JORNAL CIDADE EM FOCO: Notícias de Londres: David Cameron: parada Mladic envia 'alerta para Khadaffi "

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Notícias de Londres: David Cameron: parada Mladic envia 'alerta para Khadaffi "

Sérvio Ratko Mladic, comandante militar, que é acusado de ordenar o massacre genocida de 8.000 homens e rapazes muçulmanos bósnios, apareceu em tribunal após 16 anos foragido





O primeiro-ministro, David Cameron,disse que sua captura é "excelente notícia", alertando que ela deve servir de lição para a vida dos líbios ditadorMuammar Gaddafi .
Mladic, de 69 anos, foi arrastado por um juiz de ontem, na sequência de uma incursão de manhã cedo por forças de segurança sérvias na casa de um parente em uma vila 60 milhas a nordeste da capital Belgrado .
Ele marcou o primeiro passo no sentido de enfrentar o julgamento warlord emHaia por crimes de guerra internacionais.
Frágil e cansado, ele caminhou hesitante em uma porta de extradição audiência fechada em Belgrado, na noite passada, onde afirmou através de seu advogado que ele não iria responder à autoridade das Nações Unidas tribunal.
advogado Mladic, Milos Saljic, disse o juiz truncou a questionar porque o seu cliente "mau estado físico" deixou-o incapaz de se comunicar.
Ele disse: "Ele está consciente de que ele está preso, ele sabe onde ele está, e ele disse que não reconhece o tribunal de Haia", acrescentando que Mladic precisa de cuidados médicos e "não devem ser movidas em tal estado".
A audiência deverá retomar hoje, os relatórios dizem.
Depois de ouvir de prisão Mladic, Cameron partiu da cúpula do G8 na França, para dizer a jornalistas: "Essa é uma notícia excelente, pois temos que lembrar este homem é acusado de alguns crimes horríveis absolutamente.
"As pessoas devem reconhecer que é certo que o direito internacional tem um alcance muito longo e uma memória muito longa, e este deve enviar um sinal a todos os criminosos de guerra em todo lugar. No final, nós vamos pegar você."
Cameron acrescentou: "Ele é acusado de crimes de guerra mais terrível, tanto em termos do que aconteceu em Srebrenica , mas também em Sarajevo comprimento. Existe uma muito boa razão pela qual tempo o braço internacional da lei havia sido procura-lo por isso. "
Mladic foi comandante do exército sérvio da Bósnia durante a guerra de 1992-1995 e é acusado de ordenar o bombardeio de civis em Sarajevo e conduzindo pessoalmente o massacre de Srebrenica.
Ele foi indiciado por crimes de guerra, incluindo genocídio em 1995 e tornou-se fugitivo procurado é mais Europa na sequência da detenção de 2008 do líder sérvio-bósnioRadovan Karadzic , que está actualmente a aguardar julgamento perante o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Jugoslávia (TPIJ).
Mladic foi ontem à noite sob custódia, na Sérvia, aguardando a extradição para Haia, onde seu antigo líder Radovan Karadzic já está sob julgamento por crimes de guerra, um processo que deverá demorar uma semana.
Juiz Fouad Riad do tribunal da ONU disse que não havia provas contra Mladic de "selvageria inimaginável".
Sua prisão foi anunciada pelo presidente sérvio, Boris Tadic, poucas horas antes da chegada a Belgrado de União Europeia (UE), chefe de política externa Baronesa Ashtonpara discutir a sua aplicação país para a adesão à UE.
"Hoje fechamos um capítulo na nossa história recente que nos levará a um passo de uma plena reconciliação na região", disse Tadic.
A prisão foi "o resultado da plena cooperação da Sérvia com o tribunal de Haia", disse ele.
A UE deixou claro que entregar Mladic ao longo de enfrentar a justiça era uma condição da Sérvia progredindo para o estatuto de candidato oficial à adesão e Comissão Europeia (CE), presidente Jose Manuel Barroso, sugeriu que os últimos desenvolvimentos seria facilitar o caminho para uma eventual adesão.
"Esta é uma ótima notícia. Fiquei exatamente uma semana atrás, em Belgrado. Eu tinha uma extensa e profunda conversa sincera com o Presidente Tadic, e ele me prometeu que iria fazer de tudo para prender Mladic", disse Durão Barroso.
"Assim, se este for o caso, isso significa que ele está mantendo a sua palavra, então devemos confiar determinação da Sérvia também a aproximar-se da União Europeia."
Lady Ashton acrescentou: "Este é um passo importante para a Sérvia e para a justiça internacional.
"Plena cooperação com o TPIJ continua a ser essencial no caminho da Sérvia para a adesão à UE."
Ministro dos Negócios Estrangeiros, William Hague, felicitou as autoridades sérvias.
Ele disse: "Ratko Mladic é acusado de crimes terríveis cometidos na Bósnia-Herzegovina , e é certo que ele vai agora ser levados perante a justiça internacional.
"Nós agora esperamos a rápida transferência de Ratko Mladic para Haia a fim de que as acusações contra ele pode ser ouvido em um tribunal internacional de direito. Nossa solidariedade está com todos aqueles que perderam entes queridos durante os conflitos.
"Hoje deve marcar o início de um novo capítulo para os países do oeste dos Bálcãs ".
O coronel Bob Stewart, que comandou das Nações Unidas (ONU), as tropas na Bósnia, em 1992/93 e agora é um deputado conservador, disse à BBC que estava "muito, muito importante" que o julgamento comece rapidamente.
A comunidade internacional, antigo Alto Representante para a Bósnia-Herzegovina e da ex-líder liberal-democrata Senhor (Paddy) Ashdown disse: "Este é um grande momento para os Balcãs e para a justiça internacional Mladic foi um dos dois principais arquitetos dos horrores dos Balcãs, incluindo. os piores atos de genocídio no continente europeu durante os últimos 50 anos. "
Para Trabalho , sombra externa secretário Douglas Alexander , disse que era "um momento significativo para a justiça internacional".
Ele acrescentou: "O povo dos Balcãs Ocidentais merecem um futuro livre de conflito e nós devemos isso às vítimas de Sarajevo e Srebrenica para garantir Mladic enfrenta agora o acórdão do direito internacional."

Colaboração:

Contado do Jornal Cidade em Foco em Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"