JORNAL CIDADE EM FOCO: Notícias de Portugal - Obama autorizou operação sem certeza de sucesso

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 10 de maio de 2011

Notícias de Portugal - Obama autorizou operação sem certeza de sucesso


DN GLOBO.pt
por Lusa
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu que a operação que matou Ben Laden teria tido "sérias consequências" se não tivesse sido bem sucedida e disse tê-la autorizado com "55 por cento de probabilidade de sucesso".
"No final do dia era uma realidade de 55 contra 45 por cento, ou seja, não podíamos saber com toda a certeza que Ussama ben Laden estava ali", explicou Barack Obama na sua primeira entrevista depois da morte do líder da Al-Qaida, há uma semana.
"Disseram-me que se tínhamos uma boa oportunidade - de senão derrotar completamente a Al-Qaida, pelo menos a inutilizar em grande parte -, então valia a pena correr riscos políticos e militares", assegurou o presidente norte-americano no programa "60 minutos" da televisão norte-americana CBS.
Ainda assim, Obama descreveu os momentos tensos vividos na Casa Branca durante os 40 minutos que durou o ataque ao complexo de Abbottabad, a 50 quilómetros da capital paquistanesa, onde Bin Laden se escondia, como os "mais longos da sua vida".
E explicou como foi o momento exato em que lhe comunicaram a morte do terrorista mais procurado do mundo: "Houve um momento antes das crianças se irem embora, antes de todos estarem novamente no helicóptero de volta à base, quando disseram que "Geronimo" (nome de código de Usama bin Laden) tinha sido morto", afirmou.
O presidente dos Estados Unidos informou ainda que a primeira vez que a sua equipa de segurança lhe comentou a possibilidade de levar a cabo a operação foi em agosto de 2010 e que nos últimos dois meses houve sucessivas reuniões para pôr o plano em marcha.
Obama sublinhou que, com a eliminação de Ben Laden, os Estados Unidos "enviaram um sinal a todos os que possam ter estado ligados a organizações terroristas que vão estar do lado dos perdedores".
O presidente norte-americano desvalorizou ainda as críticas à operação e à decisão de eliminar o líder da Al-Qaida: "Quem se questiona sobre se Ben Laden teve o que merecia, necessita de fazer um exame à cabeça", concluiu.


fonte: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1847760&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas&page=-1

Colaboração:
Contato do Jornal Cidade em Foco em Lisboa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"