JORNAL CIDADE EM FOCO: Por 266 votos contra 72, Câmara rejeita convocação de Palocc

notícias do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Por 266 votos contra 72, Câmara rejeita convocação de Palocc


O governo conseguiu derrubar no plenário da Câmara dois requerimentos para que o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, dê explicações sobre a notícia de que multiplicou seu patrimônio por 20 em um período de quatro anos. Na apreciação do primeiro pedido, apresentado pelo líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), o placar foi de 266 votos contrários, 72 a favor e 8 abstenções. Já a derrota do segundo pedido, feito pelo líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), veio em votação simbólica.
O caso foi parar no plenário após o líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), anunciar a abertura da sessão nesta manhã, impedindo assim que as comissões apreciassem individualmente pedidos de convocação do ministro.
Um requerimento seria votado pela Comissão de Fiscalização e Controle. A Comissão da Agricultura, presidida pelo DEM, também tentou abrir a sessão e votar a convocação de Palocci, mas foi impedida porque já tinha começado a Ordem no Dia no plenário. "O governo quer colocar uma mordaça na oposição", queixou-se ACM Neto. "Fez ato autoritário e cancelou todas as comissões. O governo quer esconder o Palocci", afirmou.
O deputado Pepe Vargas (PT-RS) criticou a intenção da oposição de tentar obstruir os trabalhos. Segundo ele, a convocação do ministro é descabida, uma vez que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República já se manifestou sobre o assunto. "O ministro Palocci não quer esconder nada. O aumento de patrimônio está colocado em sua declaração de renda", afirmou.
Tensão
As tensões em função dos requerimentos ficaram evidentes quando, no fim da manhã, a segurança da Casa contestou a colocação de cartazes com a inscrição "Blindagem de Palocci" nas comissões temáticas pelo líder do PPS, Rubens Bueno (PR). "A Polícia Legislativa não pode se tornar tropa de choque do governo. Não pode desrespeitar o direito de livre manifestação", protestou Bueno no plenário. Ele afirmou que pretende representar contra a Polícia Legislativa na Mesa da Câmara.
Já o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) criticou a explicação enviada ontem por Palocci a parlamentares. Diante da repercussão envolvendo sua evolução patrimonial e a atuação de uma empresa de sua consultoria, o ministro enviou e-mail a senadores citando nomes de ex-ministros e ex-presidentes do Banco Central para dizer que a passagem por um ministério é um elemento de valorização no mercado.
Entraram na lista figuras como Pedro Malan, Armínio Fraga e Henrique Meirelles. "Os nomes citados por ele estão em atividades privadas de forma pública, em escritórios definidos e de conhecimento público. Palocci tinha uma atividade secreta", disse o tucano.
Críticas
Enquanto o ex-governador José Serra e o senador Aécio Neves, principais nomes do PSDB, evitaram subir o tom contra Antonio Palocci, o ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, acusou um dos principais assessores da presidenta Dilma Rousseff de exercer "tráfico de influência" no governo. Em seu blog, Goldman admite que participar de atividades privadas durante o mandato parlamentar é "perfeitamente lícito", mas que Palocci "não é uma figura qualquer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"