MANILA - Um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas soterrou dezenas de casas feitas de lata em uma área de mineração em uma ilha do sul das Filipinas, matando pelo menos 27 e deixando dezenas de pessoas desaparecidas, informaram funcionários das forças de autoridades locais. O deslizamento de terra atingiu na madrugada a aldeia de Kingking, na ilha de Mindanao, soterrando as pessoas sob uma avalanche de lama, rochas e escombros, informou Liza Mazo, chefe da Agência Regional de Desastres.
Seis pessoas foram levadas ao hospital com ferimentos leves e equipes de resgate procuravam outras que podem ter sido soterradas perto de uma área de mineração ilegal no vale de Compostela.
Favelas se multiplicaram em torno Kingking depois de uma corrida do ouro na área há quase 20 anos. Muitas das operações de mineração são ilegais e não regulamentadas, e há freqüentes acidentes.
Dois anos atrás, um deslizamento de terra semelhante em outra parte da aldeia matou mais de 20 pessoas, incluindo algumas crianças. Os moradores receberam ordens de se deslocar devido à instabilidade do terreno e maiores riscos de deslizamentos.
O gabinete do governo listou minas de cobre e de ouro e as operações de mineração de ouro em Kingking como um de seus projetos de investimento prioritários. A área Kingking é considerada uma das maiores do mundo subdesenvolvido em depósitos de cobre-ouro.
fonte http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/04/22/deslizamento-de-terra-em-area-de-mineracao-mata-27-nas-filipinas-924300793.aspAté quando a ganância humana vai continuar matando, quanto vale uma vida ?
Porque uns com tanto e outros sem o mínimo necessário para sua sub-existencia ?
isto não é de ordem política? governamental? milhares de pessoas morrem em todo o mundo por falta de planejamento, de distribuição de renda e de Humanização de Governos ... até quando?
Nossas condolências aos familiares e a todos os familiares vítimas fatais por mal planejamento governamental, distribuição de área habitacional e aos que sofrem perdas irreparáveis, frente ao descaso com que são tratados por seus representantes públicos, (com todo respeito).
Nenhum comentário:
Postar um comentário