JORNAL CIDADE EM FOCO: Criminoso de guerra mais procurado da Europa é preso

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Criminoso de guerra mais procurado da Europa é preso

Ex-general Ratko Mladic é acusado de genocídio no massacre de 8.000 muçulmanos


Elvis Barukcuc/26.05.2011/AFP
Mulheres bósnias muçulmanas, sobreviventes de atrocidades de Srebrenica, assistem as notícias sobre a detenção de Ratko Mladic. Os sobreviventes do massacre de Srebrenica, em 1995, disseram que se sentiram aliviados com a prisão

O ex-general sérvio Ratko Mladic, o criminoso de guerra mais procurado do conflito da antiga Iugoslávia, foi preso nesta quinta-feira (25) pela polícia sérvia, confirmou em Belgrado o presidente do país, Boris Tadic.
Mladic liderou maior atrocidade na Europa desde a 2ª Guerra
- Em nome da República da Sérvia, anuncio a detenção de Ratko Mladic. O processo de extradição está encaminhado.
Mladic foi preso sob o nome falso de Milorad Komadic em uma aldeia próxima à cidade de Zrenjanin, no norte da Sérvia. Ele foi comandante das forças servo-bósnias durante a Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1995.
O ex-general foi indiciado, em 1995, por genocídio no massacre de Srebrenica, que assassinou 8.000 homens muçulmanos, e pelo cerco de 43 meses a Sarajevo.
A prisão de Mladic ocorre poucos dias depois das críticas de Serge Brammertz, o procurador-geral do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), que acusou a Sérvia de não cooperar plenamente com a Corte.
A demora na prisão de Mladic atrapalha os esforços da Sérvia para ingressar na União Europeia, fato lembrado pelo presidente Tadic ao anunciar a detenção.
- Estou muito orgulhoso de nossas forças de segurança e quero felicitar-lhes. É muito bom para a Sérvia que este capítulo esteja fechado. Acho que todas as portas para nossa entrada na União Europeia estão abertas. A Sérvia cooperou com o Tribunal [Internacional] de Haia e as críticas recebidas [no passado sobre a falta de cooperação com a Corte] já não são válidas.
Tadic ressaltou ainda que a Sérvia continuará procurando Goran Hadzic, o último dos grandes criminosos de guerra sérvios foragidos da Justiça.
Em comunicado, TPII reconhece prisão
O procurador-geral do TPII, Serge Brammertz, reconheceu "o trabalho realizado" pelas autoridades sérvias para deter o ex-general Ratko Mladic.
- Agradecemos [às autoridades sérvias] o cumprimento de suas obrigações para o Tribunal e para a Justiça.
Brammertz destacou no comunicado os "esforços da comunidade internacional ao apoiar as medidas que asseguravam” a detenção de Mladic.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"