JORNAL CIDADE EM FOCO: Pela primeira vez, operários entram em reator de Fukushima

notícias do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pela primeira vez, operários entram em reator de Fukushima

Eles devem usar sistema de rodízio para evitar exposição excessiva à radiação

Na manhã desta quinta, sobreviventes do desastre fazem fila para receber mantimentos em Ishinomaki (Toshifumi Kitamura / AFP)

Trabalhadores da Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, entraram nesta quinta-feira no edifício do reator 1 da central. Foi a primeira vez que isso aconteceu depois que o tsunami de março inutilizou os sistemas de resfriamento da central e deu origem a uma crise nuclear. A Tepco informou que instalará um dispositivo de purificação do ar para absorver as partículas radioativas, o que, no momento, dificulta o resfriamento.

Usando máscaras, trajes protetores e pesados tanques de oxigênio, doze operários da Tepco têm a missão de conectar um sistema de ventilação instalado na unidade adjacente de turbinas. Segundo informou a rede de televisão japonesa NHK, os operários trabalharão em sistema de rodízio em grupos de três e cada um deles permanecerá apenas dez minutos dentro do edifício do reator para evitar uma exposição excessiva à radiação.

Expectativas - A Tepco espera que o purificador comece a funcionar ainda nesta quinta e que opere durante três dias seguidos, para diminuir o nível de radiação e fazer com que os operários possam trabalhar durante um prazo maior dentro do edifício do reator. A previsão é que, durante os trabalhos, os trabalhadores se exponham a uma radiação equivalente a três milisievert. Em 17 de abril, um robô detectou radioatividade de 49 milisievert por hora no local.

A legislação japonesa permite que os operários se exponham a até 250 milisievert anuais em situações de emergência em usinas nucleares. Até então ninguém entrara no edifício do reator 1 de Fukushima desde a explosão por combustão de hidrogênio de 12 de março, um dia depois do terremoto e do posterior tsunami que afetaram a central e deixaram 14.785 mortos e 10.271 desaparecidos no Japão.

(Com agência EFE)

fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/pela-primeira-vez-operarios-entram-em-reator-da-usina-de-fukushima



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"