Habilidades e competências indispensáveis
As profissões estão mudando rapidamente. Algumas estão sendo extintas, outras, incorporadas e algumas são completamente novas, influenciadas pelas modernas tecnologias.
Neste blog Já mencionamos algumas vezes sobre a importância de desenvolvermos habilidades (o que sabemos fazer) e competências (grau de acerto na execução das mesmas) profissionais. Relacionamos algumas habilidades e competências que julgamos imprescindíveis a todos os profissionais, principalmente aos atendentes e vendedores:
√ Comunicação verbal, por escrito, sinais e símbolos. Pense alguns segundos sobre as suas atividades dos últimos dias e tente quantificar o percentual de horas em que fez uso da comunicação. Comunicar com clareza e objetividade é imprescindível para todo e qualquer profissional. Não basta apenas saber comunicar, é preciso dominar os meios de comunicação (reuniões, internet, televisão, rádio, jornal, etc.). A depender da sua profissão, você utilizará mais um meio de comunicação do que outro. Falar e escrever corretamente são vitais para o sucesso pessoal e profissional. Saiba que cada meio de comunicação tem as suas peculiaridades e você deverá conhecê-las, fazendo as adequações necessárias ao conteúdo e a forma das mensagens. A internet tem a sua forma específica, uma reunião através de videoconferência, uma entrevista em TV e em rádio e assim por diante.
√ Comunicação verbal, por escrito, sinais e símbolos. Pense alguns segundos sobre as suas atividades dos últimos dias e tente quantificar o percentual de horas em que fez uso da comunicação. Comunicar com clareza e objetividade é imprescindível para todo e qualquer profissional. Não basta apenas saber comunicar, é preciso dominar os meios de comunicação (reuniões, internet, televisão, rádio, jornal, etc.). A depender da sua profissão, você utilizará mais um meio de comunicação do que outro. Falar e escrever corretamente são vitais para o sucesso pessoal e profissional. Saiba que cada meio de comunicação tem as suas peculiaridades e você deverá conhecê-las, fazendo as adequações necessárias ao conteúdo e a forma das mensagens. A internet tem a sua forma específica, uma reunião através de videoconferência, uma entrevista em TV e em rádio e assim por diante.
√ Relacionamento interpessoal. Tudo que fizermos na vida, somente fará sentido ser for de utilidade para as pessoas. Sendo assim, saber relacionar com elas em muito contribuirá para que você seja o escolhido, entre tantos profissionais. Relacionar com pessoas exige observação, tolerância com as diferenças, humildade, saber falar e, principalmente, saber ouvir. Procure ampliar os seus relacionamentos com pessoas de diferentes perfis e cultive o hábito de ser tolerante com aqueles que pensam diferente de você.
√ Atendimento e vendas. Há muitos profissionais que são competentes e mesmo assim não conseguem sucesso em suas atividades. Entre os principais motivos, estão o mau atendimento, dificuldade de comunicação e falta de talento para vender os seus produtos e serviços. Para encantar um cliente, além da qualidade dos produtos e serviços que você vende, demonstre boa vontade para atender, saiba ouvir e fazer as perguntas adequadas. Conheça as peculiaridades do que você produz ou vende. Transforme as qualidades em benefícios para os seus consumidores. Transmita credibilidade, seja ético e forme a sua carteira de clientes, com nomes, telefones e e-mail para contatos. A melhor propaganda que existe é a indicação dos seus clientes satisfeitos.
√ Negociação. Quase tudo na vida envolve esta habilidade. Saber comprar e vender são imprescindíveis para a sua vida pessoal e profissional. Pratique sempre o estilo de negociação ganha x ganha, onde as partes envolvidas – comprador e vendedor – sempre ganham. Embora este estilo seja praticado por uma minoria, ele possibilita que os seus clientes sejam cativados e prefiram fazer negócios com você e não com os concorrentes. Há negociações mais simples e que não exigem muita preparação. Há negociações mais complexas e que exigem um bom planejamento. Em qualquer situação, pense sempre com a cabeça e as idéias do comprador. Ao elaborar o seu plano de negociação, antecipe as perguntas do seu cliente e proponha alternativas para as situações de discordâncias, que normalmente estão relacionadas com os preços e a forma de pagamento dos produtos e serviços.
Assim, não se prenda ao nome da sua profissão ou função que exerce ou pretende exercer. As mudanças continuarão acontecendo, de forma rápida e descontinua. Esteja preparado para estudar, estudar e estudar. Sempre!
fonte: http://www.portalibahia.com.br/blogs/empregos/?p=1335