JORNAL CIDADE EM FOCO: Operação da PF contra desvios na saúde em 7 estados prende 42 pessoas

notícias do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Operação da PF contra desvios na saúde em 7 estados prende 42 pessoas

SÃO PAULO - A Polícia Federal prendeu 42 pessoas na manhã desta segunda-feira, durante a Operação Saúde, deflagrada para combater desvios no programa Farmácia Básica. Entre os presos, estão 12 secretários municipais (Fazenda, Finanças e principalmente da Saúde). As prisões ocorreram no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A operação, realizada conjuntamente com a Controladoria Geral da União, tem 64 mandados de prisão para serem cumpridos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Erechim/RS.

A investigação teve início em 2007, quando foram constatados desvios de verbas públicas destinadas pelo Governo Federal à compra de medicamentos para distribuição à população em situação de vulnerabilidade social, do Programa de Assistência Farmacêutica Básica.
Foram desbaratadas três organizações criminosas que concentravam sua atuação no pequeno município gaúcho de Barão de Cotegipe e mais de 15 empresas estabelecidas no ramo de distribuição de medicamentos.

A atuação dos criminosos se dava na fraude às licitações públicas, desviando as verbas destinadas à compra de medicamentos mediante falta de entrega da mercadoria licitada, entrega parcial ou entrega de produto diverso ou com data de vencimento muito próxima. A distribuição dos lucros gerados com as fraudes se dava entre as empresas e servidores públicos municipais envolvidos.
Em apuração inicial, constatou-se a movimentação de R$ 40 milhões em 2009 e de R$ 70 milhões, em verbas federais, em 2010, para apenas um dos grupos investigados.
Os detidos responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de Corrupção Ativa, Passiva, Fraude de Licitações, Formação de Quadrilha e Peculato, e possível lavagem de dinheiro.

fonte:
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/05/16/operacao-da-pf-contra-desvios-na-saude-em-7-estados-prende-42-pessoas-924469385.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"