JORNAL CIDADE EM FOCO: TRE de SP faz quinta retotalização das eleições 2010

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 4 de março de 2011

TRE de SP faz quinta retotalização das eleições 2010

Recontagem deu vaga a deputado estadual do PMDB e tirou político da coligação DEM-PSDB



O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) fez a quinta retotalização dos resultados das Eleições 2010 no Estado. Com isso, Itamar Borges (PMDB) vai preencher uma vaga na Assembleia Legislativa. Como cumprimento de decisões liminares [provisórias] do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a retotalização alterou os quocientes eleitorais e a distribuição das vagas para deputado estadual.
A liminar do STF validou os 68.622 votos ao candidato Uebe Rezeck (PMDB), o que deu mais uma vaga ao PMDB na Assembleia, que foi preenchida por Itamar Borges, até então primeiro suplente do partido. Com isso, o candidato Welson Gasparini (DEM-PSDB) passou à condição de não eleito, e assumiu a primeira suplência da coligação.
Na liminar, o ministro Gilmar Mendes garantiu a contabilização dos votos de Rezeck até o julgamento de um recurso que espera ser julgado pela Corte. A votação de Rezeck foi considerada nula na terceira retotalização feita pelo TRE-SP porque seu registro de candidatura foi negado pelo TSE em razão da Lei da Ficha Limpa. Atualmente ele é primeiro suplente do partido.
A liminar do TSE foi concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello e determinou a contabilização dos votos aos candidatos indeferidos com recurso do PP. Apesar de terem sido validadas as votações dos candidatos a deputado estadual e federal do partido, isso não alterou a lista de eleitos.
Com a nova totalização, o quociente eleitoral para o cargo de deputado federal passou de 313.062 para 313.893, e de deputado estadual, de 228.767 para 229.498. Como ainda existem recursos a serem julgados no TSE, poderá haver outra retotalização e nova alteração dos dados divulgados.

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"