JORNAL CIDADE EM FOCO: Greve dos professores em Duque de Caxias deixa quase 120 mil alunos fora da sala de aula

notícias do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Greve dos professores em Duque de Caxias deixa quase 120 mil alunos fora da sala de aula

Mais de 90% das escolas municipais de Duque de Caxias estão sem aulas


A greve dos professores na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, deixa mais de 120 mil alunos fora da sala de aula, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Sepe RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro).

Na sexta-feira (13), mais de 90% das escolas de Duque de Caxias estavam paradas e as que funcionavam mantinham apenas 20% de suas atividades, totalizando 176 colégios e conta ainda com a adesão de 6.000 professores.

A rede estadual, segundo o Sepe RJ, vai entrar em estado de greve no dia 07 de junho, com uma paralisação das atividades escolares por 24 horas. No mesmo dia, às 14h, uma assembleia no salão do clube municipal, na Tijuca, zona norte da capital fluminense, vai dar novo posicionamento ao movimento. 



Na quinta-feira (05), os profissionais de educação da rede municipal do Rio de Janeiro começaram uma greve de advertência de 48 horas (iniciada com conversações no dia 4 de maio), para exigir um reajuste emergencial de 26%, percentual resultante de parte das perdas salariais entre 2009 e 2010, o que vai apenas recompor parte dos prejuízos acumulados ao longo dos últimos dez anos.

- O reajuste emergencial de 26% é apenas para recompor parte das perdas dos últimos dez anos. Quando Cabral [governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral] assumiu, ele admitiu que a categoria perdeu 60% nos últimos dez anos. Mesmo assim, ao longo do governo dele, ele concedeu reajustes em duas ocasiões, de 12% e depois mais 4%. Estamos negociando agora para conseguir recuperar todas as perdas.

Nas 1.652 escolas que integram a rede estadual  há 70 mil profissionais e 1,245 milhão de alunos. Atualmente, um professor do Estado iniciante (nível 1) recebe um piso salarial de R$ 610,38; já um professor que trabalha 22 horas semanais, com 10 anos de rede (nível 3), recebe R$ 766,00.

fonte:http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/greve-dos-professores-em-duque-de-caxias-deixa-quase-120-mil-alunos-fora-da-sala-de-aula-20110516.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"