JORNAL CIDADE EM FOCO: Facebook, Orkut, Twitter... ache um parente ''perdido''

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Facebook, Orkut, Twitter... ache um parente ''perdido''

Sites de relacionamento facilitam a vida de quem quer organizar a árvore genealógica; procura chega a render livros e documentários

Edison Veiga - O Estado de S.Paulo
Nunca foi tão fácil descobrir parentes ao redor do mundo. Na era das redes sociais da internet, você pode estar a um clique daquele familiar distante - ou mesmo de um próximo cujo contato tenha perdido. Facebook, Orkut, Twitter... Todas as ferramentas são úteis na hora de montar sua árvore genealógica. 
"Em geral, é mais fácil achar parentes se você tiver um sobrenome estranho", comenta a diretora de TV Maísa Zakzuk. "Porque sobrenome comum você logo acha 200 mil. Aí não adianta."
Em 2004, Maísa viu um relato de uma pessoa que, por meio do Google, começou a achar familiares ao redor do mundo. Achou superlegal e começou a pesquisar sobre o seu próprio Zakzuk. "Descobri que a família veio da Síria, parte para o Brasil e parte para a Colômbia. O grupo maior, de cerca de 500 pessoas, está na Colômbia. Aqui no Brasil somos apenas 25", explica. 
Essa pesquisa toda deu origem a um livro. Em 2007, Maísa lançou, pela editora Panda Books, A Árvore da Família, para crianças. Mas a busca dela pelos Zakzuks não parou por aí. "Então veio o Facebook e as coisas ficaram mais fáceis", conta. "Fui descobrindo primos e primas. Até uma professora de artes que mora no Canadá." Agora, ela quer visitar os Zakzuks colombianos. Se tudo der certo, a saga vai virar um documentário.
Leonardo Soares/AE-7/1/2011
Pesquisa. Maísa Zakzuk, com livro e foto do avô: 'É mais fácil se tiver sobrenome estranho'
A advogada Luciana Gerbovic Amiky também recorreu ao Facebook para descobrir os parentes da Croácia (veja depoimento ao lado). "A família é muito pequena. Toda vez que meu pai ia para lá, procurava pelo sobrenome na lista telefônica", recorda. "Anos depois, passou a trocar cartas com um Gerbovic." Agora, ansiosa, se prepara para conhecer a terra de seus antepassados - ainda não definiu data da viagem.
O músico Alfredo Zaine decidiu abrir uma comunidade dedicada à família. Foi em 2005, quando o Orkut vivia seu auge no Brasil. "Foi algo despretensioso. Mas, com o passar do tempo, percebi que começamos a juntar bastante gente." Hoje, a comunidade tem 65 membros, a maior parte do Estado de São Paulo. "A família Zaine veio para cá no fim do século 19. E se espalhou pelo Estado", conta o músico.
Ainda não ocorreu nenhum encontro oficial dos Zaines. Mas Alfredo deve muito em breve conhecer uma prima.
Sites de genealogia. Após descobrir os parentes perdidos, a dica é montar sua própria árvore genealógica. Alguns sites dão uma mãozinha: você coloca as informações e todos os familiares convidados podem editar seus perfis, adicionar novos parentes e outras facilidades. É a genealogia da era da internet.

ServiçoSITES EM QUE O INTERNAUTA PODE MONTAR SUA ÁRVORE GENEALÓGICA: WWW.FAMILIARIDADE.COM.BR, WWW.MYHERITAGE.COM.BR E WWW.GENI.COM

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110222/not_imp682705,0.php

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"