JORNAL CIDADE EM FOCO: Comer chocolate e cair de um edifício ativam cérebro de forma semelhante, aponta estudo

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comer chocolate e cair de um edifício ativam cérebro de forma semelhante, aponta estudo

fonte da imagem: http://www.google.com.br/images?q=chocolate&hl=pt-br&rlz=1B3GGLL_pt-BRBR396BR396&prmd=ivns&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1024&bih=548
Comer chocolate ou cair de um edifício - ou apenas pensar em uma dessas opções - pode provocar a produção de dopamina, um neurotransmissor que acelera o coração e estimula o sistema nervoso central. Os cientistas observaram os neurônios de dopamina na área tegmental ventral do cérebro do rato, amplamente estudada por seu papel na motivação relacionada à "recompensa" ou à dependência química. Eles descobriram que, essencialmente, todas as células tinham alguma resposta a experiências boas ou ruins.
Curiosamente, a resposta neuronal durou tanto quanto o evento e o contexto permaneceram importantes. Os cientistas usaram um tom condicionado para correlacionar uma certa configuração com um evento bom ou mau e, depois, bastou o tom em que foi evocada a mesma resposta dos neurônios dopaminérgicos de ratos.
Segundo os pesquisadores, a descoberta de que a dopamina também é produzida durante eventos negativos é fundamental. Embora a interpretação dos resultados precise ser melhor estudada, eles ressaltam também que a genética pode afetar o número de células ativadas pelos acontecimentos ruins, que poderiam ajudar a explicar comportamentos inapropriados, tais como a dependência química ou outros hábitos de risco.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,centro-de-recompensa-do-cerebro-tambem-responde-por-mas-experiencias,683092,0.htm

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"