São Paulo tem recorde de frio nesta segunda-feira.
Uma massa de ar frio que tomou conta de boa parte do Centro-Sul do Brasil derrubou as temperaturas em São Paulo. Na manhã desta segunda-feira (16), os termômetros da estação do mirante de Santana, na zona norte, marcaram mínima de 12,5ºC, registrando a madrugada mais fria do ano e a menor temperatura desde o dia 21 de outubro de 2010, quando a mínima foi de 12°C. Mais cedo o Inmet já havia apontado que o frio tinha sido intenso, quando a estação automática marcou 12,7°C, igual ao recorde de frio que tinha sido registrado no dia 4 deste mês.
As estações automáticas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), no entanto, registraram temperaturas ainda menores na região do Tremembé, com 11,4ºC, e na região do Parelheiros, com 12,3ºC.
De acordo com os meteorologistas da Somar, as áreas de instabilidade que provocaram chuvas neste domingo já perderam força e a previsão para esta segunda-feira é de apenas garoa na capital.
O sol aparece em alguns momentos, mas a nebulosidade e os ventos mantém as temperaturas baixas ao longo do dia, com máxima prevista de apenas 21°C. Nos próximos dias o sol predomina na Grande São Paulo, mas as temperaturas continuam baixas, com mínimas de 12°C e máximas entre 20°C e 23°C.
Sudeste
No Sudeste, há risco de pancadas fortes de chuva entre o Vale do Paraíba e o litoral do Rio de Janeiro. Nas demais áreas do Rio, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e boa parte do Espírito Santo ocorrem chuvas leves.
No interior e no oeste de São Paulo e na maior parte de Minas Gerais, o tempo fica seco e com predomínio do sol. Aos poucos, a massa de ar frio também avança pela região. As temperaturas ficam baixas em São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Os meteorologistas alertam para a previsão de mar agitado na costa do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. O mar deve ficar bastante revolto, com ondas chegando a 2,3m de altura e há risco de ressaca. No fim de semana, a ressaca tomou conta de cerca de 90% das praias da orla das zonas sul e oeste do Rio e de Niterói. Duas mulheres e um homem morreram afogados na praia da Joatinga, na zona sul do Rio.
Sul
A massa de ar frio que atua sobre o Sul do país derrubou as temperaturas durante a madrugada em toda a região. Em Urubici, na serra catarinense, os termômetros marcaram 4,2°C, mas por conta dos ventos a sensação térmica chegou a -11°C.
Pancadas de chuva atingem o nordeste do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina e do Paraná, mas o tempo deve ficar firme na maior parte dos Estados do Sul.
Centro-Oeste
Hoje, o dia também será frio no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no sul do Mato Grosso. Na maior parte do Centro-Oeste, o tempo fica seco e são esperadas apenas pancadas bem isoladas no norte do Mato Grosso.
Norte-Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical e as ondas de leste provocam pancadas de chuva no Norte e em boa parte da costa do Nordeste. O tempo fica fechado e com chuva ao longo do dia no oeste, centro e norte do Amazonas, em Roraima e no norte do Pará. Há previsão de temporais em Boa Vista, Macapá, Fortaleza, São Luiz e Teresina.
Nessas duas regiões, o calor predomina e as máximas chegam a 36°C no leste do Pará e em Rondônia e aos 29°C na costa nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário