Imagem do foguete Taurus na base de lançamento da Califórnia, nos EUA; projeto consumiu US$ 424 milhões
O foguete Taurus, cuja missão era levar o satélite Glory ao espaço para estudo dos raios solares e suas influências sobre o clima da Terra, caiu no oceano Pacífico nesta sexta-feira.
O lançamento da base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, começou por volta das 2h desta madrugada (horário local).
A falha ocorreu na capa protetora do foguete, que não se desprendeu aos três minutos após a partida, como estava previsto, segundo informações da Nasa (agência espacial americana).
Como consequência, o Taurus não alcançou a velocidade necessária para entrar em órbita.
A Nasa já passou pelo mesmo problema dois anos atás, quando tentou enviar um satélite que tinha também como missão a pesquisa climática, no caso, o aquecimento global. O foguete que carregava o módulo também se perdeu no oceano, perto das águas da Antártida.
Pelos planos da Nasa, o Glory ficaria em órbita durante três anos. O satélite forneceria dados sobre a interferência de partículas emitidas pelo Sol no clima terrestre e também faria o monitoramento da radiação solar.
O projeto, que demandou uma verba de US$ 424 milhões, também previa o estudo das partículas conhecidas como aerossóis, que refletem e captam raios solares. A maior parte das emissões ocorre naturalmente --vulcões, incêndios florestais e tempestades do deserto são algumas fontes--, mas pode ser originada pela queima de combustíveis fósseis.
A Nasa informou que uma equipe para investigar as causas do acidente foi formada.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/884334-lancamento-de-satelite-que-estudaria-clima-da-terra-fracassa.shtml