JORNAL CIDADE EM FOCO: Restauração de Brasília é destaque de revista do "WSJ"

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Restauração de Brasília é destaque de revista do "WSJ"


A restauração da “Brasília de Niemeyer” é tema de uma reportagem na revista do norte-americano “Wall Street Journal” publicada nesta quinta-feira.
“Hoje, com estimados 123 bilhões de barris de petróleo, o Brasil deve se tornar a quinta maior economia do mundo até 2016, quando sediará as Olimpíadas. Tido durante anos como o ‘tigre adormecido’, o B do Bric [grupo de países emergentes formado ainda por Rússia, Índia e China] está atualmente ajudando a tirar a economia mundial da recessão”, diz o artigo, que é elogioso ao governo de Dilma Rousseff.
Intitulada “Dreaming of Brasilia” (sonhando com Brasília, em tradução livre), a reportagem discorre sobre a construção da capital do País pelas mãos do arquiteto carioca Oscar Niemeyer, 103, percorrendo todo o caminho até os dias atuais.
Também são narrados os percalços enfrentados pela arquitetura e design originais dos projetos da capital federal, como o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto e a Catedral de Brasília, durante a ditadura militar.
“Foi um período negro para todos ligados à arte. [Os militares] não entendiam nada sobre design. Eles não perceberam o que tinham e desvalorizaram tudo”, conta o designer Sérgio Rodrigues. Na época, muitos dos móveis feitos com a madeira nobre jacarandá, desenhados por ele para a capital, foram doados e acabaram na mão de colecionadores de São Paulo, Rio e também do exterior.
A restauração começou em 2004 com um investimento de R$ 18,4 milhões destinados ao Palácio da Alvorada, que ficou pronto dois anos depois.
fonte: http://www.tvestilo.com.br/G1/restauracao-de-brasilia-e-destaque-de-revista-do-wsj/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"