JORNAL CIDADE EM FOCO: Centros de atendimento psicosocial atendem gratuitamente em Salvador

notícias do Brasil e do Mundo

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Centros de atendimento psicosocial atendem gratuitamente em Salvador

r

Em Salvador são 18 unidades com atendimento mensal de 300 pessoas.
No interior há atendimento em Feira de Santana e Vitória da Conquista.



As oficinas em grupo são apenas uma parte do tratamento de pacientes com transtornos mental.
No Centro de Atenção Psicossocial (Cap) do bairro da Boca do Rio em Salvador, eles têm aula de expressão corporal, ressocialização, artesanato e até de autoconhecimento. Em média 300 pessoas são atendidas por mês no Cap.
Atendimentos dos mais diferentes casos de transtorno mental, do mais leve ao mais auto grau da doença são realizados pelo Centro. “Casos de transtorno mental, esquizofrenia, depressão, melancolia a psicoses em geral. Muitas vezes nós atendemos a neuróticos que estão muito angustiados, com sofrimento psíquico grande”, explica a terapeuta Jussara Pinheiro.

O atendimento é gratuito para pessoas que têm mais de 18 anos, que além de oficinas passam por tratamento psiquiátrico e na área social. “Temos aqui os técnicos responsáveis, assistente social enfermeiros, psicólogos, educadores físicos que fazem parte do trabalho terapêutico disponibilizado para esses pacientes”, relata Lulia Serrão, coordenadora da Cap’s.
Quem faz tratamento no Cap’s tem acesso de graça aos medicamentos da rede básica de saúde mental, uma facilidade na vida dessas pessoas. “É bom ficar aqui mesmo porque eu faço tratamento intensivo e fico o dia todo aqui de segunda à sexta, não preciso me deslocar daqui pra pegar ônibus”, conta o paciente Carlos Santos.
Além do Cap’s da Boca do Rio, há outras 17 unidades em bairros diferentes da capital baiana, que atendem pessoas portadoras de transtorno mental. Pela rede estadual, há unidades de referência em Salvador. O Hospital das Clínicas, que fica no bairro do Canela, oferece atendimento ambulatorial e internação. Já o Juliano Moreira, em Narandiba, tem os mesmos serviços, além de emergência e encaminhamento. O Hospital Mario Leal, em Nazaré, oferece apenas emergência e encaminhamento. No interior do estado, há o Hospital Lopes Rodrigues, em Feira de Santana, e o Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista.


fonte:http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/06/centros-de-atendimento-psicosocial-atendem-gratuitamente-em-salvador.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"