JORNAL CIDADE EM FOCO: Grupo investe na formação de jovens e crianças em profissionais de teatro

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Grupo investe na formação de jovens e crianças em profissionais de teatro

 

O grupo Ponto de Partida existe há 30 anos. Nesse tempo trabalhou com crianças e jovens e formou novos profissionais.

Conheça a história do grupo de teatro Ponto de Partida, que mudou a vida cultural de Barbacena, em Minas Gerais. O grupo começou há 30 anos. Nesse tempo trabalhou com crianças e jovens e formou novos profissionais.
“O Ponto de Partida é um movimento cultural que surgiu na década de 80 em Barbacena, criado e concebido por jovens adolescentes da cidade que não conformava com essa história de que Barbacena não acontecia nada”, diz a produtora Fátima Jorge.
“Quando a gente começou, nós éramos jovens e sonhadores, desbravadores, cheios de vida”, fala a atriz Ana Alice de Souza.
“Muita viagem, muitas montagens de espetáculo ao longo desses anos todos. São 30 anos, são 30 montagens. Então a gente já teve contato com muitos profissionais, muitos atores, que foi muito rico pra nossa formação”, explica a atriz Soraia Moraes.
“Na sede administrativa do Ponto de Partida que é onde acontece a produção executiva, a assessoria de imprensa trabalha no local, o jurídico, toda essa parte vital do grupo”, conta a atriz Julia Medeiros.
O grupo é formado por 21 profissionais. Além de atuar eles também assumem outras funções. “Trabalho com a produção gráfica, cuido do acervo”, fala a atriz Dani Costa.
“Então nós procuramos fazer a formação e assim quem é melhor pra dirigir atores hoje? Sérgio Brito? Então Sérgio Brito veio trabalhar com a gente. Fernanda Montenegro é importante na nossa formação? Então lutamos para trazer a Fernanda Montenegro”, fala Fátima.
"A gente vem com um elenco estável há muito tempo. Sai um, mas o núcleo fica. Mas agora nós estamos envelhecendo e como estamos envelhecendo resolvemos fazer uma casa de arte ofício pra pegar ator novo”, explica a atriz Lurdes Araújo.
A reciclagem do grupo foi há sete anos com a chegada de mais cinco integrantes. A formação aconteceu após um longo processo seletivo. O ator Renato Neves já sonhava com isso há tempos. “Assisti o espetáculo encantado com o grupo e falei assim: poxa, se algum dia eu tiver que ser ator, quero ser ator de um grupo como o Ponto de Partida”, conta.
As montagens assumem a linguagem do homem brasileiro. “A gente está conversando, batendo papo e ao fundo nos temos o cenário de um espetáculo que foi um grande marco na vida do ponto de partida que foi o Grande Sertão Veredas, da obra de Guimarães”, explica a produtora Fátima Jorge.

Veja, em vídeo, a entrevista com a diretora do Ponto de Partida, Regina Bertola.

fonte: http://g1.globo.com/acao/noticia/2011/02/grupo-investe-na-formacao-de-jovens-e-criancas-em-profissionais-de-teatro.html

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"