notícias do Brasil e do Mundo

DRTV - RADIO ON LINE AO VIVO

Para pedir sua musica no xat ao vivo acesse: DRTV - RADIO ONLINE - Direção e Apresentação: Dj Dirceu e Rosangela Matos - Jornalista MTB 54903/SP
Um oferecimento de Revista Champagne News
Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Paquistão - Parlamento condena ação que matou Bin Laden

Press Information Department/AFP

O primeiro-ministro do Paquistão, Yousuf Raza Gilani, discursa durante sessão parlamentar em Islamabad

O Parlamento do Paquistão condenou neste sábado (14) a operação americana que matou Osama bin Laden no início do mês e pediu uma revisão das relações do país com os Estados Unidos.

Os parlamentares paquistaneses também pediram uma investigação independente sobre a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda e aprovaram por unanimidade uma resolução pela proibição do trânsito de comboios da Otan (aliança militar do Ocidente) pelo país enquanto os Estados Unidos não interromperem seus ataques aéreos com aeronaves não tripuladas no território paquistanês.

A sessão do Parlamento que debateu a operação americana para matar Bin Laden foi realizada após o atentado duplo que matou ao menos 80 pessoas em um centro de treinamento paramilitar no noroeste do país, na manhã desta sexta-feira (13).

O movimento insurgente Taleban assumiu a autoria do ataque, que deixou também cerca de 120 pessoas feridas. Segundo o grupo, o atentado foi uma vingança pela morte de Bin Laden.

A operação americana do dia 2 de maio que matou o líder da Al Qaeda na casa em que ele se escondia, na cidade de Abbottabad, estremeceu as relações entre os governos dos Estados Unidos e do Paquistão.
Membros do Congresso americano vêm pedindo que o governo corte a ajuda anual de bilhões de dólares enviada ao Paquistão, sob o argumento de que Bin Laden não poderia estar vivendo no local sem a ajuda ou o conhecimento de autoridades paquistanesas.

O governo do Paquistão nega que soubesse do paradeiro de Bin Laden ou que o estivesse ajudando.

Soberania
Na sessão terminada neste sábado, após mais de dez horas de discussões, o Parlamento em Islamabad afirmou que a operação americana foi uma violação da soberania do Paquistão.

- O povo do Paquistão não vai mais tolerar tais ações e a repetição de medidas unilaterais que podem ter consequências diretas sobre a paz e a segurança da região e do mundo.

O texto da resolução também diz que deve haver uma investigação para "estabelecer a responsabilidade e recomendar as medidas necessárias para assegurar que tal incidente não se repita".

A resolução ainda classifica como "inaceitável" o uso pelos Estados Unidos de aeronaves não tripuladas para bombardear militantes extremistas perto da fronteira com o Afeganistão.

O texto diz que, se os ataques não forem interrompidos, o governo deveria considerar interromper o trânsito de suprimentos por seu território para as forças da Otan no Afeganistão.

Os Estados Unidos teriam feito mais de cem ataques aéreos com aeronaves não tripuladas somente no ano passado.


O governo paquistanês vinha dando aprovação tácita aos ataques aéreos americanos, apesar de os líderes do país sempre terem negado apoio às ações.
Nos últimos meses, altos funcionários dos serviços de segurança paquistaneses estariam pressionando pela limitação a operações do tipo, por conta da reação negativa do público por causa das vítimas civis dos ataques.

Durante a sessão do Parlamento terminada neste sábado, chefes do Exército paquistanês depuseram para explicar suas ações no episódio da morte de Bin Laden.

O general Ahmed Shujaa Pasha, chefe dos serviços de segurança do Paquistão, teria dito aos parlamentares que ofereceu sua renúncia após a operação, mas que ela foi negada pelo comandante do Exército.

fonte: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/parlamento-do-paquistao-condena-acao-que-matou-bin-laden-20110514.html?question=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"