Os Estados Unidos classificaram nesta quinta-feira o egípcio Ayman al-Zawahri como uma versão menos carismática e sem a mesma liderança de Osama bin Laden, mas prometeram para ele o mesmo destino de seu antecessor no comando da al-Qaeda.
Ayman al-Zawahri, até então número dois da organização, foi confirmado como o sucessor de Bin Laden, morto em uma operação americano no Paquistão em 1º de maio.
- Da mesma forma que fizemos com Bin Laden, o capturando e matando, faremos com Zawahiri - disse o almirante Mike Mullen, chefe do Estado Maior Conjunto americano.
Com uma recompensa de US$ 25 milhões por sua cabeça, o antigo número dois de Bin Laden vive escondido, provavelmente na fronteira entre Afeganistão e Paquistão. Segundo alguns especialistas, o fato de ter levado seis semanas após a morte de Bin Laden para o anúncio de seu nome como líder da rede pode ser um sinal de lutas internas pelo poder.
De temperamento difícil, Zawahiri teve problemas no passado com integrantes líbios e iemenitas. Sua designação poderia, agora, ampliar as divisões no grupo entre o contingente egípcio e outras nacionalidades.
fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/06/16/eua-dizem-que-novo-lider-da-al-qaeda-tera-mesmo-destino-de-bin-laden-924704104.asp#ixzz1PUQ1O7Ts
Nenhum comentário:
Postar um comentário