JORNAL CIDADE EM FOCO: Regra para clínica de fertilização fica mais rígida

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Regra para clínica de fertilização fica mais rígida

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem normas mais rígidas para o funcionamento e utilização de técnicas nas clínicas de fertilização assistida.

Agora, os bancos de células e tecidos germinativos (onde são armazenados óvulos, espermatozoides e embriões) terão de ampliar o número de informações fornecidas para a vigilância. Por exemplo, será preciso divulgar o número de óvulos captados e o total de embriões transferidos para pacientes.

A resolução é aprovada duas semanas depois de a revista Época divulgar denúncia do engenheiro Paulo Ferraz Bastos contra manipulação genética e uso sem controle de óvulos e espermatozoides na clínica de Roger Abdelmassih. Ex-colaborador da clínica, ele disse que não se surpreenderia se crianças lá geradas apresentassem DNA incompatível com o dos pais. Abdelmassih, cassado pelo Conselho Federal de Medicina, foi condenado por estupro cometido contra pacientes. Ele está foragido.

Atualização
A norma aprovada ontem atualiza uma regulamentação de 2006. O primeiro texto previa uma revisão a cada quatro anos para permitir a adequação da norma às novas técnicas. Além de informações mais precisas sobre armazenamento, a coleta de óvulos e espermatozoides terá de ser feita segundo padrões reconhecidos e num ambiente em condições sanitárias especiais. E a norma determina mudanças no termo de consentimento do casal. Mais detalhado, o documento tem de conter, por exemplo, a informação de que a receptora de óvulos está consciente de riscos de contrair doenças contagiosas. A resolução permaneceu sob consulta pública.

Lígia Formenti



Colaboração


Gumercindo Muni Advogados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"