JORNAL CIDADE EM FOCO: Bin Laden tinha 'algum apoio' no Paquistão, garante Obama

notícias do Brasil e do Mundo

domingo, 8 de maio de 2011

Bin Laden tinha 'algum apoio' no Paquistão, garante Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que Osama bin Laden, morto há uma semana pelas Forças Armadas americanas, contou necessariamente com "alguma rede de apoio no Paquistão", onde estava escondido, mas admitiu desconhecer quem teria fornecido essa ajuda. "Não sabemos se podem ter sido algumas pessoas dentro ou fora do governo. Isso é algo que temos de investigar e que principalmente o governo paquistanês deve investigar", disse Obama em entrevista concedida neste fim de semana ao tradicional programa 60 Minutes, da emissora de TV CBS.

Osama Bin Laden no Afeganistão



O programa será transmitido na noite deste domingo, mas a CBS antecipou alguns trechos da entrevista. O presidente americano falou pela primeira vez sobre a possível relação do líder da Al Qaeda - que se encontrava em uma residência a cerca de 100 quilômetros de Islamabad - com membros do governo ou das Forças Armadas paquistanesas. "Os paquistaneses nos disseram que têm profundo interesse em saber que tipo de rede de apoio bin Laden teve. Mas essas questões não serão respondidas em três ou quatro dias. Levaremos um tempo para estudar o material obtido na casa."
Provas - Os Estados Unidos ainda precisam de provas de que o Paquistão sabia que Osama Bin Laden se escondia em seu território, mas Islamabad deveria ter investigado a "rede" que protegia o líder da Al Qaeda. A afirmação foi feita neste domingo pelo assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Tom Donilon, em entrevista à rede de televisão NBC. "Havia alguma rede de apoio em Abbottabad", disse ele, citando o local onde bin Laden foi encontrado. "Não vimos provas de que o governo soubesse disso, mas eles deveriam ter investigado", completou o assessor de Obama
O fato de bin Laden ter ficado tanto tempo escondido ali - pelo menos cinco anos, acreditam os EUA - levantam suspeitas sobre os serviços de inteligência do Paquistão. "Não vi evidências que nos digam que dirigentes políticos, militares ou membros da inteligência soubessem de bin Laden", disse Donilon, para quem a Al Qaeda ainda não foi derrotada, apesar da eliminação de seu chefe. "A essa altura, não se pode declarar que a Al Qaeda foi vencida. Ela continua sendo uma ameaça para os EUA. Mas marcamos um ponto realmente importante no que diz respeito à queda desta organização", afirmou.

fonte: http://www.vooz.com.br/noticias/bin-laden-tinha-algum-apoio-no-paquistao-garante-obama-62517.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"