JORNAL CIDADE EM FOCO: Dilma e Temer conversam para tentar pôr fim a mal-estar com PMDB

notícias do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dilma e Temer conversam para tentar pôr fim a mal-estar com PMDB

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff conversou por telefone com o vice-presidente Michel Temer, neste sábado, para acabar com o mal-estar criado depois que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, teve uma discussão ríspida com Temer nas negociação para votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados, afirmou uma fonte.

Segundo o relato de um assessor do Palácio do Planalto, que pediu anonimato, a conversa serviu para dirimir qualquer dúvida sobre a importância do PMDB para o governo.
Os dois também acertaram que o diálogo será retomado na segunda-feira pela manhã, na Base Aérea em Brasília, quando Dilma embarca para o Uruguai.
A conversa entre Temer e Palocci, no começo desta semana, foi classificada pela fonte como tensa e áspera. O ministro teria cobrado do vice-presidente uma postura favorável ao governo do PMDB na Câmara. A mídia chegou a relatar que em dado momento Palocci disse a Temer que os ministros peemedebistas seriam demitidos se o resultado da votação fosse desfavorável ao Palácio do Planalto. A fonte nega, no entanto, que tal ameaça tenha sido feita.
Desagradou ao governo uma emenda ao relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), articulada pelo PMDB, que na avaliação do governo anistia desmatadores.
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que a presidente considerava a proposta do PMDB "uma vergonha para o Brasil", em discurso na terça durante a votação na Casa.
A mudança no comportamento de Dilma em relação ao PMDB, buscando interlocução com o seu vice e presidente licenciado da legenda, acontece depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter se reunido com senadores petistas, com a presidente e com os líderes aliados do Senado em Brasília.
Nas reuniões com Lula, os senadores reclamaram da ausência de articulação política do governo e da falta de interlocução com Dilma.
Nesses encontros, Lula também pediu que a base defenda Palocci das acusações que vem sofrendo da oposição, que tenta criar uma CPI para investigar o aumento patrimonial do ministro e a atuação da sua empresa, a consultoria Projeto. Por isso também, Dilma está se reaproximando do Congresso e já marcou uma reunião com os peemedebistas na próxima semana.
(Por Jeferson Ribeiro)

 comentários
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"