidos, um bombeiro caiu do telhado, foi socorrido mas passa bem. Não houve perdas humanas mas alguns animais de estimação nao conseguiram sair com vida do incêndio. Participou do atendimento o 2° Grupamento de Bombeiros e mais outros Grupamentos para conter o fogo.
Homenagem ao Corpo de Bombeiros 

Oração de Consagração à todos os Bombeiros

Senhor, obrigada por colocar anjos na terra, os batizamos de "Bombeiros".

Que em suas asas Senhor, sempre tua magnitude os proteja de todo o mal.

Que ao deixarem suas famílias para o trabalho, mil de vós acampem ao redor deles

Que nem o fogo, nem a água nem as calamidades os possam atingir, nem a eles nem à seus familiares
que esperam ansiosos por sua volta.

Que Teu Espírito de Sabedoria os oriente no caminho à tomar, ação e reação
Que Teu amor preencha o vazio de seus corações quando virem desfalecer uma vida perante si.
Que todos os dias sejam cheios de graças e bençãos à todos estes que empenham-se a livrar nossos irmãos das tragédias e calamidades por eles criados ou não.
Senhor, guarde, proteja, ilumine, imunize, e coloque-os dentro do mais profundo amor de Teu coração.
Amém!
Bombeiros, que Deus Os Ilumine e Os guarde Sempre. Muito Obrigada!

texto: Dra.Rosângela Matos

Justiça - Não é possível redirecionar execução fiscal proposta contra devedor já falecido

O redirecionamento da execução fiscal só pode ocorrer se a ação foi proposta, inicialmente, de forma correta. Se o devedor já se encontrava falecido no ajuizamento da ação de execução, a cobrança deveria ter sido já apresentada contra o espólio, e não contra ele. Para a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a hipótese leva à extinção do processo, por ilegitimidade passiva.

A Fazenda Nacional recorria de entendimento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que foi confirmado pelo STJ. Segundo o ministro Mauro Campbell Marques, a ação iniciada contra devedor, com citação válida, pode ser redirecionada ao espólio se a morte ocorre durante o processo de execução. Mas se a morte antecede a execução, como no caso, não se pode falar em substituição da certidão de dívida ativa.

O relator também destacou que mesmo quando a relação processual já está estabilizada, pela citação válida do devedor, a jurisprudência do STJ veda a modificação do sujeito passivo. Conforme a Súmula 392, “a Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo da execução”.

REsp 1222561

fonte: http://www.aasp.org.br/aasp/imprensa/clipping/cli_noticia.asp?idnot=9884

Colaboração:

Gumercindo Muni Advogados
Leitor do Jornal Cidade em Foco São Paulo e Rio de Janeiro

Eleições 2012 - Cerca de 10 milhões eleitores votarão por meio da identificação biométrica


Justiça Eleitoral continua com o trabalho de cadastramento em vários municípios



Nas eleições municipais de 2012, cerca de 10 milhões de pessoas, segundo estimativa da Justiça Eleitoral, vão escolher seus representantes por meio da identificação biométrica, em que os eleitores, na hora de votar, são identificados eletronicamente por suas impressões digitais. 

Para que isso aconteça, a Justiça Eleitoral continua com o trabalho de cadastramento em vários municípios. Hoje (16/5), o cadastramento de eleitores está sendo feito em Itupeva (SP) e Vicência (PE). Amanhã (17) será a vez de Sanharó (PE). Na semana passada, o trabalho foi iniciado em Catende (PE). A previsão é que o trabalho nesses municípios o trabalho esteja concluído até 31 de outubro, com o cadastramento de 90.143 eleitores. 

Outras cidades também já começaram seus registros, como nos estados de Alagoas e Sergipe, nas capitais Goiânia e Curitiba e nas cidades de Aliança, Caruaru e Macaparana, em Pernambuco. Jundiaí (SP) também deu inicio ao recadastramento que, até a implantação de uma central de cadastramento, o atendimento aos eleitores será feito nos três cartórios eleitorais do município.


fonte: http://www.aasp.org.br/aasp/imprensa/clipping/cli_noticia.asp?idnot=9882
Colaboração:

Gumercindo Muni Advogados
Leitor do Jornal Cidade em Foco em São Paulo e Rio de Janeiro

Mato Grosso do Sul - Seminário discute políticas para o SUS


Hoje e amanhã (18), das 8h a 12h, será realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o I Seminário de Avaliação e Acompanhamento dos Projetos de Pesquisa da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), no plenarinho Nelito Câmara.

Com parceria do Ministério da Saúde, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Secretaria de Estado de Saúde, o seminário tem o objetivo de avaliar os projetos financiados pelo governo do estado no Programa de Políticas Públicas para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Nesta terça-feira também acontece a reunião semanal da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Com início às 14h30min, a reunião será realizada no plenarinho para a análise e distribuição de projetos.

Medicamentos
Amanhã será realizada a audiência pública "Medicamentos nas residências, uma arma contra o cidadão e um risco para o meio ambiente". Proposta pelo deputado Lauro Davi (PSB), o evento acontece no plenário Júlio Maia.

O objetivo é evitar intoxicações e o descarte inadequado de medicamentos, já que dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas revelam que os medicamentos são o principal agente tóxico no Brasil, responsáveis por 28% dos casos de intoxicação humana.
 
Homenagens
Na quinta-feira (19), às 19h, será realizada a sessão solene de entrega de títulos de cidadão sul-mato-grossense, no plenário Júlio Maia.

Por proposição da 2ª Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, deputada Dione Hashioka (PSDB), o Contra Almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira será homenageado. O Contra Almirante Edlamder Santos é outro que receberá o título de cidadão sul-mato-grossense. O nome dele foi sugerido pelo 2º Secretário, Paulo Duarte (PT).
 
Pedofilia
Na sexta-feira (20), das 19h às 23h, acontece o I Encontro Estadual sobre a semana de combate à Pedofilia - Lei nº 3.707/09. A proposta é do deputado Professor Rinaldo (PSDB).

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Operação em shopping no centro de SP deporta 6

fonte de imagem: google


Seis estrangeiros foram deportados e um lojista foi preso durante fiscalização no Shopping Mundo Oriental, na rua Barão de Duprat, região central de São Paulo, deflagrada na última sexta-feira. A operação continua neste domingo. O objetivo da operação é a verificação de documentos fiscais e pessoais de cerca de 350 lojistas, administradores e funcionários para avaliar irregularidades no local, com vistas ao combate à pirataria, contrabando e sonegação fiscal.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, um comerciante foi localizado no interior de sua loja tentando fugir com mercadorias através da casa de máquinas dos elevadores do shopping. Ele foi preso e as mercadorias encaminhadas ao 1º DP.
Também foram apreendidos 300 sacos de mercadoria irregulares, com cerca de 2.500 itens, entre roupas, jogos eletrônicos, mídias e brinquedos. Os produtos foram encaminhados em dois caminhões para 1º DP e também ao depósito da Prefeitura. Já as mercadorias contrabandeadas foram levadas ao depósito da Receita Federal.
A Vigilância Sanitária emitiu dez laudos entre autuações, advertências, notificações, além de interdições por falta de higiene.
Até o momento, foram identificadas e qualificadas mais de 150 pessoas, entre funcionários e proprietários e 51 clientes que estavam sem documentação, destes 33 brasileiros e 18 estrangeiros. Oito foram autuados pela Polícia Federal e seis notificados a deixarem o país. Ontem, os agentes apreenderam 1.500 itens (relógios, celulares, vestuário) de compradores que não tinham notas dos produtos. As lojas estão tendo a documentação do estabelecimento e dos produtos conferida pelos agentes.

Ribeirão Preto - Multas dos últimos 5 anos podem ser anuladas na cidade

Inquérito civil instaurado pelo Ministério Público pode pedir na Justiça a anulação de todas as multas aplicadas pela Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A) nos últimos cinco anos.

A Promotoria iniciou o procedimento de investigação com base em decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que considerou incompatíveis as atividades de fiscalização de trânsito com o caráter lucrativo de companhias privadas.

A Transerp é uma empresa de economia mista e, por isso, se enquadra nas normas do direito privado, de acordo com o promotor da Cidadania de Ribeirão Preto, Sebastião Sérgio da Silveira.

A tese da Promotoria é que aplicação de multas gera receita e, portanto, a ação da Transerp poderia estar atrelada à busca lucro.

O promotor entende que somente uma entidade sem natureza jurídica empresarial -uma secretaria municipal, por exemplo- poderia cumprir as funções de fiscalizar, aplicar penalidade, arrecadar e destinar recursos.

"Já sugeri em mais de uma oportunidade e para diferentes administrações que a Transerp fosse transformada em secretaria, mas isso nunca foi levado a cabo pela prefeitura", afirma Silveira.

Se concluir que a decisão do STJ é aplicável também à situação atual da empresa de trânsito de Ribeirão, Silveira vai pedir a anulação das infrações em ação civil pública.

Depois, caberá à Justiça decidir sobre o assunto e como as anulações vão ocorrer.

IMPACTO
A Transerp existe desde 1980, mas somente as penalidades aplicadas nos últimos cinco anos poderão ser questionadas porque multas anteriores a maio de 2006 já passaram do prazo para a prescrição judicial.

O superintende da Transerp, William Latuf, no entanto, afirma que a constituição legal da empresa não a impede de atuar, já que a Prefeitura de Ribeirão Preto é sua principal acionista.

Números da Transerp, divulgados até o ano passado, mostram que no primeiro semestre de 2010 foram aplicadas 92.165 penalidades.

Somente naqueles seis meses do ano passado, a Transerp arrecadou R$ 6,2 milhões. Do total de multas, houve 1.367 recursos de motoristas julgados, sendo 201 deferidos e 1.166 indeferidos.

A quantidade de infrações no primeiro semestre de 2010 foi 62,6% maior que o registrado no mesmo período de 2009, quando 56.658 multas foram aplicadas.

A reportagem da Folha questionou ontem a empresa sobre a quantidade de infrações nos quatro primeiros meses de 2011 e durante todo o ano passado.

Latuf afirmou, por meio de nota da assessoria, que a Transerp ainda não "fechou" os dados de multas de 2010 nem os deste ano.

Questionada sobre o motivo da demora para, a empresa não respondeu.

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

fonte: http://www.aasp.org.br/aasp/imprensa/clipping/cli_noticia.asp?idnot=9880

Colaboração:

Gumercindo Muni Advogados
Leitor do Jornal Cidade em Foco São Paulo e Rio de Janeiro

Precatórios - Prefeitura permite que quem der desconto em precatório fure a fila

fonte de imagem:http://jornale.com.br


A Prefeitura de São Paulo vai fazer uma "liquidação" de precatórios: quem aceitar receber só metade da dívida, sai da fila e recebe o dinheiro mais rapidamente.

O município deve cerca de R$ 13 bilhões em precatórios. São dívidas da prefeitura que foram discutidas judicialmente. Quando a prefeitura perde a ação, o valor entra em precatório e vai para uma fila.

O pagamento da fila pode levar décadas.

O acordo só não vale a pena para quem está no topo da fila da ordem cronológica.



fonte: http://www.aasp.org.br/aasp/imprensa/clipping/cli_noticia.asp?idnot=9879
Colaboração:

Gumercindo Muni Advogados
Leitor do Jornal Cidade em Foco São Paulo e Rio de Janeiro

Justiça anula 42 mil multas da Mogi-Bertioga

fonte da imagem:pt.wikipedia.org

Cerca de 42 mil multas aplicadas pelo radar do km 58,6 da Rodovia Mogi-Bertioga, desde 11 de novembro do ano passado, foram canceladas pela Justiça por decisão da juíza substituta Ana Carmem de Souza Silva, da Vara da Fazenda Pública do Fórum de Mogi das Cruzes. Os pontos lançados nas carteiras de habilitação também foram suspensos.

A juíza alega que a ausência de sinalização adequada no local impede a aplicação das multas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) disse que segue integralmente as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O órgão informou que não foi comunicado oficialmente sobre a liminar, e só depois irá analisar o processo e tomar as medidas legais. O DER deve recorrer contra a decisão.

A ação foi protocolada no Ministério Público após uma representação do advogado José Carlos de Souza. Ele disse que desde novembro do ano passado, quando o radar foi instalado, chegou a fazer dois mil recursos de motoristas contra o aparelho. “O limite de velocidade na via era de 60 km/h. De um dia para o outro, passou para 50 km/h e só havia uma placa que avisava a mudança de velocidade a cerca de 600 metros. As pessoas ficaram confusas e não sabiam se o radar estava funcionando. Teve um policial que tomou 36 multas desde então”, contou o advogado. Segundo ele, após a decisão da Justiça, ele orienta para que os motoristas não paguem as multas. “Agora, quem já pagou terá que esperar até o processo ser encerrado. Se a decisão for mantida, o DER terá que restituir o valor para os motoristas.”

De acordo com a decisão da juíza, o funcionamento do radar também deve ser suspenso até que a sinalização seja regulamentada. A liminar também determina multa diária de R$ 10 mil se as infrações e o pontos não forem suspensos pelo DER.

Desde a instalação do aparelho, em novembro do ano passado, ocorreram alguns protestos. Em dezembro, a via chegou a ser bloqueada pelos motoristas. Um dos manifestantes havia sido multado 26 vezes em uma semana. Dias depois, em janeiro deste ano, o radar foi queimado durante a madrugada. Em seguida, o aparelho foi consertado e voltou a funcionar. Na decisão, a juíza afirma que a sinalização também não está adequada em três vias de acesso à Rodovia Mogi-Bertioga, e isso impede que os motoristas tenham conhecimento da existência do radar. “Depois que o DER for notificado, terá de retirar as multas do sistema e também os pontos”, contou o advogado.

FABIANO NUNES



Colaboração:


Gumercindo Muni Advogados
Leitor do Jornal Cidade em Foco em São Paulo e Rio

Você sabe o que é Mobbing? Câmara Municipal discute o assunto

fonte: unieducar.org.br
Relacionamento hostil e inadequado no ambiente de trabalho, praticado diretamente, de forma sistemática poderá ser combatido por meio do Programa de Esclarecimento, Conscientização e Combate ao “Mobbing”.


[Mobbing, assédio moral ou terror psicológico no trabalho são sinônimos destinados a definir a violência pessoal, moral e psicológica, vertical, horizontal ou ascendente no ambiente de trabalho. O termo "mobbing" foi empregado pela primeira vez pelo etiologista Heinz Lorenz, ao definir o comportamento de certos animais que, circundando ameaçadoramente outro membro do grupo, provocam sua fuga por medo de um ataque.]

O Projeto de Lei, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), está em tramitação na Casa de Leis e visa promover palestras, conferências, campanhas e demais atividades que venham prover atendimento, exames, orientações para esclarecimentos dos casos de “mobbing”, bem como a confecção de cartilhas e folders orientando e esclarecendo dúvidas gerais que possam ocorrer, para promover a defesa dos direitos humanos.

A proposta garante também a veinculação de campanhas publicitárias institucionais junto aos meios de comunicação a fim de divulgar a semana municipal de esclarecimento, conscientização e combate ao “mobbing”.

“O mobbing, termo usado para casos de assédio moral, que na maioria das vezes acontece de forma velada, causa revolta, mágoa, depressão, dificuldade no ambiente de trabalho que, além de comprometer a saúde física e mental da pessoa que passa por esse probelam, podendo levar à incapacidade física e por vezes, até ao suicídio”, explicou Paulo Siufi.

Estudos recentes da Organização Internacional do Trabalho- OIT e da Organização Mundial da Saúde, realizados em países desenvolvidos, asseguram que, provavelmente, o assédio moral poderá se converter no principal problema do mundo globalizado, caracterizado como o “mal estar na globalização”, podendo desencadear ondas de depressão, angústia e outros danos psíquicos em expressivos segmentos de trabalhadores.

Meio Ambiente - Proteção de araucárias no sul do país está sob ameaça


Os esforços para conservar a mata de araucárias, vegetação típica do Sul e um dos ecossistemas menos preservados no Brasil, têm esbarrado na resistência de proprietários rurais e na falta de estrutura do governo federal.
Das oito unidades de conservação planejadas pelo Ministério do Meio Ambiente, a serem criadas no Paraná e em Santa Catarina, duas estão engavetadas por pressão de ruralistas e outras duas que já foram criadas estão sendo questionadas na Justiça por produtores.
Das outras quatro reservas decretadas, três ainda enfrentam resistências de parte dos proprietários, que dificultam o andamento das ações de preservação.
Até agora, nenhum proprietário cujas terras foram incluídas nas reservas foi indenizado --só a partir disso a área é considerada pública. No Paraná, a região em que estão as reservas é uma das principais produtoras de soja e milho e até hoje há fazendeiros no local. Em outras unidades, há também criação de gado, exploração de pinus e cultivo de erva-mate.
Os produtores, que não precisam sair enquanto não forem indenizados, argumentam que as áreas atingidas estão antropizadas (ocupadas pelo homem) há décadas e que não faz sentido incluí-las nas unidades. Para eles, as reservas foram criadas para o governo "mostrar serviço", sem checar se de fato havia ou não o que preservar.
"Eles não vieram in loco. Pegaram uma foto [de satélite] e disseram: 'Aqui tem verdinho. Vamos fazer um parque aqui'", diz Gustavo Ribas Netto, 40, cuja propriedade foi integralmente incluída no Parque Nacional dos Campos Gerais (a 120 km de Curitiba).
Sua fazenda, de mil hectares, produz aproximadamente 1.200 toneladas de soja, milho e feijão por ano. Lá também são criadas cerca de 900 cabeças de gado.
O Ministério do Meio Ambiente diz que é possível --e necessário-- recuperar as áreas degradadas, para garantir a preservação da mata de araucárias. Hoje, só restam 3% desse ecossistema.
"A pressão [sobre as áreas preservadas] é contínua e crescente", afirma João de Deus Medeiros, diretor do departamento de Florestas do ministério. "Temos que trabalhar com a perspectiva de recuperação."
Medeiros também diz que houve "intenso" trabalho de campo e realização de várias audiências públicas --a despeito da resistência de alguns proprietários na época.
Segundo ele, algumas audiências foram feitas com proteção da Polícia Federal e biólogos do ministério chegaram a ser agredidos. Até agora, todas as ações que pediam na Justiça a revisão das áreas de conservação foram negadas. Alguns produtores, porém, continuam recorrendo das decisões, inclusive no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal).
Na opinião deles, o governo poderia ter criado unidades de conservação mistas, que permitissem a participação dos proprietários. "A gente aprende a preservar desde pequeno. Isso aqui é nossa herança", diz Vespasiano Bittencourt, 53, cuja propriedade (que tem 50% da área preservada) foi incluída numa das reservas.
O Ministério do Meio Ambiente, por sua vez, afirma que foi aberto um prazo para a apresentação de propostas de RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) para as regiões atingidas, mas diz que nada foi apresentado.

Itália diz que apoiará medidas da ONU, UE e Otan contra Líbia


A Itália, cujas bases devem ter um papel chave em qualquer ação militar contra a Líbia, apoiará qualquer decisão tomada pela Organização das Nações Unidas, a União Europeia e a Otan, disse o gabinete do presidente italiano nesta quarta-feira.
O comunicado divulgado depois de uma reunião emergencial no Supremo Conselho de Defesa do país disse que Roma iria acionar qualquer decisão tomada pelas três organizações.
A reunião foi presidida pelo presidente Giorgio Napolitano e contou com a presença do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, seus ministros de Defesa e Relações Exteriores e o chefe do Estado-Maior das forças armadas.
“A Itália está pronta para contribuir ativamente à definição maior e consequente ativação de qualquer decisão que está sendo discutida pelas Nações unidas, a União Europeia e a Aliança Atlântica”, disse o comunicado.
A Itália, país europeu com a maior relação de comércio e energia com sua ex-colônia, afirmou que não tomará qualquer medida unilateral.
Mas a Itália já suspendeu seu “tratado de amizade” de 2008 que proibia as bases militares italianas de serem usadas em qualquer ação militar contra a Líbia, o que permitiria ao país participar das decisões tomadas pela comunidade internacional.
A Itália afirma que apoiaria uma zona de exclusão aérea que tiver a autorização da ONU e o apoio da Otan.
Mas a Itália também acredita que seria importante ter um acordo político sobre uma zona de exclusão aérea com os vizinhos da Líbia, particularmente da Liga Árabe.
A Itália quer uma série de acordos, pois as bases italianas provavelmente estarão envolvidas no apoio logístico caso a Otan decida impor uma zona proibindo o voo.
O premiê britânico, James Cameron, afirmou hoje que Londres estava buscando o apoio internacional para qualquer medida que será tomada contra a liderança Líbia, incluindo uma zona de exclusão do espaço aéreo.
Líbios enfrentam repressão e desafiam Kadafi
Impulsionada pela derrocada dos presidentes da Tunísia e do Egito, a população da Líbia iniciou protestos contra o líder Muammar Kadafi, que comanda o país desde 1969. As manifestações começaram a tomar vulto no dia 17 de fevereiro, e, em poucos dias, ao menos a capital Trípoli e as cidades de Benghazi e Tobruk já haviam se tornado palco de confrontos entre manifestantes e o exército.
Os relatos vindos do país não são precisos, mas a onda de protestos nas ruas líbias já é bem mais violenta que as que derrubaram o tunisiano Ben Ali e o egípcio Mubarak. A população tem enfrentado uma dura repressão das forças armadas comandas por Kadafi. Há informações de que aeronáutica líbia teria bombardeado grupos de manifestantes em Trípoli. Estima-se que centenas de pessoas, entre manifestantes e policiais, tenham morrido. Muitas dezenas de milhares já deixaram o país.
Além da repressão, o governo líbio reagiu através dos pronunciamentos de Saif al-Islam , filho de Kadafi, que foi à TV acusar os protestos de um complô para dividir a Líbia, e do próprio Kadafi, que, também pela televisão, esbravejou durante mais de uma hora, xingando os contestadores de suas quatro décadas de governo centralizado e ameaçando-os de morte. Desde então, as aparições televisivas do líder líbio têm sido frequentes, variando de mensagens em que fala do amor da população até discursos em que promete vazar os olhos da oposição.
Não apenas o clamor das ruas, mas também a pressão política cresce contra o coronel. Internamente, um ministro líbio renunciou e pediu que as Forças Armadas se unissem à população. Vários embaixadores líbios também pediram renúncia ou, ao menos, teceram duras críticas à repressão. Além disso, o Conselho de Segurança das Nações Unidas fez reuniões emergenciais, nas quais responsabilizou Kadafi pelas mortes e indicou que a chacina na Líbia pode configurar um crime contra a humanidade. Mais recentemente, o Tribunal Penal Internacional iniciou investigações sobre as ações de Kadafi, contra quem também a Interpol emitiu um alerta internacional.

fonte: http://nordesteinforma.com.br/?p=3016

ONU - Navio com 600 pessoas afunda após sair da Líbia


fonte: google
Um navio superlotado com cerca de 600 pessoas que fugiam da Líbia para a Europa afundou nesta quinta-feira, segundo a ONU. De acordo com a agência AP, a embarcação se partiu perto da costa líbia.
Segundo as Nações Unidas, quase todos os ocupantes do navio morreram no naufrágio. Agências internacionais dizem que imigrantes, que chegaram à Líbia em busca de trabalho, estão sendo obrigados a embarcar em navios em péssimas condições de segurança pelas forças de Muammar Kadafi.
No fim de semana, outra embarcação com entre 500 e 600 pessoas naufragou perto da costa líbia. Sobreviventes afirmaram que foram forçados a abandonar o país.

'Milk' é considerado o melhor filme gay da década


Milk, protagonizado por Sean Penn, foi eleito o melhor filme gay da década segundo a instituição de caridade britânica Stonewall. A informação foi divulgada pelo site Contact Music.
O drama do diretor Gus Van Sant foi elogiado por seu retrato realista da comunidade homossexual, o que garantiu a Penn o Oscar de Melhor Ator em 2008 por seu papel como ativista gay e político Harvey Milk.
"Esta é uma conquista fantástica para o filme. Como alguém que foi retratado no filme, eu me sinto muito orgulhoso ao saber que os gays o consideram o filme mais significativo da última década. Isso mostra que a campanha para que os gays tenham os mesmos direitos dos heterossexuais atingiu toda uma nova geração de pessoas, o que me dá grandes esperanças", declarou Cleve Jones, ativista gay e amigo de Milk, interpretado no longa por Emile Hirsch.
O filme Minhas Mães e Meu Pai, estrelado por Julianne Moore e Annette Bening, ficou em segundo lugar, seguido por Brokeback Mountain, com Heath Ledger e Jake Gyllenhaal.

fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/milk-e-considerado-o-melhor-filme-gay-da-decada_110917/

Chega ao mercado brasileiro primeiro supercomputador pessoal


A SMB-Sunset lança no Brasil o HPC Box T1, primeiro computador pessoal com tecnologia de supercomputadores. O equipamento suporta até quatro processadores e trabalha com velocidade cem vezes superior a computadores convencionais. Comercializado sob encomenda, o supercomputador tem preço estimado em R$ 65 mil, na configuração máxima.
O equipamento possui processadores Tesla C2050 e C2070, da Nvidia. Cada GPU (unidade de processamento gráfico) da linha Tesla é capaz de gerar um poder de processamento de 1 teraflops equivalente a um trilhão de cálculos por segundo. Para ter uma idéia, um computador comum com processador de quatro núcleos pode chegar até 12 gigaflops, cerca de cem vezes menos capacidade de cálculo.
O HPC Box em sua configuração máxima, com quatro processadores (4 teraflops), é equivalente ao supercomputador considerado número um há 10 anos, quando possuía praticamente o mesmo poder de processamento: 4,9 teraflops.
Pesquisas realizadas em sequenciamento genético, dinâmica de fluidos (indústria de manufatura), meteorologia, análise sísmica, entre outras, utilizam computadores com configurações semelhantes.
O supercomputador tem 70cm de altura, 70cm de largura e 30cm de profundidade

fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/chega-ao-mercado-brasileiro-primeiro-supercomputador-pessoal_110941/

Adolescente de 17 anos mata vizinha e tenta estuprá-la depois de morta


Creuzina Alves Gomes, de 59 anos, foi morta ontem por volta das 19h na Vila Buriti, em Campo Grande. O autor do homicídio é vizinho da vítima, um adolescente de 17 anos, que foi apreendido após o crime na Rua Belmiro Barbosa de Almeida.
O adolescente entrou na casa da vítima para furtar e foi flagrado por ela. Eles se agrediram,  o menor a estrangulou com o fio de um ferro de passar roupas e deu uma facada no rosto dela. Depois de morta, o adolescente ainda tentou estuprá-la.
Ele levou jóias e um celular da vítima e ficou em frente à própria casa após o crime. A família encontrou o corpo da mulher por volta das 22h e avisou a polícia. 
Investigadores da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Piratininga chegaram ao local do crime e começaram a questionar o rapaz, que usava as jóias da vítima. Os policiais entraram na casa do adolescente e encotraram o celular de Creuzina e o tênis dele sujo de sangue.
O menor foi encaminhado para a Depac Piratininga e lá deve permanecer até ser encaminhado para alguma Unidade Educacional de Internação (Unei). 

Maradona negocia para ser treinador de equipe de Dubai

fonte de imagem: virgula.uol.com.br


O ídolo de futebol da Argentina Diego Maradona está em negociações para ser o treinador do time de Dubai Al Wasl. A informação foi dada por uma fonte familiar com o assunto à Reuters neste domingo.
"Está 85 por cento acertado", disse a fonte. "Haverá um grande anúncio nos próximos dois dias. Vai fazer os torcedores dos Emirados Árabes Unidos muito felizes."
A fonte, contudo, se recusou a revelar detalhes do contrato.
Maradona, 50, era o capitão da seleção argentina da Copa do Mundo em 1986 e o seu último trabalho como técnico também foi com a seleção do seu país.
Mas a sua experiência como técnico da Argentina acabou em julho de 2010 quando a Federação de Futebol do país decidiu, por unanimidade, não renovar o seu contrato depois da goleada de 4 x 0 sofrida pelo time argentino contra a Alemanha que tirou a equipe das quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul.
Se o acordo com o Al Wasl for confirmado, Maradona vai assumir uma equipe que está na quarta posição no campeonato do país, 16 pontos atrás do líder Al Jazira a cinco partidas para o final do campeonato. As duas equipes jogam na segunda-feira.

Zona do Euro vai aprovar ajuda financeira a Portugal

EURO 23
DATA DE 16/05/2011 00h01



Os ministros das Finanças da Zona do Euro (Eurogrupo) e da União Europeia (UE) deverão aprovar, sem dificuldade, nesta segunda-feira (16), em Bruxelas, o programa de assistência financeira a Portugal, depois de ter sido afastada a ameaça de a Finlândia se opor à decisão.
Várias fontes diplomáticas manifestaram, sexta-feira (13), a convicção de que os responsáveis da Zona do Euro e da UE não teriam dificuldade em chegar a acordo que vai permitir Portugal receber empréstimos de 78 bilhões de euros.
O comissário europeu dos Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, também manifestou, no mesmo dia, a sua “confiança” em como a decisão será tomada. As dúvidas que pairavam sobre a aprovação do programa foram levantadas sexta-feira, depois de o parlamento da Finlândia ter aprovado o resgate a Portugal.
Os ministros das Finanças da Zona do Euro (17 países), em reunião extraordinária segunda-feira (16), estendida aos representantes da UE (Eurogrupo mais dez países), deverão chegar a um acordo político sobre a assistência a Portugal.
A assistência será dividida em partes iguais de 26 bilhões de euros pelo Fundo Europeu de Estabilização Financeira (Feef), Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (Meef) e Fundo Monetário Internacional (FMI), o que dá um total de 78 bilhões.
Para receber a assistência financeira, Portugal compromete-se a realizar um programa de três anos, de junho de 2011 até meados de 2014, que inclui reformas estruturais para assegurar um aumento do potencial de crescimento da economia, a criação de empregos e a melhoria da competitividade.
O programa inclui ainda uma estratégia de consolidação dos desequilíbrios das finanças públicas, que inclui a redução do déficit orçamentário para 3% do PIB português até 2013, e um regime de apoio ao sistema bancário até 12 bilhões de euros.
De acordo com Olli Rehn, a parte europeia do empréstimo deverá ser reembolsada a uma taxa de juros acima de 5,5%.
Na reunião desta segunda-feira, dedicada a Portugal, haverá uma avaliação das “sugestões” da Finlândia sobre o resgate, classificadas por Bruxelas como “construtivas”, que inclui a possibilidade de investidores privados participarem do programa de ajuda financeira. Na reunião do Eurogrupo será também discutida a possibilidade de uma ajuda adicional à Grécia para complementar o resgate de 110 bilhões de euros, concedido em 2010.
No encontro, estava inicialmente prevista a presença do diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, que foi preso em Nova York, no domingo (15) de madrugada, quando se preparava para viajar para Paris, acusado de agressão sexual.

Projetos de Athayde Nery - PPS -são destaques na Câmara Municipal nesta terça


Athayde Nery - PPS

O vereador Athayde Nery (PPS) deverá apresentar nesta terça-feira, dia 7,  durante sessão da Câmara Municipal, os projetos-de-lei que propõem a criação do IPTU Social, Pacote Verde e do movimento Promessa é Dívida.

Os projetos, de cunho social e de responsabilidade socioambiental, visam mudanças na base de cálculo do IPTU em Campo Grande, a defesa do meio ambiente (com a implantação de projetos de sustentabilidade,) e a oficialização das promessas de campanha em um plano de governo dos candidatos às próximas eleições.

IPTU Social
O projeto do IPTU Social, como destaca o vereador, tem por objetivo dar ao cálculo do imposto e à sua aplicação “uma visão mais humanitária”. Na avaliação de Athayde Nery, o valor do IPTU em Campo Grande não pode levar em consideração apenas o valor venal do imóvel. “Precisamos analisar também o valor social do imposto. O salário do trabalhador não sobe à mesma proporção que o imóvel é valorizado quando o bairro onde ele está localizado recebe melhorias”, ressalta Athayde. Com o IPTU Social, proprietários de apenas um imóvel na capital passariam a ter o valor do imposto calculado também sobre a renda familiar e o reajuste do salário mínimo.

Pacote Verde
Três grandes projetos devem direcionar a apresentação do Pacote Verde, que será destacado na sessão desta terça-feira pelo vereador. Um deles institui a reciclagem dos restos de construções e demolições, para o reaproveitamento em obras de infraestrutura do município. Outro projeto é o que trata da instalação de sistemas de aquecimento alternativos em novas construções (públicas e privadas), residenciais ou comerciais.

A proposta é estabelecer que em construções de casas populares, por exemplo, um percentual dos imóveis seja suprido com fontes de energia alternativas, como gás ou aquecedores solares.O mesmo critério seria aplicado para imóveis particulares, com metragens específicas de construção. “Desta forma estaremos aproveitando melhor uma das grandes riquezas de nossa região (o sol), reduzindo custos e contribuindo para o meio ambiente”, ressalta Athayde. O terceiro projeto de destaque do Pacote Verde é o que trata da implantação do “Programa Municipal de Apoio ao Turismo Rural nos Assentamentos”.

A proposta visa criar alternativas de renda para os assentamentos rurais da região, permitindo que estes se tornem atrativos turísticos, com infraestrutura para receber os turistas e treinamento dos assentados, oferecendo novas alternativas de renda. O Pacote Verde ainda inclui projetos como o da implantação do “Parque Natural Águas de Santa Maria”, no sítio Santa Maria; a instituição da Semana da Árvore, com a “Festa Anual da Árvore”; a implantação de coletores de lixo nas feiras livres da capital, facilitando a limpeza nas ruas onde essas feiras acontecem; e melhorias e ampliação da rede de esgoto.

Promessa é Dívida
O movimento “Promessa é Divida”, lançado pelo vereador em abril deste ano, tem com meta fortalecer a democracia na capital. A proposta é oficializar, através de documento assinado pelos candidatos e registrado na Câmara de Vereadores, as promessas de campanha feitas pelos futuros postulantes a um cargo público. “Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje é a demagogia, as promessas estapafúrdias, que visam ludibriar a população, sobretudo a mais carente. Com a lei e a cobrança da comunidade, os candidatos serão obrigados a estabelecer projetos de governo realizáveis”.

Pela proposta, os candidatos terão até 30 dias, após a oficialização da candidatura, para apresentarem e registrarem seus planos de governo. Em São Paulo, a Câmara Municipal aprovou projeto semelhante que estabelecia até 90 dias após a posse para o candidato apresentar um plano detalhado de governo. A diferença do projeto do vereador pepessista é que o projeto terá de ser apresentado e registrado pelo candidato, no início da campanha.

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"