JORNAL CIDADE EM FOCO: 3 de jun. de 2011

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 3 de junho de 2011

EUA - Latinos são maioria em 28 grandes cidades dos EUA

Ross D. Franklin/23.03/2011/AP
Imigrantes como Luis Arellano, que saiu do México para viver nos Estados Unidos, modelam a cara do país; há cada vez mais latinos nos EUA, e a tendência é que esse grupo cresça nas próximas décadas


Os latinos representam mais de metade da população de 28 cidades americanas com mais de 100 mil habitantes, todas localizadas nos estados da Califórnia, Texas, Flórida, e Nova Jersey. Os números foram divulgados nesta terça-feira (1º) por estatísticos do Escritório do Censo em entrevista coletiva telefônica dedicada a analisar os últimos dados demográficos sobre a população latina, que cresceu na última década quatro vezes mais que a do conjunto do país.
Embora o número de hispânicos tenha aumentado em todo o país desde 2000, o contingente segue concentrado em três Estados: Califórnia (27,8%), Texas (18,7%) e Flórida (8,4%). No leste de Los Angeles (Califórnia), 97% da população é latina, uma percentagem só superada em Porto Rico, onde 99% dos cidadãos são hispânicos.
Os latinos já representam 70% ou mais da população em 13 cidades dos Estados Unidos, a maioria delas localizadas na Califórnia e no Texas. Há ainda Miami (Flórida), com 70% de hispânicos.
Quem são eles
O Escritório do Censo utiliza os termos "latino" e "hispânico" indistintamente para referir-se aos cidadãos residentes nos EUA que ao responder as perguntas do Censo se definiram como "de origem latina, hispânica ou espanhola". Desta maneira, os dados demográficos sobre a população latina se baseiam na origem com o qual uma pessoa se identifica, e não com seu lugar de nascimento.
O censo indica que os mexicanos, o grupo latino com maior presença nos EUA, vivem sobretudo na Califórnia (11.423.146), Texas (7.951.193), Arizona (1.657.668), Illinois (1.602.403) e Colorado (757.181).
O segundo maior contingente é o de porto-riquenhos, localizados majoritariamente em Nova York (1.070.558), Flórida (847.550), Nova Jersey (434.092), Pensilvânia (366.082), e Massachusetts (266.125).
Os cubanos, a terceira maior comunidade latina dos EUA, continuam concentrados na Flórida (1.213.438), embora estejam presentes também em estados como Califórnia, Nova Jersey, Nova York e Texas.
As outras três comunidades de origem hispânica que ultrapassam 1 milhão de pessoas nos EUA são a salvadorenha (1,6 milhão), a dominicana (1,4 milhão) e a guatemalteca (1 milhão).
O número de latinos dos EUA cresceu 43% na última década, quatro vezes mais que o conjunto da população do país, que aumentou 9,7%. Entre 2000 e 2010, a população total dos EUA cresceu 27,3 milhões de pessoas, sendo 15,2 milhões relativos ao contingente hispânico.



fonte: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/latinos-sao-maioria-em-28-grandes-cidades-dos-eua-20110601.html

Rússia - Explosões em arsenal militar russo provocam morte de duas pessoas ‘por susto’

Cerca de 30 mil moradores tiveram que deixar seus lares; 18 pessoas foram hospitalizadas

NTV/03.06.2011/AFP
Canal de televisão russo mostra fogo e colunas de fumaça elevando-se acima de um depósito de armas em Udmúrtia (veja vídeo abaixo)

Um incêndio e uma posterior série de explosões em um arsenal militar na república russa de Udmúrtia provocaram a morte de pelo menos duas pessoas e fizeram com que cerca de 30 mil moradores da região tivessem que deixar seus lares, informou o Ministério de Defesa da Rússia.
O ministro da Saúde de Udmúrtia, Vladimir Muzlov, informou que um homem, supostamente de 75 anos, morreu por ataque cardíaco quando estava perto do local das explosões.
- A outra vítima, uma mulher de 70 anos, morreu por infarto agudo de miocárdio provocado pelo medo.
As autoridades locais informaram também que 18 pessoas foram hospitalizadas, entre elas 11 por estresse, e as outras sete por ferimentos leves.
Chamas continuam, mas intensidade diminui
Além disso, funcionários do governo local relataram que houve diminuição da intensidade das explosões no arsenal, embora os bombeiros continuassem combatendo as chamas nesta sexta-feira (3) no depósito.
Lá se abrigava mais de 10 mil toneladas de munição, declarou à agência de notícias russa Interfax o coronel Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa.
- Os fragmentos dos projéteis que explodem por causa de fogo não caem fora de perímetro do território do arsenal.
Já segundo um comunicado do departamento local do Ministério da Rússia para Situações de Emergência, o incêndio no arsenal não representa uma ameaça para Izhevsk, capital da Udmúrtia e que fica a 1.200 km de Moscou, nem para outras cidades próximas ao local do acidente.
Explosões podem ter começado com ponta de cigarro
Fontes policiais citadas pela agência Interfax indicaram a possibilidade de que o incêndio no arsenal tenha sido provocado por uma ponta de cigarro.
O acidente provocou também o fechamento da rodovia federal que liga Izhevsk à capital russa. Segundo a polícia, especialistas do Ministério da Defesa estimam que as explosões no arsenal continuem por mais dois dias.
O incêndio de hoje é o segundo em um arsenal militar russo nos últimos oito dias: em 26 de maio, um acidente similar também forçou a saída de milhares de pessoas em Bashkiria, outra república na região central da Rússia.




    Homem é preso tentando roubar vasos de bronze em cemitério da Consolação

    Funcionários do local avistaram o suspeito na madrugada desta sexta-feira

    Hélio Torchi/AE
    Homem foi preso após polícia ficar de campana no cemitério, uma vez que já tinha recebido chamados sobre os roubos

    Um homem foi preso tentando roubar vasos de bronze no cemitério da Consolação, na região central de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (3).

    Segundo os funcionários do cemitério, os ornamentos são usados para colocar flores e ficam expostos em cima dos túmulos.

    A Polícia Militar ficou de campana no cemitério, uma vez que já tinha recebido vários chamados sobre roubo de vasos no cemitério. A ocorrência foi registrada no 4º DP (Distrito Policial).

    Ronaldo Esper
    Em 2007, o estilista Ronaldo Esper foi detido em flagrante no cemitério do Araçá, em Pinheiros, na zona oeste, tentando furtar dois vasos. Funcionários do cemitério testemunharam a ação. Quando ele foi abordado pelo administrador do local, afirmou que o túmulo era de uma tia, mas Esper não conseguiu confirmar o parentesco.



    fonte:http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/homem-e-preso-tentando-roubar-vasos-de-bronze-em-cemiterio-da-zona-oeste-20110603.html

    Goleiro Bruno pediu a Nem da Rocinha para matar juíza e delegado, diz preso


    O traficante Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, integrante de um grupo criminoso carioca e foragido da polícia do Rio, seria o homem indicado ao goleiro Bruno Fernandes para matar a juíza do Tribunal do Júri da comarca de Contagem, Marixa Fabiane Rodrigues. A denúncia é investigada pela Polícia Civil e surgiu quando a Justiça de Contagem (MG) ouviu o presidiário Jaílson Alves de Oliveira.




    Em depoimento, ele alegou ter ouvido as ameaças em confissões do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, de quem era companheiro de cela na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria. O jornal Hoje em Dia teve acesso à declaração.
    O detento afirmou que os acertos de Bola e Bruno são intermediados pela família do goleiro e uma dentista do Rio de Janeiro, apontada como sua noiva, que vem visitá-lo.
    - A dentista conversa com o traficante, pois Bruno tem essa força no Rio de Janeiro.
    Quem também estaria na suposta lista de Bruno são o delegado Édson Moreira, chefe do Departamento de Homicídios, o deputado estadual Durval Ângelo (PT) e o advogado José Arteiro Cavalcante, defensor dos interesses da família de Eliza Samudio. A modelo está desaparecida desde junho do ano passado e teria sido assassinada a mando do jogador Bruno Fernandes das Dores Souza.
    A juíza de Contagem é protegida com escolta. O delegado Édson Moreira, o advogado José Arteiro e o deputado Durval Ângelo admitiram que as ameaças devem ser levadas a sério, mas se recusaram a falar sobre como estão se protegendo.
    Bola ainda teria afirmado que dois homens que testemunharam apontando-o como autor de um homicídio contra um carcereiro da Polícia Civil, também estão na mira para serem mortos por vingança.
    O detento afirmou que ao fazer essas revelações Bola também teria confessado participação no assassinato de Eliza Samudio.
    Outra revelação do presidiário foi que Bruno teria feito um planejamento no qual, se condenado, "iria fingir estar doente para que, ao ser retirado da prisão, ser resgatado quando estivesse a caminho do médico".
    Ao longo das declarações que prestou à Justiça, em sigilo, Jailson disse que o desejo de vingança arquitetado por Bola seria colocado em prática em caso de condenação aplicada contra ele e Bruno.
    "Cinzas no rio"
    Nas confissões que fez para o companheiro de cela na Nelson Hungria, Bola afirmou, ao assistir a uma reportagem em uma emissora de televisão sobre o paradeiro de Eliza Samudio, que a mulher não poderia ser localizada porque "só se os peixes falassem, pois matou-a, queimou-a no pneu, e jogou as cinzas no rio".
    O Tribunal do Júri do Estado negou na quinta-feira (2), novamente, liberdade ao réu Luiz Henrique Romão, conhecido como Romão, que figura nos autos do processo como um dos suspeitos de envolvimento no desaparecimento e suposta morte de Eliza Samudio.
    Veja vídeo sobre o pai de Eliza Samudio:


    Denúncias contra Bruno são factoide, diz advogado


    Defensor de goleiro afirma que representou na OAB contra suposto autor da denúncia

    Lucas Prates/17.12.10/Jornal Hoje em Dia
    O goleiro Bruno Fernandes
    O advogado que representa o goleiro Bruno Fernandes, Claudio Dalledone, qualificou nesta sexta-feira (3) como “factoide” a denúncia feita por um presidiário contra seu cliente. Dalledone diz ter entrado com uma representação contra o advogado Francisco Ângelo Carbone Sobrinho, que representa o autor da denúncia, o presidiário Jaílson Alves de Oliveira.

    – É um factoide criado por pessoas mal-intencionadas. Inclusive já pedi instauração de inquérito policial e investigação da OAB nesse caso.

    O traficante Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, integrante de um grupo criminoso carioca e foragido da polícia do Rio, seria o homem indicado ao goleiro Bruno para matar a juíza do Tribunal do Júri da comarca de Contagem, Marixa Fabiane Rodrigues. A denúncia é investigada pela Polícia Civil e surgiu quando a Justiça de Contagem (MG) ouviu Oliveira.

    Em depoimento, ele alegou ter ouvido as ameaças em confissões do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, de quem era companheiro de cela na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria.

    Segundo Dalledone, o advogado de Jaílson já trabalhou na defesa de Bruno e é um dos autores da tese de que Eliza está viva. De acordo com o representante do goleiro Bruno, esse advogado foi destituído de sua função “por ser um inábil tecnicamente”.

    – Por agir de forma temerária, ele se bandeou para o lado da acusação.

    Dalledone qualifica a atitude do advogado de Jaílson como “criminosa”. Para ele, o defensor do denunciante incorreu em infração ética e crime de patrocínio infiel (quando um advogado usa informações de seu cliente de forma que o prejudique).

    Oliveira afirmou que os acertos de Bola e Bruno são intermediados pela família do goleiro e uma dentista do Rio de Janeiro, apontada como sua noiva, que vem visitá-lo. Dalledone, que também representa a dentista, disse estar disposto a fornecer qualquer documento para provar que as denúncias são mentirosas.

    Outro lado
    Carbone diz que seu cliente está correndo risco de morte. Entre as pessoas que correm risco de morte, segundo Carbone, seu cliente seria a mais vulnerável. A respeito das representações de Dalledone, Carbone afirma que são "um direito dele".

    – Estou em busca da Justiça e da verdade real. Tudo o que ele [Dalledone] está dizendo é uma forma de defender o Bruno para tentar impedir que ele seja punido pelos crimes que praticaram.



    Inglês procurado pela polícia internacional é preso em São Paulo

    Ele estaria envolvido na apreensão de 351 kg de cocaína no Caribe

    A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (3), um inglês que constava na lista de  pessoas procuradas pela Interpol (polícia internacional). O pedido de extradição foi feito pelo governo da França. Ele é acusado de envolvimento com uma apreensão de 351 Kg de cocaína na ilha francesa de Martinica, no Caribe, no início de 2010.

    O homem foi preso no endereço onde morava e trabalhava como empresário, na zona sul da cidade de São Paulo. De acordo com a polícia, ele morou por mais de dez anos no Brasil, tendo dois filhos brasileiros. No entanto, por ter se ausentado do país por mais de dois anos, perdeu sua condição de permanente.

    Ele residia em São Paulo desde fevereiro de 2010 e tentava restabelecer a condição de estrangeiro com residência no Brasil.

    O estrangeiro permanecerá preso enquanto aguarda o processo de extradição que tramita no Supremo Tribunal Federal.

    Netinho (PC do B) mais dois vereadores são acusados de quebra de decoro

    Câmara Municipal vai decidir na próxima terça se cassa o mandato dos parlamentares

    Netinho de Paula - PC do B
    imagem:camara.sp.gov.br
     Antonio Goulart - PMDB
    imagem:maisgoias.com.br
    Ushitaro Kamia - DEM
    imagem:band.com.br

    A Câmara Municipal de São Paulo vai decidir na próxima terça-feira (7) se abre processo para cassar ou suspender o mandato de três vereadores acusados de quebra de decoro parlamentar. A Corregedoria do Legislativo paulistano acusa Netinho de Paula (PCdoB), Antonio Goulart (PMDB) e Ushitaro Kamia (DEM) de má gestão no uso do dinheiro público.
     É a primeira vez em 12 anos que isso acontece. O último processo de cassação na Câmara tramitou em 1999, quando foi descoberto o esquema de propinas da Máfia dos Fiscais.
     As acusações desta vez envolvem má gestão de dinheiro público. Suspeito de usar notas frias para justificar gastos de gabinete, em caso revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo em abril de 2010, Netinho teve pena de 30 a 90 dias de suspensão do mandato indicada pelo relator de sua investigação na Corregedoria, o vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR). Mas a pena pode ser agravada e levar a pedido de cassação, caso o plenário aceite pedido de abertura de processo contra o parlamentar.
     "Durante a instrução do processo, a pena pode ser agravada", Segundo o corregedor-geral, Marco Aurélio Cunha (sem partido), durante a instrução do processo, a pena pode ser agravada. O advogado de Netinho, Arthur Mathias, descartou a possibilidade.
    - O vereador não poderá de forma alguma ter a pena de cassação.
    Integrante da Corregedoria, o vereador José Américo (PT) considera que há evidências para cassar os três parlamentares.
    - As provas são muito fortes.
    No relatório que investigou a contratação da gráfica da mulher de Goulart - vice-presidente da Casa - por seu gabinete, o relator Wadih Mutran (PP) indica que a pena de perda de mandato pode ser aplicada. O caso também foi revelado pelo jornal, em janeiro. Procurado, Goulart não respondeu às ligações da reportagem.
    Kamia é acusado de desviar donativos da Defesa Civil Municipal que seriam enviados para as vítimas das chuvas em São Paulo e Rio para uma ONG da zona norte, ligada a seu mandato. Ele teve o pedido de cassação referendado pelo vereador Celso Jatene (PTB), relator da investigação. Em sua defesa, Kamia reclama que não teve direito de se defender no processo. Ele também nega ter exercido influência para desviar recursos da Defesa Civil.
    São necessários votos de 28 dos 55 vereadores para cada caso ser admitido como um processo. Nos bastidores do Legislativo municipal, a base governista do prefeito Gilberto Kassab (sem partido), hoje formada por 32 dos 55 vereadores, já se articula e promete entrar em cena para tentar blindar os três acusados e impedir que a representação na Corregedoria seja aberta.

    Dilma lança pacote de obras de R$ 678 milhões para região serrana

    Dinheiro vai para construção de casas, contenção de encostas e pontes

    Dilma visitou a região serrana na semana em que ocorreu a tragédia que resultou em cerca de 900 mort

    A presidente Dilma Rousseff lança no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (3) um pacote de R$ 678 milhões de investimentos para região serrana. As chuvas de janeiro destruíram sete cidades. O dinheiro deverá ser usado na construção de 6.840 casas populares, além de 37 obras de contenção de encostas e recuperação e reconstrução de 69 pontes. 

    Também serão construídas 163 unidades comerciais, de acordo com o anúncio do governo do Estado do Rio. Dilma está no Rio nesta sexta e anuncia nesta tarde o pacote no Palácio da Guanabara.

    As casas doadas, 5.840 do programa Minha Casa, Minha Vida e mil doadas por empresários, terão dois quartos, cozinha, área de serviço e varanda.

    As cidades beneficiadas serão Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Bom Jardim e Areal.
    Tragédia das chuvas 
    Um forte temporal atingiu a região serrana do Estado do Rio de Janeiro entre a noite de 11 de janeiro e a manhã do dia seguinte. Choveu em 24 horas o esperado para o mês inteiro e o resultado foi a maior tragédia climática registrada no país, segundo especialistas de várias áreas.
    Deslizamentos de terra e enchentes mataram mais de 900 pessoas e deixaram quase 400 desaparecidas. Cerca de 30 mil sobreviventes ficaram desalojados ou desabrigados. Escolas, ginásios esportivos e igrejas viraram abrigos. Hospitais ficaram cheios de feridos na primeira semana, estando a maioria já recuperada. Cerca de 15 dias depois da catástrofe, doenças como leptospirose (provocada pelo contato com a urina de rato) começaram a assolar a população. Autoridades então passaram a monitorar casos confirmados e pacientes suspeitos, além de educar o povo em relação à prevenção.

    As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Areal foram as mais afetadas e decretaram estado de calamidade pública. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados durante alguns dias.
    As três esferas de governo se uniram para ajudar as vítimas e reconstruir as cidades. No dia 14 de janeiro, a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. No dia 27 do mesmo mês, a presidente esteve no Rio e anunciou a entrega de 8.000 casas para desabrigados.
    A ajuda também veio através de doações. Pessoas de diversos estados e países se comoveram com a tragédia e enviaram principalmente dinheiro, roupas, alimentos, remédios, água e colchões. Em fevereiro, as maiores necessidades, de acordo com as prefeituras dos municípios afetados, são material de limpeza, material de higiene pessoal e material descartável (como copos e fraldas).
    Os animais que perderam seus donos e conseguiram sobreviver não foram esquecidos pela corrente de solidariedade. Entidades de defesa dos animais e pet shops organizaram feira de adoções. Centenas de cães e gatos ganharam novos lares e há até fila de espera de pessoas interessadas em cuidar dos bichinhos.

    Forum Publicado: 24/Fev/2011 15:43 GMT: Quais serão as consequências da crise na Líbia?


    Na Líbia, o líder Muamar Khadafi tem resistido aos protestos populares e tenta se manter no poder a todo custo, apesar da pressão crescente feita pela oposição.

    Segundo relatos de organizações de defesa de direitos humanos, os confrontos entre manifestantes e as forças leais ao governo já deixaram mais de 300 mortos.

    O agravamento da crise ameaça mergulhar o país numa guerra civil e alastrar ainda mais a convulsão por que passa o mundo árabe.

    Os principais líderes ocidentais recebem com bons olhos uma possível derrubada do coronel Khadafi. Mas, analistas preveem que a continuação dos confrontos no país pode ter sérias consequências para a economia mundial e agravar ainda mais a instabilidade no Oriente Médio.

    A Líbia possui cerca de 2 porcento das reservas mundiais de petróleo e o país é um dos grandes fornecedores do produto para a Itália.

    Você tem acompanhado os desdobramentos da crise na Líbia? Como vê uma possível solução para o conflito?
    Publicado: 24/Fev/2011 15:43 GMT
    COMENTÁRIOS: 
    Enviado: 25/Mai/2011 17:44 GMT
    Quanto à Líbia eu não sei de nada.
    Agora sobre Osama Binladen, esse eu asseguro que foi capturado e esta sendo, neste momento, barbaramente torturado por seus algozes, em uma de suas prisões secretas, onde arrancarão de forma cruel e devastadora, as informações que precisam sobre a rede terrorista que ele pertencia; depois sim, ele será executado sumariamente. É assim que os EUA procedem e trabalham.
    JOTA YEDO ARACAJU-SE 


    Enviado: 24/Mai/2011 11:06 GMT
    O que estamos observando é uma grande chacina. Apesar de eu ser leitor da BBC não posso negar que essa instituição jornalística apenas representa os interesses do grande capital. Por diversas vezes eu tive meu comentário não postado aqui e não sei se o terei. A legislação internacional é quebrada ponto a ponto após os países ocidentais massacrarem a Líbia. Já que internamente o governo é forte o suficiente pra se auto-sustentar. O povo líbio é armado e pq não se volta contra seu ditador?
    Thander Alagoinhas 

    Enviado: 22/Mai/2011 12:29 GMT
    Acho que agora a pergunta em questão seria, "quais as consequências da crise na Síria?" O governo de outro ditador está trilhando o mesmo caminho percorrido pelo ditador líbio e nada está sendo feito para tentar parar outro genocídio. O que foi? Acabou o gás da ONU ou se pode salvar a um de cada vez? O mundo assiste estarrecido a mais esta atuação política da ONU. Os sírios também fazem parte da mesma espécie que os líbios, fazem parte da mesma espécie humana.
    Brasilino Brasa Brasil 
    Enviado: 19/Mai/2011 11:16 GMT
    Ñ tenho memória fraca. Até onde sei a Al inteira foi uma ditadura por décadas e ainda há resquícios desse período q resiste bravamente até hoje. A diferença das ditaduras arábes, q são/foram protegidas também pelos USA, a "desculpa" é a instabilidade de uma área rica em petróleo entregue em mãos de fanáticos, diferentemente da AL, q teve ajuda dos US p/ impedir o comunismo, tanto quanto nos países africanos. Lá, como cá, é mais um "déjá-vu". Ainda bem q os árabes estão acordando e reagindo!!!
    Cecy Vienna 

    Enviado: 19/Mai/2011 10:34 GMT
    A solução encontrada é essa mesma: dizimar o clã. É essa a linguagem que o Ocidente gentilmente está usando por entender que é esse o discurso que MG entende. Espera-se que a estabilização do país aconteça, ainda que fique entregue nas mãos dos fundamentalistas de plantão que estão à espreita esperando por esse momento. MG sabe muito bem disso. Por isso que está fazendo a mesma coisa que Saddham Hussein, sem contar assim como SH, que será capturado vivo/morto. E este nem no mar será sepultado.
    Cecy Vienna 

    Enviado: 19/Mai/2011 10:24 GMT
    Todo os psicopatas agem s/ se dá conta do estrago e nas perdas d vidas humanas. Eles ñ tem sentimentos e ñ medem as conseqüências dos seus atos. Depois q MG., indenizou os inglêses no atentado na queda do avião abatido... Fiquei c/ a ligeira impressão d q finalmente ele tinha tido uma tomada de consciência d q era preciso se enquadrar à linguagem do Ocidente. Mas, parece q foi "coisa p/ inglês ver": faz "bonito" fora do próprio país, mas exacra e esfola o seu próprio povo. Igualzinho no Brasil!!
    Cecy Vienna 
    Enviado: 19/Mai/2011 10:08 GMT
    A dificuldade d MG d "largar o osso", reside no fato de q os países arábes, se acostumaram a idéia d centralização do poder hereditário, ciclo esse quebrado, qdo um do mesmo clã é assassinado.Todo tipo de opressão sempre foi perpetuado nas grandes ditaduras arábes: escravidão adulta, restrição à Educação para as mulheres, sobretudo nos regimes + fundamentalistas islâmicos, escravidão infantil, escravidão e exploração-sexual das imigrantes asiáticas. A lista é longa. Largar o "poder" para quê?
    Cecy Vienna 

    Enviado: 18/Mai/2011 22:21 GMT
    por mim a situação da libia devia ser feita uma análise muito profunda em relação a oqui os supostos mifetasntes estão a revendicar. porque me parece que axite um grupo de pessoas que está por trás de tudo aquilo deixando os nativos daquele país... e que por sua vés quando veem um país subdensevolvido a emergir fazem de tudo para o mesmo continue pobre, assim sendo percebo que em áfrica particularmente não exite nada de união áfricana. condeno e actitude da Nato Tribunal penal internacional
    deocleciano maputo 

    Enviado: 17/Mai/2011 7:42 GMT
    Todos os países daquela região foram criados e repartidos entre os aliados que ajudaram vencer a segunda guerra e todos que governam aquelas nações, em nada se diferem de Kahadafi.

    Essa ingerencia da Europa e dos americanos, no conflito interno da Libia não surtirá nenhum efeito positivo.

    Pra entender o porquê é preciso conhecer a história, a cultura e os entraves tribais que flagelam toda aquela região.

    Kahadafi não é melhor nem pior q os outros ditadores de lá, mas mantinha a ordem.
    Mário Celso de Moraes São Paulo Brasil

    Enviado: 6/Mai/2011 21:21 GMT
    Se as grandes potençias não realizarem uma ação que exige a situação da Libia, como mandar tropas por exemplo, as consequençias serão essas que já estamos vendo, só que muitos mais mortos no futuro.
    Anderson Oliveira Belém - Pa 
    Recomendado por 0 pessoas


    Enviado: 1/Mai/2011 23:59 GMT
    Mais uma vez, vemos o EUA mais os paises da Europa tentando saquear um povo, talvez veremos escravos libios sendo vendidos, como foram os negros africanos na época das grandes invasões, só que desta vez com a permissão da ONU, e a mão armada da OTAN, eles irão conseguir ressuscitar a profissão de traficante de escravos, que estava em baixa
    Carlos Henrique da Silva Vila Velha 
    Enviado: 22/Abr/2011 20:45 GMT
    Mais um ditadorzinho começa mostrar que não merece outro destino que não seja um julgamento sumário pelo assassinato de seu povo. Agora é a Siria que pede intervenção, isso já era mais do que esperado e precisa da resposta imediata da ONU.
    Brasilin Braga Brasil 

    Enviado: 21/Abr/2011 13:21 GMT
    A maioria destas tipificações, nestes países, preferem a informalidade política e econômica, o que se coaduna mais com as violações dos direitos humanos sociais e geopolíticos. Na íntegra, a dos interesses mais globalizados, ou seja, com acordos multilaterais mais responsáveis e a pressão sobre o desenvolvimento quantitativo sendo cobrado e do maior compromisso com a qualidade quantificável e sustentável, tende-se a tentar-se a desfragmentação política-econômica e ou manter-se c/ desenv. divers.
    dimitry 

    Enviado: 13/Abr/2011 20:50 GMT
    O ocidente escolheu um lado no conflito da Libia. Na ultima vez que isto aconteceu eles escolheram o Talibã, para apoiar contra os Russos. Lembram do que aconteceu depois, tiveram que invadir o Afeganistão para tirar o Talibã. Ou será que o objetivo é este mesmo guerra e mais guerra.
    Cléverson Goiânia 
    Recomendado por 0 pessoas


    Enviado: 13/Abr/2011 18:48 GMT
    Haja o que houver, sobre o que sobrar, venha o que vier , será melhor do que esse ditadorzinho exótico. Nós, cidadãos do século XXI , do planeta terra, não podemos mais aceitar esse tipo de gentalha , esses tipos bizarros e exóticos se achando o dono do país. Enforcaram o do Iraque , deram um chute no trazeiro no do Egito e agora esperamos um final feliz para o povo da Líbia , do Irã e da Venezuela. Viva a civilização ocidental , esse é o jeito livre de se viver. Morte aos ditadores fajutos!
    Cristiano Fortaleza 

    Veja também

    Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

    SEGUIDORES ILUSTRES

    Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

    O que não te destrói, te fortalece.



    Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
    Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

    Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

    Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

    Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

    Visitantes

    Mural de Recados

    "este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"