JORNAL CIDADE EM FOCO: Turquia - Presidente Dilma em Instambul

notícias do Brasil e do Mundo

domingo, 9 de outubro de 2011

Turquia - Presidente Dilma em Instambul

Afp
Dilma e o presidente da Truquia, Abdullah Gul, divulgaram uma declaração conjunta que reitera alguns dos princípios da parceria entre os dois países

Após tour pela Europa, presidente volta para Brasília na noite deste sábado (8)


Sem compromissos oficiais, a presidente Dilma Rousseff passou o dia visitando alguns dos principais pontos turísticos da cidade turca de Istambul. A volta para Brasília está agendada para a noite deste sábado (8).



Istambul foi a última parada de Dilma no seu giro pela Europa desta semana, depois de passagens por Bruxelas, na Bélgica, Sófia, Veliko Tarnovo e Gabrovo, na Bulgária, e Ancara, na Turquia.
Originalmente, o Palácio do Planalto havia planejado que Dilma visitaria Istambul no sábado e em parte do domingo. No entanto, a volta foi antecipada, já que o único compromisso de Estado - um café da manhã com o premiê Recep Tayyip Erdogan - foi cancelado devido à morte da mãe do político.
Na noite de sexta-feira (7), ao chegar de Ancara, Dilma foi à casa de Erdogan para oferecer condolências ao premiê. Depois disso, a presidente e sua comitiva - formada por diversos assessores, pelos ministros Celso Amorim (Defesa), Antonio Patriota (Relações Exteriores), Helena Chagas (Comunicação Social) e pelo assessor especial Marco Aurélio Garcia - tiveram quase 24 horas de folga.
Na sexta, o grupo jantou em um restaurante. Na manhã deste sábado, Dilma e sua comitiva fizeram um passeio turístico pelo estreito do Bósforo. À tarde, a presidente passou a maior parte do tempo no bairro de Sultanahmet, que concentra as principais atrações turísticas de Istambul, como a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e o mercado Kapali Çarsi, conhecido por ser um dos maiores bazares cobertos do mundo.
Apesar da insistência dos jornalistas que seguiam a comitiva oficial, a presidente não quis fazer um balanço sobre o giro pelos três países, que tiveram agendas bastante distintas. Em Bruxelas, Dilma foi levar a posição brasileira sobre a crise europeia, que é contra as políticas fiscais rígidas e monetárias expansionistas.
Giro
Na Bulgária, o principal compromisso foi familiar, com uma visita à cidade dos seus antepassados, mas a presidente aproveitou a viagem para tentar incrementar os laços comerciais com o país, que hoje são inexpressivos.
Já na Turquia, o objetivo da viagem era aproximar ainda mais os dois países emergentes, que estão com relações em alta desde a mediação conjunta no ano passado do acordo sobre o programa nuclear do Irã.
Em Ancara, Dilma buscou o apoio da Turquia à posição brasileira na cúpula do G20, que ocorrerá em novembro em Cannes, na França, onde os líderes das maiores economias do mundo discutirão alternativas para a crise. Em discurso a empresários turcos, ela criticou a 'imobilidade política' dos líderes dos países ricos e pediu o fim de medidas que estão levando à guerra cambial.
O Brasil também declarou apoio à candidatura da Turquia à uma vaga não-permanente no Conselho de Segurança da ONU. Os governos de Brasil e Turquia assinaram um memorando sobre cooperação em educação e dois acordos sobre transferências de pessoas condenadas e auxílio jurídico em matéria penal entre os países.
O memorando busca facilitar a cooperação em pesquisa e estudos acadêmicos, com reconhecimento de diplomas e intercâmbios entre alunos e professores.
Dilma e o presidente Abdullah Gul também divulgaram uma declaração conjunta - que reitera alguns dos princípios da parceria estratégica lançada entre Brasil e Turquia em maio de 2010.
Também foi realizado um fórum empresarial para promover laços comerciais entre os dois países. A corrente comercial entre os dois países triplicou na última década, com um salto entre 2009 e 2010 de 60%. A expectativa das autoridades é que o comércio entre Brasil e Turquia chegue a US$ 2 bilhões neste ano, com superávit brasileiro.
Em novembro, empresários turcos da construção civil visitarão o Brasil em uma missão de negócios. A presidente Dilma disse que eles estão convidados a participar das obras de infra-estrutura para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
O Palácio do Planalto ainda não confirmou, mas espera-se que neste mês a presidente deve viajar à África do Sul, para participar da cúpula trilateral Ibas (Índia-Brasil-África do Sul). O encontro está marcado para os dias 18 e 19 de outubro, e existe a possibilidade de Dilma ainda visitar outros países da África no período.
fonte R7.com

Nota da Redação
Em particular minha nota... Turquia é um país que eu gostaria imensamente conhecer, fico feliz que nossa presidente esteja neste lugar lindo, de gente linda e encantadora.. um grande abraço carinhoso à todo povo de Istambul.. beijos
Dra. Rosângela Matos
Diretora de Mídias
Jornal Cidade em foco
Matriz São Paulo - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"