União Metropolitana dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro
Paz nas Escolas e Políticas Públicas de Segurança Escolar no Estado do Rio de Janeiro e do Brasil
A TRAÉDIA de REALENGO não pode cair no ESQUECIMENTO!
Quais foram as medidas implementadas pelo Poder Públicos após a tragédia em REALENGO no Rio de Janeiro?
Tragédia de Realengo um Triste Capitulo na História da Educação do RJ e do Brasil!
A Violência Escolar é uma triste realidade que acontece diariamente em diversas Escolas Públicas e até Privadas seja em Cidades do Estado do Rio de Janeiro como
Niterói, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Campos, Macaé e tantas outras.
O lamentável e triste episódio que vitimou barbaramente dezenas de alunos inocentes entre 11 a 13 anos na Escola Municipal Tasso da Silveira foi mais um triste retrato da ausência de Políticas Públicas de Segurança Escolar, da falta de mecanismos que inibem a prática da violência entre alunos.
Nos da UMES RJ(União Metropolitana dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro) fazemos um apelo público a todos os Parlamentares, Gestores Públicos e ao conjunto da Sociedade Civil e da própria Mídia que o triste e lamentável episódio que aconteceu na Escola Municipal Tasso da Silveira na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro não caía no esquecimento. Pois o Bulling, agressões físicas e até casos de pedofilia já são tristes realidades no âmbito escolar.
Nós da UMES RJ propomos ao Poder Público e ao Parlamenta as seguintes proposições:
· Criação de Comissões Especiais na ALERJ, nas Câmaras de Vereadores e no Congresso Nacional(Camara dos Deputados e Senado Federal) de Comissões Especiais de Segurança nas Escolas e Prevenção da Violência no Ambiente Escolar.
· Elaboração de Projetos de Leis como a criação de Áreas de Segurança Escolar, Rondas Escolares com veículos especializados circulando no mínimo 5 e no máximo 10 escolas, maior integração entre as Direções das Escolas com as Autoridades de Segurança Pública( Policias Militares e Guardas Municipais) através de comunicação via rádio nextel e reuniões periódicas, instalação de câmaras de monitoramento interno e externo nas Escolas,criação de Núcleos Especializados de Psicologia Escolar nas Escolas...
· Realização de Audiências Públicas, Seminários e Debates Públicos para debater com o conjunto da Comunidade Escolar, a Sociedade Civil, Parlamentares e o Poder Públicos a questão da Violência Escolar nas Escolas e a construção coletiva de Políticas Públicas de Segurança Escolar.
Cordialmente,,
Flavia Quadros – Presidente da UMES RJ(União Metropolitana dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro.
e-mail: umes.rj@hotmail.com / Tel: 021 9655 4441 / 021 7461 2865
Redação:
Nós do Jornal Cidade em Foco assinamos embaixo.
É necessário tomar providências urgentes quanto ao tema e aproveitamos aqui para prestar nossas condolências à todos os parentes e amigos de nossos irmãozinhos brasileiros vitimados nesta imensurável tragédia.
Dra. Rosângela Matos
Diretora das Mídias do Jornal Cidade em Foco
Matriz São Paulo/Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário