Ipanguaçu tem 150 famílias desabrigadas pelas enchentes.
Treze comunidades estão isoladas no município
Do G1, em São Paulo
As chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (4) deixam 150 famílias desabrigadas em Ipanguaçu, cidade com 13,8 mil habitantes a 215 km de Natal. Ao todo, 13 comunidades estão isoladas.
De acordo com o tenente coronel Josenildo Acioli, coordenador-geral da Defesa Civil Estadual, a cidade está em situação de emergência em razão da inundação dos rios Açu e Pataxó, que deixou quatro bairros totalmente debaixo d’água.
Temporais também causam prejuízos em outros estados do Nordeste, desde o início desta semana. Em Pernambuco, mais de 3,5 mil famílias estão fora de casa, entre desalojadas e desabrigadas. Segundo a Defesa Civil Estadual, a estimativa é de que cerca de 17,5 mil pessoas estejam fora de casa no estado. Também há danos registrados em Alagoas, onde dez cidades registraram problemas. No estado, quase 4 mil pessoas estão desalojadas e mais de 700, desabrigadas.
Na cidade de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, ao menos 500 pessoas foram afetadas pelas enchentes. No domingo (1°), a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, visitou o local onde acompanhou o trabalho de remoção das famílias em áreas de risco para abrigos.
As inundações tiveram início na segunda-feira (25). As comunidades isoladas estão todas na zona rural (Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, Salinas, Deus nos Guie, Sacramentinho e Pau de Jucá).
A prefeitura da cidade iniciou o desassoreamento do Rio Pataxó e enviou equipes médicas às comunidades isoladas. Segundo a Defesa Civil, a cidade sofre com o transbordamento do rio desde 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário