JORNAL CIDADE EM FOCO: Cereal matinal ajuda a controlar hipertensão masculina

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cereal matinal ajuda a controlar hipertensão masculina


Risco de desenvolver doença cai 20% entre aqueles que adotam dieta diária

Café da manhã: a ingestão de cereais integrais todos os dias ajuda o organismo a controlar os níveis da pressão arterial(Stockbyte/Thinkstock)
Comer o equivalente a uma vasilha de cereais todas as manhãs, especialmente os do tipo integral, pode diminuir em um quinto os riscos de hipertensão entre os homens. Os benefícios. contudo, não decorrem exclusivamente do fato de o alimento ser uma fonte rica em fibras. De acordo com pesquisadores da Northwestern Medicine, dos Estados Unidos, os ganhos residem na maneira pela qual os cereais são consumidos – com frutas, leite e sem adição de gordura saturada, sódio e açúcar em excesso.
"O cereal é algo fácil e gostoso de inserir na dieta. Além do mais, ele custa muito menos do que os medicamentos necessários para controlar a hipertensão", diz Jinesh Kochar, responsável pelo estudo. A adição de nozes, uva passa, frutas e leite oferece ao organismo quantidades de fibras e potássio importantes para o controle da pressão arterial.
Estudos anteriores já haviam apontado que as fibras, solúveis e insolúveis, têm um papel fundamental no controle da hipertensão. Além de ajudar a diminuir a absorção de gordura e a síntese do colesterol hepático, evitando o acúmulo de gordura nas artérias, conseguem aumentar a sensação de saciedade, limitando o consumo alimentar.
Pesquisa - Para chegar aos resultados, foram analisados dados de mais de 13.000 homens. Todos os participantes tinham pressão arterial normal e uma média de 52 anos quando o estudo teve início. Durante os 17 da pesquisa, no entanto, mais da metade deles desenvolveu hipertensão.
Nesse período, o grupo de homens que consumiam cereais uma vez por semana apresentou risco 7% menor de desenvolver a doença. Entre os que o faziam entre duas e seis vezes por semana, os riscos caíram 11%. Já entre os que adotaram os cereais como dieta diária, a queda foi de 19%.
Os pesquisadores agora querem realizar novos estudos para averiguar se, entre as mulheres, os efeitos são similares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"