JORNAL CIDADE EM FOCO AZ: Pessoa com baixa autoestima tende a ser mais preconceituosa

notícias do Brasil e do Mundo

DRTV - RADIO ON LINE AO VIVO

Para pedir sua musica no xat ao vivo acesse: DRTV - RADIO ONLINE - Direção e Apresentação: Dj Dirceu e Rosangela Matos - Jornalista MTB 54903/SP
Um oferecimento de Revista Champagne News
Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Pessoa com baixa autoestima tende a ser mais preconceituosa

Diminuir os outros nos deixa melhor quando estamos mal com nós mesmos, diz estudo
Do R7

Getty Images
Preconceito acompanha os que não estão bem consigo mesmos

Quando uma pessoa não está bem consigo mesma, tende a ser preconceituosa com pessoas que são diferentes. Um novo estudo revelado nesta quarta-feira (23) explicou como isso acontece. Segundo Jeffrey Sherman, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, um dos autores do estudo, “quando estamos mal com nós mesmos, diminuir os outros nos deixa melhor”.

Thomas Allen, coautor da pesquisa, e Sherman usaram o Teste de Associação Implícita (IAT, na sigla em inglês) – uma tarefa usada para avaliar reações automáticas a palavra e/ou imagens – para revelar o preconceito velado das pessoas.

Os voluntários tinham de olhar para a tela de um computador enquanto aparecia uma série de palavras positivas, negativas e imagens de rostos de pessoas brancas e negras.

Na primeira parte do teste, os participantes tinham que apertar a tecla “E” tanto para rostos de negros e palavras negativas e a tecla “I”, para rostos de pessoas brancas e palavras positivas. Na segunda tarefa, os grupos foram invertidos, e os voluntários tinham que fazer o contrário: associar palavras positivas aos rostos de negros e as negativas aos de brancos.

Os participantes que fizeram associações negativas com pessoas negras devem ter achado a segunda tarefa mais difícil. Isso acontece quando as pessoas estão se sentindo mal consigo mesmas. Até aí, todo mundo concorda. Os psicólogos não concordam é como esse mecanismo funciona.

Sherman diz que “as pessoas andam usando os mesmos dados para elaborar argumentos diferentes para os porquês".

- Existem duas possibilidades: nos sentirmos mal com nós mesmos ativa avaliações negativas dos outros ou nos torna menos propensos a eliminar esses preconceitos.

Na experiência, Sherman e Allen pediram aos voluntários para fazer um teste com 12 questões bastante difíceis que exigiam criatividade. Ninguém acertou mais de dois itens. Cerca de metade dos participantes recebeu os resultados do teste e soube que a média foi nove, para fazer com que eles se sentissem mal consigo mesmos.
 
fonte http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/pessoa-com-baixa-autoestima-tende-a-ser-mais-preconceituosa-20110224.html

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"