Entidade exige que Timão cumpra aviso prévio de 60 dias antes de se desligar
Leo Pinheiro, do Rio de Janeiro
Inconformados com o pedido de desfiliação do Corinthians do Clube dos 13, dirigentes da entidade decidiram escrever um novo capítulo da novela, que tem sua trama construída em torno da negociação dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-2014.Depois de o diretor executivo do grupo, Ataíde Gil Guerreiro, acusar o que chamou de complô dos presidentes de clubes dissidentes com a TV Globo, foi a vez do presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, partir para o ataque. Ele enviou uma nota oficial ao Corinthians avisando que o Timão está legalmente impedido de abandonar a associação pelos próximos 60 dias – já que o estatuto obriga os filiados a emitir aviso prévio de dois meses antes da desvinculação.
Ainda de acordo com o documento, o desligamento do time paulista só poderá se concretizar após o presidente Andrés Sanchez apresentar comprovantes por escrito de que a cisão foi aprovada pelo conselho deliberativo corintiano.
No comunicado, Koff aproveita para reafirmar que o Corinthians tem uma dívida com o Clube dos 13. No último parágrafo ele escreve que, mesmo que o Corinthians ratifique a posição de rompimento com o Clube dos 13, terá que quitar compromissos financeiros, “em especial aqueles relacionados aos empréstimos e garantias prestadas pela entidade”.
A íntegra do comunicado:
Ofício nº 035/11
São Paulo, 24 de fevereiro de 2011
Ao Sport Club Corinthians Paulista
Att. Presidente Andrés Navarro Sanchez
Rua São Jorge, nº 777, Parque São Jorge, São Paulo/SP, CEP 03087-000
Ref.: Confirmação de recebimento de aviso de desligamento
Senhor Presidente,
Por meio desta, acusamos oficialmente o recebimento da missiva datada de 23.02.2011 e encaminhada na mesma data, via fac-símile, à União dos Grandes Clubes Brasileiros, na qual V.S.a., após manifestar algumas proposições unilaterais, que não serão objeto de resposta nessa oportunidade, comunicou a intenção de o Sport Club Corinthians Paulista se desligar do Clube dos 13.
Diante da referida comunicação, cabe-nos alertar que o artigo 12 do vigente Estatuto desta entidade, prevê que a qualidade de associado cessará, dentre outras hipóteses: “através de um pedido devidamente formalizado, com notificação prévia de sessenta dias, desde que aprovado pelo Conselho Deliberativo do associado se assim estiver previsto no respectivo estatuto”.
Dessa forma, em respeito à manifestação firmada livremente pelo Sport Club Corinthians Paulista, na pessoa do seu Presidente, em 23.02.2011, informamos que o período de 60 (sessenta) dias será contado a partir desta data e se encerrará em 24.02.2011, data na qual o Corinthians poderá, se desejar, formalizar definitivamente seu desligamento do Clube dos 13, tudo conforme previsto no Estatuto vigente.
Com efeito, durante esses 60 (sessenta) dias, fica preservada a condição do Sport Club Corinthians Paulista como associado fundador do Clube dos 13, restando mantidas, por conseguinte, todas as suas obrigações, direitos e deveres decorrentes de tal condição.
Outrossim, caso deseje ratificar a cessação da sua condição de associado a partir de 24.02.2011, deverá apresentar cópia do vigente Estatuto do Sport Club Corinthians Paulista e, em caso de previsão estatutária, deverá, ainda, comprovar a aprovação do seu pedido de desligamento pelo seu Conselho Deliberativo, tudo na forma do referido artigo 12, letra “a” do Estatuto do Clube dos 13.
Por fim, em respeito ao art.13, § 2º do Estatuto do Clube dos 13, informamos que “a cessação da qualidade de associado não o exime do dever de quitar compromissos anteriormente assumidos”, em especial àqueles relacionados aos empréstimos e garantias prestadas por esta Associação em favor do Sport Club Corinthians Paulista.
Sem mais para o momento, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
Fábio André Koff
Presidente
fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/clube-dos-13-joga-duro-e-nega-pedido-de-desfiliacao-do-corinthians