JORNAL CIDADE EM FOCO: EUA querem interrogar logo mulheres de Bin Laden

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 10 de maio de 2011

EUA querem interrogar logo mulheres de Bin Laden

Três mulheres do líder terrorista estavam na casa quando ele foi morto pelos EUA


Do R7, com agências internacionais
Reprodução
Foto divulgada pelos EUA mostra documento de identificação de Amal al Sadah, a mulher mais jovem de Bin Laden



O governo dos Estados Unidos espera que o Paquistão permita o interrogatório em breve das mulheres detidas na casa onde Osama bin Laden foi morto, disse à agência France Presse nesta terça-feira (10) um funcionário do governo que pediu anonimato.
No entanto, autoridades importantes do governo paquistanês em Islamabad disseram nesta terça-feira (10) que nenhuma decisão foi tomada sobre o pedido dos EUA.





Quem são as mulheres de Bin Laden


Entre as três mulheres detidas na casa de Bin Laden em Abbottabad está Amal al Sadah. Inicialmente, Amal foi dada como morta na operação, mas depois ficou esclarecido que ela havia levado um tiro na perna.
Nascida no Iêmen, ela tem hoje 27 anos e é a mulher mais jovem do líder terrorista. Eles se casaram em 2000, quando Amal tinha 17 anos. Segundo a rede CNN, ela teve uma filha com Bin Laden, Safia, que nasceu pouco antes dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. A menina disse às autoridades paquistanesas ter visto o pai ser morto a tiros.
Ainda de acordo com a CNN, a segunda mulher que estava no complexo invadido pelas forças americanas há uma semana era Khairiah Sabar, conhecida como “Um Hamza” por ser a mãe do filho de Bin Laden, Hamza.
Ela nasceu na Arábia Saudita e se casou com o líder da Al Qaeda em 1985. Khairiah fugiu com Bin Laden para o Afeganistão depois do 11 de Setembro.
A terceira mulher é Siham Sabar, conhecida como “Um Khalid” por ser a mãe de outro filho do terrorista, Khalid, morto na operação.
Ela também tem nacionalidade saudita e fugiu com Bin Laden depois do 11 de Setembro.
Mulheres podem dar poucas informações
Segundo a CNN, as autoridades paquistanesas afirmam que só permitirão acesso dos americanos às mulheres se os países de origem delas – Iêmen e Arábia Saudita – autorizarem o interrogatório.
Mas uma autoridade do governo paquistanês negou que o país tenha concedido permissão para os EUA questionarem as mulheres, ressaltando que a equipe local de investigadores ainda tem que terminar os interrogatórios.

- É muito cedo para até pensar nisso.

Especialistas acreditam que as mulheres possam oferecer aos americanos informações sobre quando eles se mudaram para o complexo e um pouco sobre a rotina na casa.
No entanto, as forças americanas não devem alimentar grandes expectativas quanto a obter dados sobre as ações da Al Qaeda, uma vez que elas não participavam da organização nem tinham acesso a outros homens.
Paquistão está sob suspeita

Bin Laden foi morto no dia 1º de maio em uma ação altamente secreta na cidade de Abbottabad, norte do país. Isso causou embaraços para o Paquistão que negou durante anos que o homem mais procurado do mundo estivesse em seu território.

O governo está sob pressão para explicar como o líder da Al Qaeda foi encontrado na cidade com segurança reforçada em uma curta distância da principal academia militar do país. Além disso, enfrenta críticas internas pelo o que é visto como violação de soberania feita pela tropa de elite dos EUA.

A cooperação paquistanesa é fundamental para combater os militantes islâmicos e para trazer estabilidade para o Afeganistão e a administração dos EUA tem se esforçado para conter as consequências.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"