JORNAL CIDADE EM FOCO: WASHINGTON - Paquistão prende informantes da CIA que participaram da operação Bin Laden

notícias do Brasil e do Mundo

quarta-feira, 15 de junho de 2011

WASHINGTON - Paquistão prende informantes da CIA que participaram da operação Bin Laden



A agência de espionagem do Paquistão prendeu cinco informantes paquistaneses que colaboraram com a CIA para chegar ao paradeiro de Osama bin Laden, segundo o jornal "New York Times". Entre os detidos estaria um oficial do Exército que anotou as placas de alguns dos veículos que entravam no complexo no qual residia o chefe da rede al-Qaeda na cidade paquistanesa de Abbottabad. O porta-voz do Exército paquistanês, major-general Athar Abbas, negou a prisão do militar. O governo do país não confirmou qualquer detenção.
Segundo o "New York Times", por enquanto se desconhece o estado e o paradeiro dos informantes da CIA que foram detidos no Paquistão. Também não se informou sua identidade nem quando as detenções foram realizadas.
As detenções representam um novo golpe às relações entre o país asiático e os EUA, que foram se degradando progressivamente desde a operação que a CIA realizou em 2 de maio para abater o líder da organização terrorista.
Algumas autoridades em Washington veem as prisões como um exemplo do descompasso entre as prioridades paquistanesas e americanas num momento em que eles deveriam ser aliados na luta contra a al-Qaeda.



A visão americana é de que, em vez de caçar a rede de apoio que permitiu a Osama bin Laden viver confortavelmente durante anos, as autoridades paquistanesas estão prendendo aqueles que contribuiram para o ataque que matou o homem mais procurado do mundo.
Num relatório fechado na semana passada, os membros do Comitê de Inteligência do Senado pediram ao vice-diretor da CIA, Michael J. Morell, para avaliar a taxa de cooperação do Paquistão com os Estados Unidos sobre as operações de combate ao terrorismo, em uma escala de 1 a 10.
- Três - respondeu Morell.

fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/06/15/nyt-paquistao-prende-informantes-da-cia-que-participaram-da-operacao-bin-laden-924689198.asp#ixzz1PNnZiZiN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"