JORNAL CIDADE EM FOCO: Preço de combustível deve voltar a subir na bomba e pressionar inflação, dizem economistas

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 14 de junho de 2011

Preço de combustível deve voltar a subir na bomba e pressionar inflação, dizem economistas


RIO - A elevação dos preços do álcool nas usinas, em plena safra, devem voltar a pressionar a inflação no segundo semestre, avaliam economistas. Reportagem de O Globo apontou que o preço do litro do álcool hidratado (combustível) registrou uma alta de 7,15% na última semana . Segundo relatório divulgado nesta terça-feira pela consultoria LCA, o alívio nos preços do álcool combustível detectado no IPCA (índice oficial de preços) em maio, quando o litro do álcool recuou 11,34%, foi temporário, e os preços devem voltar a subir na bomba.
Os motivos, afirmam economistas, são o aumento da demanda por carros flex fuel e a manutenção de preços internacionais do açúcar.
Para a LCA, a oferta do biocombustível não deve crescer no mesmo passo da oferta, que deve apresentar expansão em torno de 20%. A consultoria aposta que os preços do álcool acumulem, em 2011, uma alta de 11,3% enquanto os da gasolina terminem este ano subindo 8,60%.
As projeções desconsideram problemas sérios no mercado internacional que possam levar a uma disparada do preço do açúcar ou do petróleo.
Para Tiago Curado, da Tendências Consultoria, os preços internacionais do açúcar devem se manter altos e são um motor a mais de pressão. Ele considera que os brasileiros devem experimentar um repique ainda mais forte que o sentido em 2010, quando em outubro os preços do álcool na bomba subiram 7,41%. A consultoria prevê que o IPCA feche o ano em 6,6%, acima da meta estipulada pelo governo.
-O preço do açúcar se mantém elevado e com os carros flex houve um aumento muito grande da demanda, mas isso não foi acompanhado pelo crescimento da oferta. Os investimentos feitos no setor sucroalcooleiro foram muito baixos - afirma.
Os combustíveis têm sido os grandes vilões da inflação neste ano. Segundo dados divulgados do IBGE, a gasolina já subiu 12,62%, nos últimos 12 meses, e o álcool três vezes mais: 34,43%.

fonte:http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/06/14/preco-de-combustivel-deve-voltar-subir-na-bomba-pressionar-inflacao-dizem-economistas-924680141.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"