JORNAL CIDADE EM FOCO: Jovem amputa a própria mão para implantar prótese biônica

notícias do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jovem amputa a própria mão para implantar prótese biônica


Milo (26) é nasceu na Sérvia, mas vive na Áustria desde a infância, ele ficou famoso depois de tomar uma decisão inédita, amputar a própria mão para colocar no lugar uma prótese biônica.
Sua escolha não foi por modismo, apesar de visualmente intacta a mão biológica de Milo estava completamente inerte. Há dez atrás ele teve um grave acidente de moto e seu ombro direito sofreu uma lesão no plexo braquial que deixou o braço sem movimento.
Depois de ser submetido a uma cirurgia em que foram colocados músculos e nervos retirados de uma de suas pernas, Milo recuperou a mobilidade do antebraço, mas não permaneceu paralisada.
Uma outra operação envolvendo o transplante de tecidos musculares e nervosos em seu antebraço também não conseguiu recuperar os movimentos da mão, mas fez aumentar o sinal elétrico passado de seu cérebro para seu antebraço, o que era o suficiente para movimentar uma mão biônica. Foi então que o jovem tomou a decisão da amputação voluntária.
A mão biônica está ligado ao sistema nervoso central com dois sensores colocados na pele do antebraço, fabricado pela empresa alemã de Próteses Otto Bock, ela pode comprimir-se e agarrar objetos em resposta a sinais do cérebro.
“A operação vai mudar minha vida, estou há 10 anos com esta mão inerte e nada melhor pode ser feito”.
Disse Milo antes da cirurgia no Hospital Geral de Viena.
A operação comanda pelo Dr. Oskar Aszmann (que fez a primeira desse tipo em 2010 no paciente da foto) gerou uma grande controvérsia entre os outros médicos que defendem que esforços devem ser focados sempre na recuperação dos membros físicos. Alheio a polêmica, Milo está feliz com sua decisão.
Eticamente incorreto ou funcionalmente bem sucedido?
fonte: rotinadigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"