notícias do Brasil e do Mundo

DRTV - RADIO ON LINE AO VIVO

Para pedir sua musica no xat ao vivo acesse: DRTV - RADIO ONLINE - Direção e Apresentação: Dj Dirceu e Rosangela Matos - Jornalista MTB 54903/SP
Um oferecimento de Revista Champagne News
Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Você sabe o que é Mobbing? Câmara Municipal discute o assunto

fonte: unieducar.org.br
Relacionamento hostil e inadequado no ambiente de trabalho, praticado diretamente, de forma sistemática poderá ser combatido por meio do Programa de Esclarecimento, Conscientização e Combate ao “Mobbing”.


[Mobbing, assédio moral ou terror psicológico no trabalho são sinônimos destinados a definir a violência pessoal, moral e psicológica, vertical, horizontal ou ascendente no ambiente de trabalho. O termo "mobbing" foi empregado pela primeira vez pelo etiologista Heinz Lorenz, ao definir o comportamento de certos animais que, circundando ameaçadoramente outro membro do grupo, provocam sua fuga por medo de um ataque.]

O Projeto de Lei, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), está em tramitação na Casa de Leis e visa promover palestras, conferências, campanhas e demais atividades que venham prover atendimento, exames, orientações para esclarecimentos dos casos de “mobbing”, bem como a confecção de cartilhas e folders orientando e esclarecendo dúvidas gerais que possam ocorrer, para promover a defesa dos direitos humanos.

A proposta garante também a veinculação de campanhas publicitárias institucionais junto aos meios de comunicação a fim de divulgar a semana municipal de esclarecimento, conscientização e combate ao “mobbing”.

“O mobbing, termo usado para casos de assédio moral, que na maioria das vezes acontece de forma velada, causa revolta, mágoa, depressão, dificuldade no ambiente de trabalho que, além de comprometer a saúde física e mental da pessoa que passa por esse probelam, podendo levar à incapacidade física e por vezes, até ao suicídio”, explicou Paulo Siufi.

Estudos recentes da Organização Internacional do Trabalho- OIT e da Organização Mundial da Saúde, realizados em países desenvolvidos, asseguram que, provavelmente, o assédio moral poderá se converter no principal problema do mundo globalizado, caracterizado como o “mal estar na globalização”, podendo desencadear ondas de depressão, angústia e outros danos psíquicos em expressivos segmentos de trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"