JORNAL CIDADE EM FOCO: Ministros da União Européia farão reunião de emergência sobre E. coli

notícias do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ministros da União Européia farão reunião de emergência sobre E. coli

Agora, uma fazenda de brotos de feijão é apontada como origem da bactéria



Principais suspeitos: depois do alface, tomate e pepino, os brotos de feijão são os novos possíveis culpados pelo surto na Alemanha (Thinkstock)



O surto de uma cepa fatal da bactéria E. coli, que já matou 22 pessoas na Europa, será o tema de uma reunião de emergência dos ministros da Agricultura da União Europeia, marcada para esta terça-feira. Os ministros discutirão de que maneira o problema pode afetar os produtores de vegetais do continente. Agora, paira sobre uma fazenda de brotos de feijão em Uelzen, no norte da Alemanha, a suspeita de fonte do surto. O ministro da Saúde da Alemanha, Daniel Bahr, afirmou nesta segunda-feira que, embora haja indícios claros de que uma empresa de Uelzen é aparentemente uma fonte de infecção, é preciso esperar os resultados dos exames laboratoriais - e evitar as conclusões precipitadas.
 Segundo afirmações feitas no domingo pelo ministro da Agricultura da Baixa Saxônia, Gert Lindemann, os indícios de que os brotos de feijão sejam, de fato, o vilão do surto de E. coli, são tão fortes que o governo recomenda à população que evite o consumo do alimento. Por enquanto, não foi determinado como a bactéria E. coli contaminou as sementes, já que a bactéria não foi encontrada na fazenda. Autoridades afirmaram, no entanto, que vários restaurantes e lanchonetes onde houve casos de contaminação compraram brotos da empresa. Lindemann disse ainda que dois funcionários da empresa apresentaram casos graves de diarreia — e um dos casos foi provocado pela E. coli.
Além dos brotos de feijão, Lindemann pediu para a população alemã evitar brotos de rúcula, rabanete e alfafa. Sementes germinadas são bastante populares na Alemanha, consumidas principalmente em saladas e sanduíches.
Fazenda — O diretor administrativo da fazenda apontada como fonte da contaminação, Klaus Verbeck, disse não entender como as acusações e o processo de produção da fazenda podem se encaixar. "Não usamos fertilizantes na produção das sementes germinadas e tampouco há animais em nossa fazenda orgânica", afirmou. Verbeck, que se declara vegetariano, disse que as sementes germinadas crescem apenas com água, sem uso de fertilizantes animais, possíveis fontes de contaminação. A fazenda, que fica a 70 quil}ometros de Hamburgo, foi fechada e teve seus produtos recolhidos pelas autoridades sanitárias da Alemanha. 
Contaminação - O surto de E. coli contaminou pessoas em 12 países até agora e provocou estranhamento entre a Alemanha e a Espanha, apontada no início como origem das infecções. A Rússia proibiu a importação de vegetais da União Europeia.
As pessoas contaminadas estão morrendo em decorrência da síndrome hemolítica-urêmica (SHU), uma doença que provoca a falência dos rins, e por causa da E. coli enterro-hemorrágica, uma variante mais agressiva da bactéria, causadora de hemorragias no intestino. Nunca tantos casos de SHU foram registrados de uma só vez, segundo o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças. Em 1996, 11 pessoas morreram no Japão por causa de um surto ligado a brotos de rabanete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"