JORNAL CIDADE EM FOCO: Com dura missão pela frente, Ideli promete abrir os cofres

notícias do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Com dura missão pela frente, Ideli promete abrir os cofres

Ideli: cofres abertos para facilitar negociações com o Congresso (Wilson Dias/ABR)

Nova ministra de Relações Institucionais terá, na quarta, o desafio de garantir aprovação da MP da Copa no Senado. E promete liberar verba para emendas.



"Todos os partidos têm as suas disputas de espaço [...]. Não tem espaço para todos. Teremos de ter capacidade política para organizar a fila".
Idelia Salvatti, sobre a distribuição de cargos a aliados

A nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, assume a pasta nesta segunda-feira com uma série de desafios pela frente. Ela será responsável pela articulação política do governo com o Congresso e enfrenta, já nesta semana, a missão de conseguir, no Senado, a aprovação das novas regras de licitação propostas pelo Planalto, que visam a dar celeridade às obras da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. E Ideli já tem na manga uma maneira de negociar com os parlamentares: abrir os cofres do governo, liberando verbas a emendas e distribuindo cargos aos partidos da base.
O novo sistema, denominado Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), vai permitir ao Palácio do Planalto correr com as licitações, sem ter que seguir as restrições impostas pela legislação atual. Mas a oposição considera o projeto muito abrangente e defendem mudanças no texto para garantir limites e evitar "o caminho aberto para a corrupção".
O problema apontado por DEM e PSDB é que a proposta, que valia apenas para as obras em aeroportos, foi estendida para tudo aquilo que for considerado "necessário" para a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. As legendas prometem obstruir a votação, que ocorre na próxima quarta-feira.
Segundo a edição desta segunda-feira do jornal O Estado de S. Paulo, Ideli vai negociar com o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), pela aprovação da proposta. O deputado chegou a ser cotado para assumir o cargo que Ideli passará a ocupar oficialmente nesta segunda. Focada em sua missão, Ideli parece disposta a deixar para trás a postura de durona que assumiu quando senadora – e que lhe rendeu o apelido de “pit bull do governo”. Em entrevista ao jornal O Globo, a nova ministra contou que a primeira ligação que fez quando a presidente Dilma Rousseff oficializou seu nome para o cargo, na última sexta-feira, foi para o vice-presidente Michel Temer (PMDB).
“Esta minha primeira semana será de oficializar o pedido de ajuda e colaboração, de abrir portas, para termos trânsito e constituirmos uma interlocução mais próxima da base com o governo”, afirmou. “Todos os partidos têm as suas disputas de espaço. Alguns deixam isso mais público, outros menos. Vamos constituir com o PT uma forma de diálogo. Não tem espaço para todos. Teremos de ter capacidade política para organizar a fila”, continuou.
Ideli ainda se comprometeu a liberar a segunda etapa de emendas parlamentares, que soma 250 milhões de reais. “O ministro Luiz Sérgio [que a antecedeu no cargo] me disse que os limites para os ministérios já estão engatilhados, para a liberação das emendas dos parlamentares”, afirmou.
fone:http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/com-dura-missao-pela-frente-ideli-promete-abrir-os-cofres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"