JORNAL CIDADE EM FOCO: MS - PF usa caminhão como delegacia em reserva indígena de Dourados

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 14 de junho de 2011

MS - PF usa caminhão como delegacia em reserva indígena de Dourados


Estratégia foi adotada para reduzir índices de violência nas aldeias.
Na Operação Tekoha, na última semana, três foram presos por tráfico.


A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (14) a estratégia de usar uma delegacia móvel na aldeia Jaguapiru, em Dourados, a maior do estado. A equipe usou um caminhão, que foi estacionado em frente da escola Tengatui, posto que deve ficar em funcionamento durante quatro meses.
“Agora a gente está mais tranquila. Estamos dormindo mais, porque a gente sabe que eles estão aí”, disse a indígena da etnia terena Terezinha Named.
Por dentro, o caminhão vai funcionar como uma espécie de delegacia. Foi montado um escritório com energia elétrica, ar condicionado e computadores. No local serão registrados os boletins de ocorrência e os índios serão ouvidos sem que seja necessário sair da aldeia.
A Polícia Civil também vai trabalhar no veículo. Na aldeia Bororó não haverá um ponto fixo. A segurança será feita com viaturas. Os horários das rondas são estabelecidos com base nas denúncias que chegam. O policiamento não está de plantão 24 horas.
“Eu não sei se teremos condições (de permanecer) 24 horas, mas alternaremos os horários das atividades de acordo com a demanda“, disse o delegado da Polícia Federal, Vinícius Binda.
A operação Tekoha começou na sexta-feira (10) quando os policiais entraram nas terras indígenas. Três pessoas foram presas apontadas pela polícia como chefes do tráfico de drogas na reserva. A ação, agora, é voltada à prevenção contra criminalidade.
A indígena da etnia guarani Mônica Aquino nasceu na aldeia Jaguapiru e, aos 56 anos, já presenciou muita violência. “Moro sozinha, sou viúva, não aguentava mais. A gurizada andava com facão, foice revólver e até invadiram minha casa”, disse a moradora da aldeia.
fone:http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/06/pf-usa-caminhao-como-delegacia-em-reserva-indigena-de-dourados-ms.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"