JORNAL CIDADE EM FOCO: Cairo - Referendo sobre Constituição no Egito é marcado para dia 19 e novo premier saúda 'mártires'

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 4 de março de 2011

Cairo - Referendo sobre Constituição no Egito é marcado para dia 19 e novo premier saúda 'mártires'

O governo militar que assumiu o poder no Egito após a renúncia do ex-ditador Hosni Mubarak anunciou nesta sexta-feira em sua página no Facebook que o prometido referendo sobre as mudanças constitucionais cobradas pela população será realizado no próximo dia 19. O novo primeiro-ministro do Egito, Essam Sharaf, disse nesta manhã diante de milhares de manifestantes na praça Tahir que buscaria cumprir as demandas do povo e saudou os "mártires" da revolução do país.
Ex-ministro de Transportes, Sharaf foi nomeado pelos dirigentes militares do Egito na quinta-feira para substituir Ahmed Shafiq, ex-oficial da Forças Aérea que fora nomeado por Mubarak antes de sua queda em 11 de fevereiro.
O novo premier disse à multidão que veio "para buscar legitimidade" do povo, e foi aplaudido e carregado nos ombros dos manifestantes, acompanhado pela polícia militar.
- Eu saúdo os mártires. Glória e respeito às famílias das vítimas e uma saudação especial a todos que participaram e se entregaram para essa revolução branca - disse Sharaf. - Estou aqui para buscar minha legitimidade com vocês. A legitimidade pertence a vocês.
Os manifestantes exigiram a renúncia de Shafiq e dos outros membros do governo que foram nomeados por Mubarak dias antes de ser derrubado por uma revolta popular de enorme proporção.
- Eu fui encarregado de uma missão importante e preciso de paciência, vontade e determinação - afirmou. - A missão que estou tentando realizar, com todo o meu coração, é cumprir seus objetivos - disse ele, acrescentando que no dia em que não conseguir concretizá-los, se unirá aos manifestantes na praça.
"Faça o juramento, faça o juramento, faça o juramento", gritava a multidão, pedindo que Sharaf assinasse o juramento para o cargo de primeiro-ministro diante deles. Mas o premier não atendeu ao pedido.

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"