JORNAL CIDADE EM FOCO: Terremoto de março, no Japão, separou falha geológica no Pacífico

notícias do Brasil e do Mundo

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Terremoto de março, no Japão, separou falha geológica no Pacífico


Fundo do mar se deslocou 27 metros, o que agravou o tsunami.

Conclusões são de análise publicada por revista científica.


 
Imagens mostram estacionamento de shopping center em Otsuchi, na província japonesa de Iwate, em 13 de março, dois dias depois do devastador terremoto seguido de tsunami que atingiu a região, e a mesma área, em 3 de junho (Foto: AP)

O terremoto de 9 graus que sacudiu o nordeste do Japão, em 11 de março, causou a separação de uma parte de uma falha geológica que se estende pelo leito do Pacífico. A informação aparece num artigo científico publicado esta quarta-feira.
O terremoto aconteceu num trecho da chamada Trincheira do Japão, onde a placa do Pacífico desliza por baixo da placa Okhotsk, sobre a qual fica o arquipélago japonês.
Dados fornecidos por uma rede de estações de GPS, espalhados pelo Japão e denominada GeoNet, ajudaram a revelar detalhes de onde o terremoto ocorreu e o que aconteceu.
Tsunami que seguiu terremoto aumentou os estragos no Japão (Foto: AFP Photo/Roslan Rahman)

O sistema GeoNet utiliza sensores de posicionamento para fazer um mapeamento milimétrico dos movimentos do solo. Nos 15 anos que antecederam o terremoto de 11 de março, o sistema demonstrou uma lenta escalada da tensão em Honshu, quando a poderosa placa do Pacífico comprimiu e puxou o flanco leste da ilha.




Evidências geológicas do passado distante sugerem que a Trincheira do Japão era propensa a sofrer com terremotos fortes, mais muito raros, geradores de tsunamis. Mas, com a possível exceção de um sismo em 869 d.C., não há evidências documentadas para sustentar esta suspeita. Sendo assim, o risco foi ignorado ou subestimado.
O estudo, publicado na revista científica "Nature", foi liderado por Shinzaburo Ozawa, da Autoridade de Informação Geoespacial do Japão, situada em Tsukuba.
fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/06/terremoto-de-marco-no-japao-separou-falha-geologica-no-pacifico.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"