Técnicos voltaram a trabalhar na usina na última semana
Um operário que trabalhava na central nuclear de Fukushima morreu depois de ter sofrido um desmaio quando transportava material destinado à descontaminação de água radioativa, informou a agência de notícias Jiji neste sábado."Confirmamos que o funcionário não havia sido contaminado pelas substâncias radioativas", declarou Shotaro Okawara, porta-voz da empresa operadora da central, a Tepco. O funcionário, de 60 anos, chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu, segundo o porta-voz.
Esta foi a primeira vez que morre um operário de Fukushima enquanto trabalhava, já que os outros dois empregados mortos foram vítimas do terremoto e do posterior tsunami que atingiram a usina nuclear em 11 de março.
Chá radioativo
Na quinta-feira, o Japão anunciou que foi detectado um índice de radioatividade superior ao normal nas plantações de chá próximas a Tóquio, ao mesmo tempo que prosseguem os vazamentos na central nuclear de Fukushima.
Análises detectaram 570 becquerels de césio por quilo em folhas de chá cultivadas em Minamiashigara, na prefeitura de Kanagawa, ao sudoeste da capital. A prefeitura suspendeu a venda de chá e solicitou a devolução de produtos expedidos, mas destacou que o nível de césio não é perigoso.
A central nuclear, que fica 220 quilômetros ao nordeste de Tóquio e a 280 quilômetros de Minamiashigara, foi muito afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março. Quatro dos seis reatores seguem emitindo níveis elevados de radiação na atmosfera.
fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?id=100000431565
Nenhum comentário:
Postar um comentário